CPA – Comissão Própria de Avaliação

A CPA | Comissão Própria de Avaliação tem a finalidade de instruir e acompanhar processos avaliativos nas IES, que constituem importantes ferramentas para o planejamento educacional, em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão. Permite ainda, identificar áreas problemáticas ou que requerem melhorias.
Embora esteja inserida no contexto organizacional da instituição, deve compreender que não há engessamento de ações ou empecilhos à inovação.

O processo de avaliação é aplicado semestralmente nas instituições do Grupo Ânima Educação, como é o caso da São Judas – Campus Unimonte. Visa promover a integração das ações de avaliação, fortalecer a atuação das comissões e implantar processos permanentes de avanços institucionais.

Sobre a Avaliação Institucional

A autoavaliação institucional constitui um processo por meio do qual cursos e instituição analisam internamente o que são e o que desejam ser, o que de fato realizam, como se organizam, administram e agem, buscando sistematizar informações para analisa-las e interpreta-las com vistas à identificação de práticas exitosas, bem como a percepção de omissões e equívocos, a fim de evita-los no futuro.

Objetivos da Avaliação Institucional

> Mostrar a percepção discente e sua evolução;
>> Munir gestores de informações para ações estratégicas;
>> Detectar e atuar sobre problemas identificados;
>> Construir indicadores acadêmicos e de gestão que permitam a melhoria da qualidade da instituição

Etapas do Processo
  • Pesquisa do universo de discentes, docentes, coordenadores e corpo técnico administrativo.
  • Revisão dos formulários de avaliação a cada 2 anos.
  • Validação estatística dos instrumentos.
  • Apresentação e discussão dos resultados.
  • Elaboração dos Planos de Ação.
Grupos e Dimensões

> Corpo Docente e Disciplina;
>> Interdisciplinaridade;
>> Coordenação;
>> Infraestrutura;
>> Atendimento e Suporte;
>> Sistemas e Internet;
>> Satisfação com a Instituição;
>> Avaliação do Curso

Formação da CPA

1 Presidente: Agenor João Machado Filho
1 Representante do Corpo Docente: Débora Agráz Cutino Nogueira
1 Representante do Corpo Discente: Solange Lima da Silva Venchiarutte Domingues
1 Representante do Corpo Administrativo: Isabelle Schmitt
1 Representante da Sociedade Civil: Valdomiro Roman da Silva

Processo a partir de 2015

No 1º semestre do ano de 2015 o processo da Avaliação Institucional passou a ser realizado on-line, através de link disponível no SOL (Sistema On-line). Apesar do acesso ao sistema ser efetuado por meio de um login e senha, a pesquisa não armazena nenhum tipo de informação pessoal do aluno, continuando, portanto, anônima. Neste processo foi aplicada apenas a avaliação quanto ao corpo docente e, nos semestres seguintes, vão se alternando os grupos e dimensões, sendo que o corpo docente é avaliado em todos os semestres.

Resultado da Avaliação Institucional Semestral

Avaliação Institucional 2017 – 2º Semestre

Confira abaixo os principais pontos coletados na Avaliação Institucional realizada com o corpo discente em 2017 – 2º Semestre:

Resultados CPA:

Os resultados do ISD (Índice de Satisfação Discente, que é o percentual de notas 8, 9 e 10) obtido na Dimensão “Acadêmica”, na avaliação realizada nos semestres 2016-1 e 2016-2, estão indicados no Quadro a seguir:

Onde: * As avaliações dessas dimensões ocorrem em períodos alternados.

Os resultados de ISD (Índice de Satisfação Discente) obtidos na avaliação realizada para a Dimensão “Serviços” nos períodos de 2015 e 2016, estão indicados no quadro a seguir:

Evolução dos dados da Avaliação Qualitativa, que se refere à emissão de opinião livre pelos alunos sobre os vários aspectos da IES, ver quadro abaixo:

Planos de Ação:

São desenvolvidos Planos de Ação pelos setores responsáveis e divulgados aos representantes de turmas em reuniões mensais específicas e enviados aos alunos pelo setor de Comunicação.

Clique aqui e confira o Plano de Ações 2017

Relatórios Anuais

Confira os relatórios anuais das Avaliações Institucionais:

*Conteúdo atualizado em 03/04/2018 – 15h32.

Estude na São Judas – Campus Unimonte