As diretrizes que norteiam as atividades de extensão do Unimonte são as preconizadas pela Política Nacional de Extensão.

 

Transformar o conhecimento técnico em oportunidades para uma atuação prática que beneficie toda a comunidade. Por meio da Extensão Universitária, alunos e professores da Unimonte estão continuamente envolvidos em ações que visam ao atendimento de necessidades sociais emergentes, principalmente aquelas ligadas à educação, saúde, meio ambiente e qualidade de vida.

A Extensão orienta o desenvolvimento de relações entre a Instituição e setores sociais marcadas pelo diálogo e troca de saberes, na inter-relação com ensino e pesquisa. Busca a superação, com a combinação de especialização e visão holística, que é materializada pela interação de modelos, conceitos e metodologias oriundos de várias disciplinas e áreas do conhecimento, assim como pela construção de alianças intersetoriais, interorganizacionais e interprofissionais.

Paraciclo desenvolvido pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo

As atividades de Extensão têm contribuições decisivas na formação do estudante, seja pela ampliação do universo de referência que estão inseridos, seja pelo contato direto com as questões contemporâneas que possibilitam o enriquecimento da experiência discente em termos teóricos e metodológicos. As atividades devem contribuir para o processo de [re]construção da Nação, uma comunidade de destino, ou de [re] construção da polis, a comunidade política, imprimindo à Extensão um caráter essencialmente político.

A política de extensão da Unimonte se efetiva por meio de atividades inseridas em quatro programas:

 

Programa Saúde e Vida:

Visa desenvolver projetos que busquem a melhoria da qualidade de vida pela promoção dos cuidados com a saúde em seus mais diferentes aspectos.

Programa Educação e Sociedade:

Tem o propósito de promover atividades que contemplem a educação e a cultura como direitos universais, resgatando a cidadania por meio dos projetos, sejam de alfabetização, artes, comunicações ou discussões políticas e sociais. Trabalha também para incentivar atividades voltadas à promoção humana e a sustentabilidade social de comunidades que se encontram em situação de vulnerabilidade social, em trabalho integrado com todas as áreas da Instituição. A prioridade tem sido os moradores do bairro Vila Mathias, em Santos, mas outras áreas poderão ser atendidas, desde que haja alguma ocorrência e que seja previamente analisada pela coordenação de curso e de extensão.

Programa Meio Ambiente:

Tem o objetivo de trabalhar com atividades que estejam focadas na preocupação com a qualidade ambiental, a preservação e o controle dos recursos da natureza, voltado ao desenvolvimento da qualidade de vida das populações.

Programa Cidade e Tecnologia:

Busca desenvolver atividades que contemplem questões estruturais dos espaços, assim como o desenvolvimento urbano e tecnológico.

Curso de curta duração ministrada pelo chef Dário Costa, ex aluno da Unimonte e 3º colocado no Master Chef Profissional 2016

As ações propiciam a constituição de espaços formativos, de aprendizagem significativa para a comunidade acadêmica, onde têm oportunidade de debater, construir e consolidar conhecimentos em um movimento contínuo de trocas e aprendizagens mútuas, aperfeiçoando competências e habilidades interpessoais e específicas, por meio do contato com realidades as mais diversas, contribuindo para sua formação cidadã, acadêmica e profissional.

A Política de Extensão é gerida pela Coordenação de Extensão em parceria com os cursos, responsáveis pela proposição e condução, junto às comunidades, de linhas de extensão, programas, projetos, eventos, cursos e prestação de serviços em diferentes áreas do conhecimento.

A Unimonte desenvolve, em suas ações extensionistas, atividades de transferência à comunidade do conhecimento gerado e instalado na Instituição. Essas relações se caracterizam pela gratuidade, na maioria dos casos, ou pela oferta do serviço a baixo custo.

Inscreva-se

Encontre seu projeto

  • Varal de Calçada
  • Paraciclo
  • Castramóvel
  • Campanha de saúde bucal de cães
  • Câmera na rua
  • Uniarte
  • Santa Cruz dos Navegantes
  • O audiovisual e a formação da consciência
  • Programa Nota 7
  • Xeppa in Box
  • Baile dos Idosos
  • Educação em Saúde
  • Transformando a beleza
  • Semana do Consumidor
  • Projeto Imposto de Renda
  • Projeto Oficinas Maker
  • Cafeína
  • Dia Mundial da Água

Confira algumas fotos dos projetos:

Varal de Calçada

Castramóvel

Uniarte

Cafeína

Transformando a Beleza


A Unimonte tem o compromisso de entender as necessidades do mercado como fonte de melhoria do processo de formação de seu aluno, estimulando o aprendizado pela prática, promovendo o desenvolvimento social e a empregabilidade. Dessa forma, o Programa Cuidar do Entorno atua diretamente com a comunidade próxima à Unimonte, mais especificamente em uma área tradicional da cidade, formada por cortiços, e cujos moradores são vistos como pessoas em situação de vulnerabilidade social. As ações estão pautadas no desenvolvimento social, inclusão, capacitação e geração de renda.


Realizada desde 2013, a Campanha da Responsabilidade Social abraça nossa vocação como Instituição de Ensino, além de promover estreita ligação e indissociabilidade da tríade Ensino/Pesquisa/Extensão. Por meio deste projeto, docentes e discentes colocam saberes em circulação, aproximando a comunidade da universidade. Ao participar da Campanha da “Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular” promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a Unimonte realiza anualmente em suas instalações o Dia da Reponsabilidade Social cujo propósito é o de dar visibilidade às atividades nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas pelas IES. O selo “Instituição Socialmente Responsável” concedido perante o registro e confirmação das atividades perante a ABMES é a confirmação da conduta e o reconhecimento do compromisso adotado pelo Unimonte.

Em 2017, o evento foi realizado na Escola Municipal Andradas II, dentro da comunidade do BNH, no Bairro Aparecida, em Santos. Fizemos uma parceria com o Projeto Minha Comunidade, da ONG União de Amparo a Comunidade de Escolas Públicas, que já atua com atividades em escolas públicas.

Confira algumas fotos da edição do 2º semestre de 2017:


Neste espaço, os futuros licenciados poderão ampliar seus conhecimentos teórico-práticos a respeito do desenvolvimento infantil, reconhecendo a diversidade de jogos (simbólicos e de regras), suas características e contribuições para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e sócio-afetivo da criança. Em contato com as crianças de diferentes faixas etárias, recebidas neste espaço de ludicidade, poderão apurar suas técnicas de observação do brincar, do diálogo, da intervenção e interação com o universo infantil de uma forma mais sistematizada.

Também os professores dos cursos, no trabalho de supervisão das atividades desenvolvidas pelos alunos da graduação, encontram na Brinquedoteca uma possibilidade de aprimoramento de seu fazer cotidiano e de sua formação como docentes-pesquisadores, na medida em que se torna viável, por meio do trabalho ali desenvolvido, pensar práticas investigativas que favoreçam a produção de conhecimento no âmbito da ciência da Pedagogia, o que promove a necessária articulação entre ensino, pesquisa e extensão.


No Programa de Extensão Saúde e Vida, da linha Endemias e Epidemias, foi iniciado o Programa de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, com o objetivo de diminuir os focos de mosquitos no entorno da Unimonte, envolvendo todos os cursos. O programa é constituído de diversas fases e foi iniciado com a sensibilização dos alunos, apresentando os números e os prognósticos. A proposta é desenvolver ações de conscientização e engajamento da comunidade, de forma contínua e multiplicadora.


Proposto em 2011, sua primeira formação organizada passou a acontecer no final do mesmo ano. Conta com uma equipe de alunos/estagiários e alunos voluntários que queiram participar do projeto. A seleção é realizada por meio da análise de currículo e entrevista com a coordenação.

O objetivo é proporcionar aos alunos oportunidade de produzir trabalhos em todos os processos de produção, aumentando a experiência, a vivência prática, sob supervisão de professores e profissionais capacitados. Focalizado na sua principal característica de experimentação, o NEPAV busca desenvolver novas técnicas e criar projetos paralelos a proposta pedagógica do curso, que possam agregar à formação dos discentes.


Preocupados em preservar, valorizar e compartilhar as áreas artísticas, culturais, sociais e educacionais da Unimonte, o grupo de teatro foi criado pela possibilidade de extensão do território acadêmico, da sala de aula ampliada, e o seu diálogo direto com a região em que a IES está inserta.

O Grupo de Teatro Unimonte tem por objetivo envolver professores, funcionários e acadêmicos da Instituição em atividades de caráter artístico, cultural e comunitário, estimulando-os à integração social e oportunizando aos profissionais e acadêmicos a atuação como elementos transformadores da sociedade. O Grupo já fez intervenção no próprio pátio, apresentou-se no auditório e também fez uma participação no Festival de Cenas Teatrais de Santos, que acontece, tradicionalmente, na cidade há 21 anos, indo ao encontro da população como forma de integração com a sociedade.




O Dínamo – Dispositivo de Inovação e Aprendizado Unimonte – é um espaço amplo de aprendizado e prototipagem, que conta com laboratórios modernos e com espaços para a criação e elaboração de projetos em diferentes campos do conhecimento. O espaço conta também com a participação de startups apoiadas pelo Grupo Anima.

Desde o segundo semestre de 2017, o Dínamo abriu suas portas para a utilização gratuita de seus laboratórios maker, com destaque para o suporte de demandas para a idealização, modelagem e produção dos produtos a partir de impressão 3D.

Confira o vídeo de comemoração 1 de ano do Dínamo:

No Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) é desenvolvido o estágio supervisionado de prática jurídica, a partir do sétimo semestre do curso, e tem por escopo qualificar o aluno do curso de Direito para o exercício profissional, propiciando-lhe o aprendizado das práticas jurídicas e da ética profissional, por meio do Escritório Modelo que funciona como um escritório de advocacia, oferecendo atendimento jurídico e assistência judicial à população carente de Santos e região metropolitana, conforme a demanda.

Confira um dos casos resolvidos pelos alunos do NPJ:

O Centro Médico Veterinário da Unimonte realiza atendimentos para a comunidade acadêmica e para os moradores do entorno; a clínica é aberta à comunidade e atende de segunda a sábado. Conta com salas de aula de patologia, necropsia e é equipado com diversos equipamentos voltados para a simulação. No espaço são atendidos cães, gatos e outros animais.

Visite a página do Facebook do Unimonte Centro Médico Veterinário.


Estude na São Judas – Campus Unimonte