Sobre o curso

Engenharia de Petróleo na prática!

Com seus conhecimentos em engenharia, geofísica, geologia e equipamentos o Engenheiro de Petróleo trabalha na descoberta de jazidas de petróleo. É de sua responsabilidade desenvolver projetos que visem à exploração e a produção desses bens sem prejuízos ao meio ambiente nem desperdício de material. Além disso, cuida do transporte do petróleo e seus derivados, desde o local da exploração até a chegada à refinaria.

Estudar Engenharia do Petróleo no melhor centro universitário da Baixada Santista vai te proporcionar uma série de oportunidades incríveis, como o acesso ao MakerSpace e Espaço Dínamo, os laboratórios pioneiros de prototipação e mão na massa da região, com maquinário de ponta e estrutura sem igual, onde você poderá colocar em prática todas as suas ideias, e fazer os seus projetos saírem do papel.

Além de toda a nossa infraestrutura, que é a melhor e mais completa da região, você ainda terá acesso a um projeto acadêmico inovador, reconhecido pela imprensa local, e pelo Ministério da Educação, que te ajudará na formação profissional e pessoal, desenvolvendo habilidades e competências que vão além do ambiente empresarial. Mais do que se tornar um Engenheiro de Petróleo bem qualificado, você se aperfeiçoará como um cidadão ético, empático e antenado nas necessidades e tendências da sociedade no século XXI.

Não é à toa que no final de 2017 o MEC confirmou algo que já sabíamos: fomos reconhecidos como uma das melhores instituições de ensino do país, segundo os dados do último Índice Geral de Cursos, alcançando a nota 4 (de 5) na avaliação.

Seu lugar é aqui! #VemPraSãoJudas
Contato do coordenador: Rodrigo Zauberas | E-mail: rodrigo.zauberas@usjt.br
Nota do MEC: 4

Veja onde poderá trabalhar:

Terá conhecimento para atuar em petroleiros, refinarias, plataformas marítimas e em petroquímicas. Também pode atuar em consultorias ambientais e no setor de exportação e importação, fazendo pesquisas de preços de matérias-primas ou captando compradores.

O salário médio de um Engenheiro do Petróleo no Brasil é R$11.117,84.
Fonte: Catho, 2018

  • Nota 4 (de um total de 5) em avaliação do MEC;
  • Conta com diversos laboratórios específicos para a área;
  • Corpo docente com larga experiência profissional e atuante no mercado de trabalho;
  • Estudantes premiados em concursos do segmento;
  • Oferece o programa CAD, software específico que reflete o que existe de mais moderno na área de projetos de Engenharia;
  • 100% do corpo docente formado por Mestres e Doutores;
  • Em conformidade com os requisitos previstos no contrato de prestação de serviços educacionais, poderá ocorrer a transferência do curso escolhido pelo aluno de um turno para outro, em face de necessidades da Instituição, a qual lhe comunicará a mudança previamente.

Clique aqui e confira os espaços e laboratórios dos cursos.

  • Estágio obrigatório de 160 horas (carga mínima);
  • A exploração do pré-sal vai demandar 285 mil novos profissionais até 2016 – entre eles, engenheiros de petróleo;
  • Em conformidade com os requisitos previstos no contrato de prestação de serviços educacionais, poderá ocorrer a transferência do curso escolhido pelo aluno de um turno para outro, em face de necessidades da Instituição, a qual lhe comunicará a mudança previamente;
  • O curso pode contemplar disciplinas EaD (Ensino a Distância), conforme a portaria do MEC 4.059/2004.

Portaria MEC Nº 1.092 de 24/12/2015, DOU em 30/12/2015

Sugestão: para uma melhor visualização, clique aqui.

Clique aqui e confira a grade curricular do curso.

Conheça o infográfico do nosso Modelo de Ensino.