Unimonte

Você é

Perguntas Frequentes

Vestibular

Como faço minha inscrição no Vestibular?

As inscrições são feitas pelo site www.unimonte.br ou no CAA (Central de Atendimento ao Aluno, no campus Vila Mathias, de segunda a sexta, das 9 às 15 horas e das 16h30 às 21h30. Mais informações pelo telefone (13) 3228-2100.

Como recebo o comprovante de inscrição?

Você poderá imprimir o comprovante de inscrição por meio do site www.unimonte.br, em link específico do Vestibular.

Como faço o pagamento da taxa de inscrição?

Você deverá imprimir o boleto da taxa de inscrição por meio do site www.unimonte.br, em link específico do Vestibular, e efetuar o pagamento até a data de vencimento em qualquer agência bancária, casa lotérica ou por meio de Internet Banking. No último dia das inscrições, o pagamento também é recebido nas unidades acadêmicas da Unimonte.

Qual o local e horário da prova?

O local e horário da prova serão informados no comprovante definitivo de inscrição, que você receberá por e-mail. Ou poderá imprimi-lo por meio de link específico do Vestibular no site www.unimonte.br.

Quais os documentos necessários para a realização da prova?

Documento de identidade com foto e comprovante definitivo de inscrição.

Que material devo levar no dia da prova?

Caneta esferográfica (azul ou preta), lápis e borracha.

Quais as matérias/ disciplinas das provas?

Serão 50 questões de múltipla escolha, abrangendo conhecimentos gerais, história, geografia e ciências, baseadas  em interpretação textual e raciocínio valendo 2,0 pontos cada questão e totalizando 100 pontos (nota de 0 a 100) e, ainda, de Redação, valendo 100 pontos (nota de 0 a 100), sobre tema apresentado pela Instituição no  início da prova.

Posso mudar de curso?

Sim, dentro do período de inscrições.

Quais os livros (obras literárias) que caem no Vestibular?

No Vestibular Unimonte não são pedidos livros nas provas.

Posso usar a nota do Enem para o Vestibular?

Sim, você poderá fazer opção da nota do Enem em substituição à prova (Vestibular Tradicional).

Sou Adventista do 7º dia. Como participo do Vestibular?

Você poderá fazer sua inscrição para a Prova Agendada. Mais informações pelo (13) 3228-2100.

Como faço provas agendadas?

Você deverá fazer sua inscrição pelo site www.unimonte.br, em link específico do Vestibular, conforme publicação nos editais durante o período do processo seletivo, nas datas previamente divulgadas.

Como será divulgado o resultado do Vestibular?

O resultado do vestibular será divulgado no site www.unimonte.br.

Quais os documentos necessários para realização da matrícula?

Os candidatos classificados,  de  acordo  com  o  número  de  vagas  oferecidas, deverão  apresentar,  por  ocasião  da  matrícula,  os  seguintes documentos (originais e 1 (uma) fotocópia simples):
a)  Cédula de Identidade – R.G.;
b)  Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do responsável (para menores de 18 anos);
c)  Prova de quitação com o Serviço Militar, se maior de 18 anos;
d)  Certidão de Nascimento ou de estado civil;
e)  Certificado de Conclusão do ensino médio ou diploma de curso técnico;
f)  Histórico Escolar do ensino médio completo ou equivalente;
g)  Comprovante de Residência;
h)  Assinatura do Requerimento de Matrícula e do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, quando da maioridade civil (18 anos), ou por seu responsável, quando menor de idade;
i)  Prova de pagamento em favor da entidade AELIS, da primeira parcela da semestralidade escolar fixada para o curso.


O candidato menor de 18 anos deverá comparecer acompanhado de seu responsável legal (pai, mãe ou tutor), para a assinatura do contrato de que trata a letra ‘h”.  

No  caso  em  que  o matriculando  já  tenha  desistido  de  algum  curso  da Unimonte,  deverá,  no  ato  da matrícula,  apresentar  comprovante  de quitação correspondente ao período letivo de vínculo com a Instituição.  Mais informações 3228-2100 ou acesse o Edital do Vestibular pelo link www.unimonte.br/downloads/EditalVest2010_2.pdf.

Como é feito o pagamento da matrícula?

Você deverá imprimir o boleto por meio do site www.unimonte.br, por meio de link específico do Vestibular, e efetuar o pagamento na rede bancária.

Quais os planos de financiamentos que a Unimonte oferece?

A Unimonte oferece o Pravaler, o FIES e o Prouni. Mais informações pelo (13) 3228-2100 ramal 2160 ou pelo site http://www.unimonte.br/vida_academica/bolsas-e-financiamentos-48.

O valor da matrícula é devolvido, em caso de desistência?

A restituição é de 80% do valor da matrícula. A solicitação deverá ser feita no CAA (Central de Atendimento ao Aluno) em até 1 (um) dia antes do início das aulas. (em 30/07/2010).

CAA (Central de Atendimento ao Aluno)

O que faz o CAA (Central de Atendimento ao Aluno)?

É responsável pelo Atendimento ao Aluno, afim de esclarecer dúvidas acadêmicas, financeiras, financiamentos e solicitação de protocolos físicos.

Como acessar o Ambiente de Aprendizagem?

O acesso é feito através do site www.unimonte.br/sol.

Sou aluno gradista. Como faço para montar o meu horário?

Você deve solicitar através do SOL Aluno, no período de rematricula, o protocolo Matrícula-Dúvida, e aguardar o deferimento ou indeferimento que é feito pela Secretaria Acadêmica, referente a disponibilidade das disciplinas selecionadas.

Qual o procedimento para justificativa de faltas?

As faltas por questões de doenças são justificadas através de atestado medico, com no mínimo 15 dias, e é necessário que seja aberto, através do SOL Aluno, um protocolo de COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA LEI Nº 1.044/69 - CONDIÇÕES ESPECIAIS em até 03 dias após data do atestado.

Sou gestante. O que devo fazer para solicitar o afastamento e continuar com o aproveitamento acadêmico?

Você deverá solicitar através do SOL Aluno o protocolo "COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA LEI Nº. 6.202/75 - ALUNA GESTANTE" e anexar o atestado de afastamento de no mínimo 120 dias. Lembrando que esse protocolo é destinado somente para compensação de ausência. A aluna afastada realizará atividades domiciliares e será avaliada através das provas em segunda oportunidade no seu retorno à faculdade.

(Apenas para veteranos) Como posso trancar a minha matrícula?

O trancamento da matricula é realizado na Central de Atendimento ao Aluno (CAA) via requerimento físico e fica disponível somente após a conclusão de no mínimo um semestre, ou após a realização da rematrícula do semestre seguinte.

(Apenas para calouros) Como posso cancelar a minha matrícula?

Ao realizar esse procedimento você estará suspendendo o seu vínculo com a Instituição. A solicitação deve ser requerida na Central de Atendimento ao Aluno (CAA). O cancelamento da matrícula para os calouros é realizado presencialmente via requerimento físico e deverá ser solicitado até o final do semestre letivo, ou até 45 dias antes do término.

Quero me transferir de outra universidade. Como devo proceder?

Você deve acessar link www.unimonte.com.br/transferencia, realizar uma pré-inscrição, preenchendo o formulário com as informações solicitadas de acordo com o seu caso, se desejar solicitar a dispensa de disciplina,  compareça a Central de Atendimento ao Aluno (R. Comendador Martins, 52) com os seguintes documentos: plano de ensino e histórico da graduação (originais). Feito isso,  aguarde a análise do coordenador, com o prazo de sete a dez dias úteis. O acompanhamento do protocolo deve ser realizado através do mesmo link. Caso a análise seja deferida,  o próximo passo é comparecer a Central de Atendimento ao Aluno (CAA) para realizar assinatura do contrato.


Já fiz parte de um curso superior em outra Faculdade, como eu faço para eliminar matérias?

Se você estiver matriculado de forma regular em algum curso, seja calouro ou veterano, é necessário ter em mãos os seguintes documentos: plano de ensino e histórico da graduação anterior (originais).  Comparecer presencialmente na Central de Atendimento ao Aluno (CAA)  e solicitar através de requerimento físico a eliminação das disciplinas. A análise é realizada pelo do coordenador do curso.

Como eu faço para solicitar uma revisão de prova?

A revisão de prova deverá ser requerida via SOL Aluno, através do protocolo "Correção de Nota".

O que é o Enade? E qual seu objetivo?

É o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A prova avalia o rendimento dos concluíntes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. É obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O Enade é Obrigatório?

Sim. De acordo com a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, art. 5º, § 5º: o ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.

Como eu faço para participar da colação de grau?

A colação de grau exige o cumprimento do currículo pleno do curso, inclusive carga horária total de atividades complementares, estágio (caso seja obrigatório) e a documentação completa do aluno junto a secretaria. O participação é obrigatória para que o formando consiga solicitar o diploma.
Atenção: a Instituição está isenta de qualquer responsabilidade inerente aos contratos firmados entre comissões de formatura e firmas de eventos/ convites.
O aluno que estiver cursando o último ciclo e tiver a situação acadêmica regular deve acompanhar pelo site www.unimonte.br/colacao os próximos passos.
A Instituição oferece a solenidade oficial de Colação de Grau a todos os formandos, em cerimônia festiva, previamente agendada pelo setor Marcorp (Marketing, Comunicação e Relações Corporativas) da Unimonte. Os outros eventos de encerramento do curso (missa, baile, churrasco, coquetel etc.) são organizados pela comissão de formatura. Aproveite os primeiros anos do curso para formar a comissão organizadora.

Quero cursar uma graduação e já possuo diploma. Preciso prestar vestibular?

Não é necessário realizar o vestibular. Você deve acessar o link www.unimonte.br/novagraduacao realizar uma pré-inscrição, preenchendo o formulário com as informações solicitadas de acordo com o seu caso, e aguardar a análise do coordenador, com o prazo de sete a dez dias úteis. O acompanhamento do protocolo deve ser realizado através do mesmo link. Caso a análise seja deferida,  o próximo passo é comparecer a Central de Atendimento ao Aluno (CAA) para realizar assinatura do contrato.

Estou com a minha matrícula trancada e quero voltar a estudar. O que devo fazer?

Você deve acessar a página www.unimonte.com.br/retorno, realizar uma pré-inscrição, preenchendo o formulário com as informações solicitadas de acordo com o seu caso, e aguardar a análise do coordenador, com o prazo de sete a dez dias úteis. O acompanhamento do protocolo deve ser realizado através do mesmo link. Caso a análise seja deferida,  o próximo passo é comparecer a Central de Atendimento ao Aluno (CAA) para realizar assinatura do contrato.

Precisei me ausentar e não tranquei minha matrícula. O que fazer?

Você comparecer de imediato na Central de Atendimento ao Aluno (CAA), no Campus Vila Mathias (Rua Comendador Martins, 52). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h30, para realizar os procedimentos necessários.

Como acessar o meu email da Unimonte?

Entre em webmail.unimonte.edu.br e preencha no campo usuário o seu número de matrícula. Caso esse número tenha 5 dígitos, deverá ser adicionado um zero à esquerda. Em ambos os casos, a sua senha é a sua data de nascimento com 8 dígitos e sem barras (ddmmaaaa).

Biblioteca

Como consultar o acervo da Biblioteca?

No site do Unimonte, encontre no menu lateral chamado ‘Acesse Também’ o link ‘Biblioteca’. Ao entrar na página, poderá acessar pelo link do Sistema Pergamum no final do texto da biblioteca ou escolha no menu de apoio o item ‘Acervo On-line’ no canto direito.

Como saber a localização do livro na Biblioteca?

Para saber a localização e a disponibilidade de uma publicação, faça a consulta da obra desejada no link ‘Biblioteca’ encontrado no menu lateral chamado ‘Acesse Também’. Ao entrar na página, escolha no menu de apoio o item ‘Acervo On-line’. Em seguida clique em ‘Exemplares’ para verificar em qual biblioteca o livro está armazenado e se o mesmo está disponível.

Como obter cadastro e senha no sistema de empréstimo da Biblioteca?

O usuário deve dirigir-se ao balcão de empréstimos das Bibliotecas para o registro da senha numérica (4 a 6 dígitos), que é pessoal e intransferível, portando um documento com foto.

Como obter nova senha em caso de esquecimento?

O recadastramento da senha é feito somente nos balcões de atendimento das Bibliotecas mediante apresentação de documento de identificação com foto.

Quantos materiais posso retirar por empréstimo?

Alunos de Graduação: Permanência de 7 dias para materiais impressos e 2 dias para multimeios. Pode retirar até 6 materiais (sendo 3 livros, 2 revistas e 1 multimeio).
Alunos Pós-Graduação: Permanência de 7 dias para materiais impressos e 2 dias para multimeios. Pode retirar até 5 materiais (sendo 3 livros, 2 revistas ou 2 multimeios ou ainda 1 revista ou 1 multimeio).
Colaboradores: Permanência de 7 dias para materiais impressos e 2 dias para multimeios. Pode retirar até 5 materiais (sendo 3 livros, 2 revistas ou 2 multimeios ou ainda 1 revista ou 1 multimeio).
Professores: Permanência de 7 dias para materiais impressos e 2 dias para multimeios. Pode retirar até 11 materiais (sendo 4 livros, duas revistas ou dois multimeios ou ainda 1 revista ou 1 multimeio).
Ex-alunos: O material deve ser entregue no mesmo dia em que for retirado. Pode retirar 1 livro e 1 revista.

O livro deve pode ser devolvido em qualquer biblioteca da Unimonte.

Serei avisado do vencimento do prazo de empréstimo?

Sim. O Sistema envia automaticamente aos usuários com e-mail cadastrado, aviso de vencimento do prazo de empréstimo por meio de correio eletrônico, porém, lembramos que o não recebimento desse aviso, por falta de energia, problemas com provedor etc., não isenta os usuários das penalidades pelo atraso. Portanto, verifique sempre os prazos de vencimento dos livros em seu poder através da opção ‘Acesso Usuário’ na página de opções de consulta do sistema Pergamum.

Obs.: Caso não esteja recebendo o aviso, favor entrar em contato com a Biblioteca que atende ao seu curso.

Como renovar o empréstimo das publicações que estão em meu poder?

Pessoalmente: levando as obras no balcão de atendimento da Biblioteca em que as retirou, caso não tenham sido reservadas por outro usuário.

Pela Internet: Conforme abaixo:
- Acesse o link da Biblioteca, encontrado no menu lateral ‘Acesse Também’ do site da Unimonte;
- Escolha a opção ‘Acervo On-line’ no menu de apoio da página;
- Selecione o ícone ‘Acesso ao Usuário’;
- Digite seu código de matrícula e senha cadastrada na Biblioteca;
- No ícone ‘Renovação’, selecione a publicação que deseja renovar;
- Confirme a renovação e selecione a opção ‘Imprimir’ ou ‘Enviar o recibo de
renovação por e-mail’.

Importante:
- O material somente poderá ser renovado se não estiver em atraso e não possuir reserva;
- O material pode ser renovado até 2 (duas) vezes. Sendo necessário, após este limite, que o livro seja devolvido e permaneça disponível na Biblioteca por um período de 24 horas.

Posso renovar o empréstimo por telefone?

Não, pois é necessário no ato da renovação (pessoalmente ou pela Internet), que o usuário digite sua senha pessoal e intransferível, no sistema de empréstimo.

Posso cancelar uma reserva?

Sim. Para isso:
- Acesse o link da Biblioteca, encontrado no menu lateral ‘Acesse Também’ do site da Unimonte;
- Escolha a opção ‘Acervo On-line’ no menu de apoio da página;
- Selecione o ícone ‘Acesso ao Usuário’;
- Digite seu código de matrícula e senha cadastrada na Biblioteca;
- No ícone ‘Reservas’, selecione e cancele as reservas que desejar.

Caso não encontre uma publicação nas Bibliotecas da Unimonte, como devo proceder para emprestá-la de outra Instituição?

Após verificar com a Biblioteca de outra Instituição, a disponibilidade do material, e se é possível emprestá-lo, entrar em contato pessoalmente com os bibliotecários responsáveis da Unimonte e de posse dos dados completos da obra, solicitar que seja preenchido o formulário de Empréstimo entre Bibliotecas (EEB). Com este documento o usuário deverá retirar a obra na outra Instituição.

Como devo proceder ao devolver materiais que estão em atraso?

No ato da devolução, o usuário será informado sobre o valor da multa do material;

A multa poderá ser paga diretamente no balcão de atendimento. Caso o valor seja elevado (acima de R$ 40,00) o usuário deverá consultar o bibliotecário responsável e negociá-la com livros de interesse das bibliotecas.

Caso o usuário queira, no momento da devolução, renovar o material que está em seu poder (que não foi devolvido na data), ou levar outros, estará impedido. Após a devolução, a multa será gerada e o usuário ficará com status de “Afastado” no sistema.

Obs.: Não poderá renovar estes materiais pela Internet ou pessoalmente, até o pagamento da multa à Biblioteca.

É permitida a entrada com bolsas na Biblioteca?

Não. Bolsas, pastas (inclusive as transparentes e com elástico), fichários com zíper e sacolas deverão ser deixados nos armários guarda-volumes.  Nas bibliotecas que não possuírem armários, os pertences deverão ser deixados no balcão de atendimento.

Há penalidade pela não-devolução da chave do guarda-volumes?

Sim. A perda, não-devolução da chave ou retirar-se da biblioteca deixando o material nos armários implica multa de R$ 5,00 ao dia.

Obs.: O valor da multa é utilizado para a troca do miolo da fechadura e confecção de novas chaves, para segurança dos usuários.

Não sou aluno/professor do Unimonte, posso utilizar a Biblioteca?

A Biblioteca da Unimonte está aberta ao público em geral, exclusivamente para consulta e pesquisa ao acervo todos os dias, das 14 às 17 horas e aos sábados, das 9 às 14 horas.

Ex-alunos têm acesso às Bibliotecas? É possível fazer o empréstimo de publicações?

Qualquer pessoa pode acessar as Bibliotecas da Unimonte e consultar seus acervos in-loco.
Quanto ao empréstimo de livros os ex-alunos da Instituição poderão inscrever-se com direito ao empréstimo de suas publicações, porém com devolução na mesma data de registro do empréstimo.

Quem pode solicitar a verificação de fichas catalográficas?

Este serviço é oferecido apenas para alunos, professores e funcionários da Unimonte.

Como faço para solicitar a verificação da ficha catalográfica de meu trabalho acadêmico?

Encaminhar para o e-mail biblioteca.vilamathias@unimonte.br para possível correção. O prazo mínimo de resposta é de 48 horas.

Núcleo de Carreira

O que é o estágio?

O estágio é um instrumento que visa propiciar o aprimoramento dos alunos através da vivência prática em sua área.

O que é estágio curricular?

Estágios curriculares são os estágios obrigatórios, supervisionados, que constam das grades curriculares dos cursos de Bacharelado e Licenciatura e devem ser cumpridos pelos alunos durante o curso. Verifique na sua grade a existência ou não do estágio curricular obrigatório, assim como a carga horária que deverá ser cumprida. Veja quando iniciar seu estágio no link Tabela de Estágios Curriculares, existente na Área Restrita do Aluno.

Quantas horas de estágio curricular preciso cumprir?

Cada curso tem seu regulamento quanto às horas de estágio curricular. Procure seu coordenador para maiores informações.

Em que módulo devo iniciar o estágio curricular?

O início de estágio é diferente em cada curso. Procure seu coordenador para maiores informações. Não inicie estágio antes de saber se é permitido.

Se eu não fizer o estágio obrigatório posso colar grau?

O aluno que não realizar os estágios curriculares e não entregar os respectivos relatórios fica impossibilitado de colar grau, mesmo concluindo todas as disciplinas. Deverá efetuar nova matrícula até cumprir todas as horas de estágios obrigatórios.
Procure seu coordenador para maiores informações sobre o estágio curricular.

A atividade que exerço profissionalmente pode eliminar a necessidade do estágio curricular?

Procure a coordenação ou o setor de Núcleo de Carreira.

Sou sócio-proprietário de uma empresa, preciso cumprir o estágio curricular?

Procure a coordenação ou o setor de Núcleo de Carreira.

Se a atividade que exerço na empresa onde trabalho não puder ser considerada como estágio curricular, qual deverá ser o procedimento?

Neste caso você deverá solicitar à empresa onde trabalha uma oportunidade de estágio na área adequada.

Qual é o órgão ou a pessoa responsável pela intermediação entre aluno do Unimonte e a empresa/escola que vou estagiar?

O Núcleo de Carreira da Unimonte. Telefone: (13) 3228-2047 e e-mail carreira@unimonte.br.

Já estou fazendo estágio e já entreguei os documentos (Convênio e Termo de Compromisso de Estágio). Qual o próximo passo?

Entregar para o seu Coordenador o Relatório de Estágio Curricular (modelo disponível no link Downloads na Área Restrita do Aluno, no portal da Unimonte). Você poderá fazê-lo a partir do momento que concluir as horas necessárias, podendo dar continuidade ao estágio se assim lhe convier.

Quais empresas têm convênio de Estágio com a Unimonte?

Não é necessário que a empresa tenha convênio com a UNIMONTE, bastando que ela preencha o Termo de Cooperação e Compromisso de Estágio.

E o estágio extracurricular. O que é?

Além de ser um instrumento que propicia o aprimoramento dos alunos através da vivência prática em sua área, o estágio extracurricular contribui no acesso do aluno no mercado de trabalho.

O estágio extracurricular é obrigatório?

Não. Porém, ao fazer estágio suas chances de estar empregado ao fim do curso aumentam consideravelmente.

É necessário algum convênio ou contrato para que o estágio extracurricular seja válido? Quem faz este convênio?

Não. Através do Termo de Cooperação e Compromisso de Estágio, um documento que unifica o antigo Convênio e Termo de Compromisso,  a empresa ou escola estará firmando um acordo de cooperação para a realização do estágio dos nossos alunos. Este documento pode ser baixado na Área 'Downloads' do Ambiente de Aprendizagem (Acesso Restrito do Aluno) e deverá ser firmado em 3 vias: uma via ficará com a empresa, uma via ficará com o Núcleo de Carreira da Unimonte e a outra via com o aluno. O Núcleo de Carreira da Unimonte fica na Unidade Acadêmica Vila Mathias, Bloco Central, 3º andar - Sala de Coordenação.

O que é Termo de Compromisso de Estágio?

É um documento que estabelece a vigência do estágio, horários e atividades que serão desenvolvidas. Este documento deve ser firmado em 3 vias: uma via fica com a empresa, uma via fica com o Núcleo de Carreira da Unimonte e a outra via com o aluno. (Modelo disponível em downloads na Área Restrita do Aluno no portal).

Preciso fazer Relatório de Estágio Extracurricular?

Sim. O Modelo de Relatório SEMESTRAL está disponível na área 'Downloads' da Área Restrita do Aluno no portal e deverá ser entregue ao Núcleo de Carreira da Unimonte para arquivamento. Conforme  art. 9º da Lei nº 11.788/2008, é dever da concedente enviar à instituição de ensino, com periodicidade mínima de seis meses, relatório de atividades, com vista obrigatória ao estagiário.

Quando começar o estágio extracurricular?

Com exceção do Curso de Serviço Social, o estágio extracurricular poderá ser iniciado desde o 1º semestre, no entanto não poderá ser validado como curricular salvo aprovação do coordenador do seu curso.

Quais os formulários que devo preencher, qual é o prazo de entrega do relatório e para quem deve ser encaminhado?

Quais são os prazos e as etapas necessárias para que os alunos façam o estágio?

Situação 1 - FUNCIONÁRIO: procurar a coordenação ou o Núcleo de Carreira.

Situação 2 - ESTAGIÁRIO: Encaminhar em 3 vias e o Termo de Cooperação e Compromisso de Estágio, devidamente preenchidos, carimbados assinados para o Núcleo de Carreira da Unimonte. Com as 3 vias do contrato assinadas, o aluno precisará anexar ao relatório uma delas, que será a do Núcleo de Carreira da Unimonte, para depois entregar o relatório à coordenação.

Financeiro

Como é calculado o valor da semestralidade?

Alunos regulares: Alunos regulares são aqueles que cursam exatamente as disciplinas que estão em sua matriz curricular. O valor da semestralidade é o valor integral no semestre cobrado em 6 mensalidades iguais, sendo a primeira parcela refere-se a matrícula do curso para o semestre vigente.

Alunos por disciplina: Alunos por disciplina são aqueles que montam horário com as disciplinas selecionadas para cursar no semestre. O valor da semestralidade é calculado de acordo com as disciplinas selecionadas, sendo a primeira mensalidade (matrícula) e segunda mensalidade, cobrada no valor integral do curso e as demais (da 3ª a 6ª mensalidade) serão cobradas proporcionalmente de acordo com as disciplinas selecionadas. A partir da 3º mensalidade, além de ser cobrado proporcionalmente as disciplinas selecionadas, o sistema também efetua o recálculo, no qual verifica se os valores pagos na primeira mensalidade (matrícula) e segunda mensalidade foi maior ou menor do que as disciplinas selecionadas, sendo cobrado a diferença ou abatendo no valor das próximas mensalidades.

Qual é a data de vencimento das mensalidades?

O boleto bancário vence no 5º dia útil de cada mês.

É permitida a alteração da data de vencimento das mensalidades?

A Instituição não altera os vencimentos das mensalidades.

O boleto bancário da mensalidade não chegou, como devo fazer para retirar segunda via?

É de responsabilidade do aluno retirar o boleto para pagamento até a data do vencimento. Você pode visualizar e imprimir seu boleto através do site da Unimonte, com o seu login e senha no Acesso Restrito. Clique em Multiatendimento Virtual, Financeiro, Boletos. Lá estará disponível o boleto para pagamento. Ou poderá retirar no CAA (Central de Atendimento ao Aluno), no campus Vila Mathias, até três dias antes do desconto antecipação daquela mensalidade.
Caso o boleto esteja vencido a mais de 30 dias você terá que comparecer ao CAA para retirar uma segunda via atualizada.

O que devo fazer para alterar o endereço de entrega do boleto?

É de responsabilidade do aluno manter o seu endereço atualizado junto ao cadastro geral da instituição. Para a atualização, você terá que comparecer ao CAA (Central de Atendimento ao Aluno), no campus Vila Mathias, e solicitar a alteração.

Como fico sabendo quais os planos de bolsas e financiamentos que a Unimonte oferece?

Acesse o link ‘Manual de Bolsas e Financiamentos’, no menu Acesse Também. Para mais informações, compareça à Assessoria Financeira ao Aluno, no CAA (Central de Atendimento ao Aluno), localizado no Campus Vila Mathias.

Como posso saber o valor e as formas de pagamento de meu débito junto à faculdade?

Mais informações podem ser obtidas:
CAA (Central de Atendimento ao Aluno)
Local: Campus Vila Mathias
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas e das 16h30 às 21h30.

T (13) 3228 2100
Contato: www.unimonte.br/fale_conosco

Fiz negociação com cheque e o mesmo voltou. Como faço para resgatá-lo?

Verifique se o cheque já está na Assessoria Financeira ao Aluno, e, em caso positivo, poderá ser resgatado diretamente na faculdade mediante pagamento por meio de boleto bancário acrescidos dos juros pertinentes.



Think4

©UNIMONTE | Rua Comendador Martins, 52, Bairro Vila Mathias | CEP: 11015-530 Santos/SP | Telefone: (13) 3228-2100