Amplie seus horizontes com um intercâmbio

Fazer um intercâmbio é o sonho de muita gente, e se você se enquadra nesse perfil, conte com a nossa ajuda.

A Unimonte possui um completo programa de intercâmbio, realizado pelo International Office Ânima, e contempla diversas modalidades para você ampliar seus horizontes e oportunidades. Seja para realizar estudos avançados de língua estrangeira, ou para complementar sua jornada acadêmica em outro país, nós podemos te ajudar!

Veja o depoimento da Karen Azurza, nossa aluna de Pedagogia, que recebeu uma bolsa de estudos de um dos programas oferecidos em parceria com o Santander Universidades, e foi estudar em Portugal por um semestre:

E aí, ficou interessado?

Então confira as informações abaixo, e comece a planejar o seu futuro acadêmico no exterior!

O International Office Ânima tem como missão intensificar o processo de internacionalização do conhecimento através da elaboração, assinatura e manutenção de acordos de cooperação que preveem a mobilidade acadêmica, contribuindo para destacar as instituições de ensino do grupo Anima no cenário acadêmico mundial.

Nosso trabalho consiste em uma série de atividades direcionadas à comunidade Anima, que vão desde a orientação e suporte para a realização de mobilidade acadêmica, busca de informações sobre as opções e procedimentos necessários para estudar no exterior, a coordenação do trabalho de elaboração de acordos internacionais, até o recebimento de alunos de outras nacionalidades e instituições (mobilidade incoming), interessados em oportunidades de desenvolvimento acadêmico.

Nosso objetivo é constituir uma rede de relacionamento com outros países que envolva toda a comunidade acadêmica em prol da excelência, inovação e do desenvolvimento de competências interculturais, integrando experiência curricular e carreira.

> Intercâmbio Acadêmico

Essa modalidade tem como objetivo promover o intercâmbio com instituições internacionais e proporcionar uma formação acadêmica diferenciada aos alunos.

> Intercâmbio Regular

Não prevê a concessão de apoio financeiro, porém garante a isenção das taxas acadêmicas durante o período de mobilidade, tanto na instituição de origem quanto na instituição de destino. No entanto, o candidato precisará dispor de recursos próprios para se manter no exterior.

> Intercâmbio com Bolsa

Prevê a concessão de apoio financeiro ao aluno, através da bolsa de estudos.

> Estágio Internacional

Essa modalidade traz ao aluno a oportunidade de adquirir experiência profissional no exterior, durante um período da sua vida acadêmica.

> Módulo Internacional

Essa modalidade oferece programas de curta duração, em áreas específicas do conhecimento, no qual o aluno poderá estudar em uma instituição no exterior e obter o certificado internacional do módulo cursado.

> Visita Técnica (no Exterior)

Essa modalidade proporciona ao aluno a experiência de visitar e vivenciar na prática o funcionamento de instituições, e locais específicos, voltados a sua área de interesse.

> Curso de Idioma (no Exterior)

Essa modalidade visa auxiliar o aluno a obter uma proficiência linguística com certificação internacional, além de promover o seu desenvolvimento intercultural.

ATENÇÃO: Todos os programas são abertos periodicamente por meio de editais, onde são publicadas as regras do processo seletivo e a documentação que o aluno deve apresentar para sua candidatura.
Acompanhe esta página e nossas comunicações por e-mail e SMS para obter todas as informações!

Pensando em estudar no exterior? Então é fundamental que você aprenda o idioma do país de destino. O domínio da língua local se faz necessário para a adaptação e compreensão das informações, além da plena absorção de novos conhecimentos. Para isso, listamos abaixo alguns testes de comprovação linguística aceitos em diversos países.

 

> INGLÊS

CAMBRIDGE: FCE – First Certificate in English, CAE – Certificate in Advanced English, CPE – Certificate of Proficiency in English.
Prestigiado na Europa, o exame é realizado pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Oferecido nos níveis First (intermediário), Advanced (avançado) e Proficiency (fluente).
Onde fazer: Cultura Inglesa
Informações: www.cambridgeesol.org/exams e www.culturainglesasp.com.br

IELTS – International English Language Testing System
Reconhecido por universidades na Grã-Bretanha, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos. Foi desenvolvido pela Universidade de Cambridge e é gerenciado pelo Conselho Britânico e pelo IDP Education Austrália. Esse exame comprova a proficiência em inglês para fins acadêmicos. Inclui redação, interpretação de texto, compreensão auditiva e expressão oral.
Onde fazer: Conselho Britânico (Curitiba e Florianópolis)
Informações: www.britishcouncil.org/brazil e www.ielts.org

TOEFL – Test of English as a Foreign Language
Exigido para ingresso em mais de 4,4 mil escolas e universidades em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos. Também é usado por instituições de outros países, onde o inglês é o idioma acadêmico. Mede a capacidade de leitura, compreensão auditiva, redação e domínio da gramática da língua inglesa.

TOEFL iBT – Internet Based Test
O TOEFL iBT, administrado pela Internet, é oferecido mais de 50 vezes por ano em centros de teste autorizados em todo o mundo. Informações sobre datas e locais de aplicação: www.ets.org/toefl

GMAT – Graduate Management Admission Test
Teste necessário para quem quer fazer MBA nos Estados Unidos. Mede qualificação nas áreas de matemática, redação analítica e verbal. Pode ser aplicado por computador.
Informações: www.mba.com/global

GRE – Graduate Record Exam
Indicado para candidatos de programas de Mestrado, Doutorado e MBA. É amplamente aceito em instituições de graduação e escolas de negócios. Avalia o raciocínio verbal, a habilidade em resolver problemas e capacidade de articular ideias complexas de maneira clara e eficaz. Serve também como evidência de performance acadêmica suplementar aos documentos normalmente exigidos pelas universidades.
Onde fazer: Alumni e centros autorizados
Informações: www.alumni.org.br/certificacoes

 


> ITALIANO

CELI – Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana

CILS – Certificato di Italiano come Lingua Straniera
Os dois atestam a proficiência em italiano. O CELI é concedido pela Universidade para Estrangeiros de Perugia. O CILS, pela Universidade para Estrangeiros de Siena. Há seis níveis de conhecimento certificados pela CILS e cinco pelo CELI.
Onde fazer: Centros de Cultura Italiana
Informações: www.cvcl.it

 


> FRANCÊS

DELF – Diplome d’Études em Langue Française
Concedido pelo Ministério de Educação da França, atesta nível de conhecimento (oral e escrito) necessário em situação de viagem, estudos e trabalho. Reconhecido por estabelecimentos de ensino e por empresas, é útil para estudos na França e trabalho em empresas francesas. É composto por dois níveis: Delf 1 e Delf 2.

DALF – Diploma Approfondi de Langue Française
Concedido pelo Ministério de Educação da França, é o primeiro diploma de nível superior de francês para estrangeiros. Permite ingressar em curso superior na França ou nos países de língua francesa. Antes de fazer a prova, é necessário prestar um teste de admissão ou ter o DELF 2.
Onde fazer: Aliança Francesa
Informações: www.aliancafrancesabrasil.com.br/diplomas-e-certificados/delf-dalf

 


> ESPANHOL

DELE – Diploma de Español como Lengua Extranjera
O Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE) é um título oficial que comprova o grau de competência e domínio do idioma espanhol, outorgado pelo Instituto Cervantes, em nome do Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha. Este é reconhecido em diversas universidades e empresas no mundo, com validade indefinida, certificando a qualidade e o nível do conhecimento adquirido em espanhol para fins profissionais e/ou culturais.
Onde fazer: Centros autorizados
Informações: www.diplomas.cervantes.es

CELU – Certificado de Español Lengua y Uso
O CELU é a única certificação de proficiência reconhecido pelo Ministério da Educação e pelo Ministério das Relações Exteriores da Argentina.
Onde fazer: Universidade de São Paulo e centros autorizados
Informações: www.celu.edu.ar

 


> ALEMÃO

TESTDAF – Test Deutsch als Fremdsprache
O TestDaF é um exame para nível avançado de alemão. Ele engloba os níveis B2 a C1, na escala de seis níveis, e é reconhecido para o ingresso do estudante em todas as universidades alemãs. Não é necessário conhecimento específico das áreas de estudo.

GOETHE-ZERTIFIKAT
O Goethe Institut no Brasil aplica exames que comprovam o conhecimento do idioma alemão, chamados Goethe-Zertifikat. Existem várias avaliações para diferentes níveis de competência, do iniciante ao avançado. As exigências mudam de universidade para universidade.
Onde fazer: Instituto Goethe e centros autorizados
Informações: www.goethe.de/ins/br/pt/spr/prf.html

 

Módulo Internacional nos Estados Unidos
Área de Direito

Quando: 29 de abril a 05 de maio de 2018
No que consiste: Essa visita faz parte do projeto de internacionalização Anima, que consiste no desenvolvimento de programas voltados a troca de experiências internacionais.
A visita acontecerá de 29 de Abril a 05 de Maio de 2018, e será proporcionada aos alunos e professores do Curso de Direito, os quais terão a oportunidade de conhecer o sistema judicial penal americano. O foco da visita é “Justiça Criminal”. Na programação, estão previstas palestras e uma série de visitas técnicas, para que possam ser observados o sistema judicial americano, sua estrutura e dinâmica processual.
A Northeastern State University, fundada em 1846, é reconhecida nos Estados Unidos como uma das principais instituições na área de Justiça Criminal.
Inscrições: até 08 de fevereiro de 2018
Valor: USD$2.530 dólares (podendo ser parcelado em 6x no boleto bancário ou cartão de crédito)
Programação: confira o edital completo abaixo

> Veja o edital

> Baixe a ficha de inscrição

 


Visita Técnica para Docentes: Portugal
Inovação Pedagógica da Escola à Universidade

Quando: de 27 de outubro a 03 de novembro de 2018
No que consiste: Este programa visa discutir avanços e barreiras da inovação pedagógica, em uma perspectiva comparada entre Brasil e Portugal. Neste sentido, serão apresentados exemplos de como se dá a aprendizagem ativa ao longo da vida, desde a escola básica até o ensino superior. O objetivo geral é levar a um aprofundamento de saberes ligados ao desenvolvimento da profissionalidade do professor universitário, com inspiração em práticas pedagógicas inovadoras que ocorrem em todos os níveis de ensino. O programa, com 35 horas de duração, é destinado a professores e convidados da UniSociesc/Anima e acontecerá em Portugal, de 27 de outubro a 3 de novembro de 2018.
Inscrições: até 06 de abril de 2018
Valor: 1.970 euros (podendo ser parcelado em 10x)
Programação: confira o edital completo abaixo.

> Veja o Edital

> Baixe a ficha de inscrição

O International Office Ânima está aberto para receber alunos e colaboradores da Unimonte.

O atendimento deverá ser previamente agendado através do nosso e-mail de contato: international@unimonte.br.

Todos os e-mails são direcionados para a equipe de internacionalização Anima.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

 

Quer saber mais? Fale com a gente!
Estude na Unimonte!