Conheça o International Office

 

O International Office tem como missão intensificar o processo de internacionalização através da elaboração de programas internacionais, e interculturais, que proporcionam o desenvolvimento acadêmico da comunidade Unimonte. Esses programas possibilitam que os alunos desfrutem de experiências internacionais dentro da instituição de ensino e no exterior.

Nosso trabalho consiste em uma série de atividades, que vão desde a elaboração e manutenção de acordos internacionais, a orientação e suporte para a realização da mobilidade acadêmica, a criação de módulos internacionais, visitas técnicas e cursos de curta duração, até o recebimento de alunos de outras nacionalidades, interessados em oportunidades de desenvolvimento acadêmico. Através do IntercambioUlife, fortalecemos os projetos institucionais que promovem o aprimoramento da carreira do aluno de maneira internacional. Em breve, você também encontrará nossas oportunidades na plataforma Ulife.

Estamos constituindo uma rede de relacionamento com outros países, buscando envolver toda a comunidade acadêmica em prol da excelência, inovação e do desenvolvimento de competências interculturais, integrando experiência curricular e carreira.

E aí, ficou interessado?

Então confira as informações abaixo, e comece a planejar o seu futuro acadêmico no exterior!
> Intercâmbio Acadêmico

Essa modalidade tem como objetivo promover o intercâmbio com instituições internacionais e proporcionar uma formação acadêmica diferenciada aos alunos.

  • Intercâmbio Regular
    Não prevê a concessão de apoio financeiro, porém garante a isenção das taxas acadêmicas durante o período de mobilidade, tanto na instituição de origem quanto na instituição de destino. No entanto, o candidato precisará dispor de recursos próprios para se manter no exterior.
  • Intercâmbio com Bolsa
    Prevê a concessão de apoio financeiro ao aluno, através da bolsa de estudos.

 

> Estágio Internacional

Essa modalidade traz ao aluno a oportunidade de adquirir experiência profissional no exterior, durante um período da sua vida acadêmica.

> Módulo Internacional

Essa modalidade oferece programas de curta duração, em áreas específicas do conhecimento, no qual o aluno poderá estudar em uma instituição no exterior e obter o certificado internacional do módulo cursado.

> Visita Técnica (no Exterior)

Essa modalidade proporciona ao aluno a experiência de visitar e vivenciar na prática o funcionamento de instituições, e locais específicos, voltados a sua área de interesse.

> Curso de Idioma (no Exterior)

Essa modalidade visa auxiliar o aluno a obter uma proficiência linguística com certificação internacional, além de promover o seu desenvolvimento intercultural.

ATENÇÃO: Todos os programas são abertos periodicamente por meio de editais, onde são publicadas as regras do processo seletivo e a documentação que o aluno deve apresentar para sua candidatura.
Acompanhe esta página e nossas comunicações por e-mail e SMS para obter todas as informações!

 

Curso intensivo de Inglês na FIU Miami

Quando: 15 a 28 de julho de 2018
No que consiste: Uma oportunidade de aprender o idioma mais requisitado no mundo em uma das melhores instituições de ensino dos Estados Unidos. São 2 semanas de estudos intensivos, em um programa estruturado para garantir o máximo aprendizado. Serão 6 horas por dia, 5 dias por semana, totalizando 60 horas de duração.

No primeiro sábado do programa, haverá um tour pelo campus e instalações da Florida International University. Alguns seminários de desenvolvimento profissional também estarão disponíveis para os estudantes. Além, de um passeio turístico por Miami Highlights.

Todos os professores possuem o inglês como língua nativa, além de serem especializados na área com Mestrado em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira.

Inscrições: até 20 de abril de 2018
Valor: USD$3.000 dólares (podendo ser parcelado em 2x)

Programação: confira o edital completo abaixo

> Veja o edital

> Baixe a ficha de inscrição

 


Visita Técnica para Docentes: Portugal – Inovação Pedagógica da Escola à Universidade

Quando: de 27 de outubro a 03 de novembro de 2018
No que consiste: Este programa visa discutir avanços e barreiras da inovação pedagógica, em uma perspectiva comparada entre Brasil e Portugal. Neste sentido, serão apresentados exemplos de como se dá a aprendizagem ativa ao longo da vida, desde a escola básica até o ensino superior. O objetivo geral é levar a um aprofundamento de saberes ligados ao desenvolvimento da profissionalidade do professor universitário, com inspiração em práticas pedagógicas inovadoras que ocorrem em todos os níveis de ensino. O programa, com 35 horas de duração, é destinado a professores e convidados da UniSociesc/Anima e acontecerá em Portugal, de 27 de outubro a 3 de novembro de 2018.
Inscrições: até 06 de abril de 2018
Valor: 1.970 euros (podendo ser parcelado em 10x)
Programação: confira o edital completo abaixo.

> Veja o Edital

> Baixe a ficha de inscrição

Módulo Internacional nos Estados Unidos – Área de Direito

Quando: 29 de abril a 05 de maio de 2018
No que consiste: Essa visita faz parte do projeto de internacionalização Anima, que consiste no desenvolvimento de programas voltados a troca de experiências internacionais.
A visita acontecerá de 29 de Abril a 05 de Maio de 2018, e será proporcionada aos alunos e professores do Curso de Direito, os quais terão a oportunidade de conhecer o sistema judicial penal americano. O foco da visita é “Justiça Criminal”. Na programação, estão previstas palestras e uma série de visitas técnicas, para que possam ser observados o sistema judicial americano, sua estrutura e dinâmica processual.
A Northeastern State University, fundada em 1846, é reconhecida nos Estados Unidos como uma das principais instituições na área de Justiça Criminal.
Inscrições: até 08 de fevereiro de 2018
Valor: USD$2.530 dólares (podendo ser parcelado em 6x no boleto bancário ou cartão de crédito)
Programação: confira o edital completo abaixo

> Veja o edital

> Baixe a ficha de inscrição

 

Amplie seus horizontes com um intercâmbio

Fazer um intercâmbio é o sonho de muita gente, e se você se enquadra nesse perfil, conte com a nossa ajuda.

A Unimonte possui um completo programa de intercâmbio, através do IntercambioUlife, e contempla diversas modalidades para você ampliar seus horizontes e oportunidades. Seja para realizar estudos avançados de língua estrangeira, ou para complementar sua jornada acadêmica em outro país, nós podemos te ajudar!

Veja o depoimento da Karen Azurza, nossa aluna de Pedagogia, que recebeu uma bolsa de estudos e foi estudar em Portugal por um semestre:

• Como tiro dúvidas sobre as oportunidades internacionais?

Para obter informações sobre as oportunidades internacionais abertas no momento, siga os passos abaixo:

  • Acesse “Inscrições Abertas”;
    Leia o edital anexo em cada programa;
    Leia este “Perguntas Frequentes” cuidadosamente;
    Envie um e-mail para international@unimonte.br

 


INTERCÂMBIO ACADÊMICO

• O que é intercâmbio acadêmico?

O intercâmbio ou mobilidade acadêmica corresponde a estadia de um ou dois semestres em uma Universidade estrangeira conveniada.

 

• Como faço para participar de um programa de intercâmbio?

Para participar, é necessário ficar atento aos editais abertos para cada programa. Em cada edital, você encontrará a descrição de como funciona todo o processo de inscrição e seleção.

É muito importante planejar com antecedência para garantir que o trâmite de candidatura seja realizado com eficiência.

 


INSCRIÇÃO

• Como posso me inscrever?

Os convênios firmados entre as instituições têm um número de vagas de intercâmbio negociadas e gerenciadas pelo International Office. Os alunos interessados deverão aguardar a abertura do processo seletivo correspondente, cujos editais são divulgados na página “Inscrições Abertas”.

É muito importante que o aluno fique atento aos editais!

 

• Como enviar a documentação necessária?

A documentação poderá ser enviada em formato eletrônico para international@unimonte.br. As informações sobre a entrega de documentos durante a inscrição, seleção e confirmação do intercâmbio estarão descritas no edital.

É extremamente importante que o cronograma do edital seja respeitado.

 

• Como faço para desistir de uma chamada?

Encaminhar e-mail para o International Office informando o motivo da desistência.

Importante: Você não poderá desistir caso tenha assinado o Termo de Compromisso com a Universidade no exterior e/ou agência que concede a bolsa de estudos.

 

• Não fui aceito no edital do programa. Na próxima chamada preciso me inscrever novamente ou já estou na base de dados do International Office?

Sim, você precisa se inscrever novamente.

 

• Devo encaminhar comprovantes de Iniciação Científica, Prêmios, etc?

Sim. Anexe estes documentos, em um único arquivo, e encaminhe para o International Office juntamente com a documentação para sua inscrição.

 

• Posso me inscrever em mais de uma chamada?

Sim, você pode se inscrever em quantas chamadas desejar, mas será homologado em apenas uma delas. Uma vez selecionado, não será possível alterar a instituição de destino.

 


BOLSAS E RECURSOS

• Há algum programa de bolsas?

Periodicamente, alguns programas são ofertados por agências que fomentam o intercâmbio como: Santander Universidades, BRAFITEC/CAPES, CsF, Erasmus Mundus, etc.  Porém, não há regularidade. Quando surgem essas oportunidades, o International Office faz a divulgação através desse site, na página “Inscrições Abertas”.

 

• Quanto gastarei por mês para realizar o intercâmbio?

O aluno interessado em estudar no exterior precisa se programar para as seguintes despesas:

  • Hospedagem, alimentação, lazer, transporte, gastos pessoais, etc;
  • Seguro de saúde internacional;
  • Deslocamento (passagens aéreas de ida e volta);
  • Visto de Estudante e demais documentos exigidos pelo país de destino.

O custo médio de vida varia muito de cidade para cidade, país para país. Em Portugal, por exemplo, você poderá se manter com 600 euros mensais. França é mais caro, assim como a Alemanha.

Importante: Nos valores informados acima não estão incluídos os custos com passagem aérea, seguro-saúde, visto e outros documentos. É importante ressaltar que estes valores podem variar de acordo com os hábitos pessoais de cada estudante.

 

• Travel Money

Uma possibilidade para facilitar seu intercâmbio é o uso do Cartão Travel Money, que pode ser uma opção mais segura para carregar dinheiro no exterior. Para maiores informações, entre em contato com um banco de sua preferência ou com uma agência de viagens.

 


SELEÇÃO

• Como é o processo de seleção?

A seleção para o intercâmbio acadêmico é feita com base na avaliação do perfil acadêmico do aluno, além de aspectos cognitivos avaliados em entrevista pessoal.

 

• Qual é o critério usado pelo International Office para homologar um aluno a participar na próxima etapa do programa?

Para participar de uma seleção o aluno deve ter Coeficiente de Rendimento (CRP) maior ou igual a 8,0 (oito), e não deve apresentar em seu histórico escolar mais do que 2 (duas) reprovações em disciplinas. Além disso, o aluno precisa ter concluído no mínimo 40% e, no máximo, 80% do currículo previsto para seu curso.

 

• Qual a proficiência necessária?

O edital do intercâmbio em que você se inscreveu lista os requisitos mínimos com relação à proficiência – níveis. Você também poderá localizar esta informação no portal da universidade de interesse. É preciso ter em mente que a nota mínima para proficiência é solicitada para garantir que o aluno seja capaz de acompanhar o curso.

Note que, mesmo que você seja fluente em um determinado idioma, pode ser necessário apresentar um certificado (TOEFL, IELTS, DELE, etc). Por isso, se planeje e faça as provas assim que possível, já que o resultado não é imediato.

 

• Será enviada uma notificação pelo International Office justificando a desclassificação da minha candidatura?

Não. O aluno deverá acompanhar a página “Intercâmbio”, onde todo o processo de seleção será postado, para verificar o parecer da sua candidatura.

 


PLANO DE ESTUDOS

• O que é um Plano de Estudos?

O Plano de Estudos é um documento contendo as disciplinas a serem cursadas no exterior e sua possível equivalência na UNIMONTE.

 

• O International Office requer um Plano de Estudos assinado. Como devo proceder?

O aluno, após ser selecionado, deverá entregar esta documentação ao International Office antes do intercâmbio. Procure o auxílio do Coordenador de Curso para preencher este documento pois ele é a melhor pessoa para orientá-lo sobre as disciplinas a cursar e quais as suas equivalências na UNIMONTE.

Lembramos que o Plano de Estudos deve ser assinado pelo Coordenador de Curso para que possa ser entregue ao International Office.

 

• Posso alterar o Plano de Estudos? E se eu já estiver no exterior?

Este documento poderá ser modificado posteriormente, mas você terá que entrar em contato com o coordenador do curso para que ele fique ciente das alterações.

É importante que você note que o plano de estudos inicial tem a vigência máxima da duração do intercâmbio. Caso a duração do intercâmbio seja superior ao período estipulado no plano de estudos, você deverá solicitar a extensão de sua mobilidade ao International Office, e verificar junto a universidade estrangeira as disciplinas que pretende estudar durante o intercâmbio. As disciplinas escolhidas, juntamente com as suas ementas, deverão ser aprovadas pelo coordenador do curso.

 

• Onde posso encontrar o formulário do Plano de Estudos?

Na página “Intercâmbio” em “Documentos e Formulários”.

 


RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA / TRANCAMENTO

Nesta etapa, o aluno já foi aprovado pelo International Office e entregou todos os documentos da Universidade de destino. Agora é preciso fazer o trancamento, através do Protocolo “Mobilidade Internacional” disponível no SOL Aluno.

 

• Qual o procedimento?

Você deverá acessar o SOL Aluno e preencher o Protocolo de Mobilidade Internacional. Este protocolo deverá ser deferido pelo International Office para que o aluno seja isento das taxas acadêmicas no UNIMONTE durante o período de intercâmbio.

Ao retornar do exterior, o aluno deverá pedir suspensão do protocolo, e fazer a rematrícula para dar andamento ao curso na UNIMONTE.

 


PASSAPORTE E VISTO

• Quando devo iniciar o processo de obtenção do passaporte?

Assim que possível. Como este é um documento que leva tempo para ser obtido, recomendamos que o aluno sempre mantenha seu passaporte em dia.

 

• Quais os documentos que precisarei para o passaporte?

Verifique informações junto a página da Polícia Federal: pf.gov.br/servicos/passaporte

 

• Como solicitar e quando iniciar o processo de obtenção do meu visto de estudante?

Após aprovação na Universidade de destino, você receberá uma Carta de Aceitação, e com isso poderá para dar início a obtenção do visto no Consulado. A carta de aceitação é um comprovante de grande importância, pois atesta que você foi aceito para estudar na Universidade estrangeira. É importante que você verifique, junto ao Consulado, quais os documentos exigidos para a obtenção do visto.

Informações sobre Consulados através do site: consulados.com.br

 


SEGURO SAÚDE

• Preciso ter um Seguro de Saúde Internacional?

Sim. Você deverá apresentar ao International Office a contratação de um seguro de saúde, com cobertura internacional, para todo o período de seu intercâmbio.   Lembramos ainda, que cada país tem exigências próprias quanto ao seguro, e estas informações estão disponíveis no site do Consulado do país de destino.

Importante: Alguns destinos necessitam de vacinação apropriada. Esta informação está disponível na página da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

 


HISTÓRICO ESCOLAR E TRADUÇÃO

• Como faço para traduzir o meu Histórico?

Por lei, somente tradutores juramentados podem realizar a tradução de documentos oficiais, como histórico escolar e diploma.

 


RETORNO E VALIDAÇÃO

• Como faço minha matrícula quando retornar do intercâmbio?

Ao retornar, você deve fazer sua matrícula, normalmente, nos prazos definidos pelo calendário acadêmico da UNIMONTE.

 

• Após o intercâmbio, como faço o aproveitamento de disciplinas?

Para realizar o aproveitamento das disciplinas, é necessário que você tenha em mãos o histórico acadêmico original, emitido pela Universidade estrangeira, acompanhado das ementas das disciplinas. O processo deve ser aberto diretamente com a Coordenação de Curso.

 

• Posso cursar disciplinas fora da minha área?

Um dos principais benefícios da estadia em outra Universidade é a possibilidade do aluno enriquecer a sua experiência acadêmica, com disciplinas que não são tipicamente encontradas no Brasil, e que não tenham uma equivalência integral. Esta decisão certamente dependerá da visão do aluno e de seu Coordenador de Curso, já que é ele quem autoriza o seu Plano de Estudos.

Pensando em estudar no exterior? Então é fundamental que você aprenda o idioma do país de destino. O domínio da língua local se faz necessário para a adaptação e compreensão das informações, além da plena absorção de novos conhecimentos. Para isso, listamos abaixo alguns testes de comprovação linguística aceitos em diversos países.

 

> INGLÊS

CAMBRIDGE: FCE – First Certificate in English, CAE – Certificate in Advanced English, CPE – Certificate of Proficiency in English.
Prestigiado na Europa, o exame é realizado pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Oferecido nos níveis First (intermediário), Advanced (avançado) e Proficiency (fluente).
Onde fazer: Cultura Inglesa
Informações: www.cambridgeesol.org/exams e www.culturainglesasp.com.br

IELTS – International English Language Testing System
Reconhecido por universidades na Grã-Bretanha, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos. Foi desenvolvido pela Universidade de Cambridge e é gerenciado pelo Conselho Britânico e pelo IDP Education Austrália. Esse exame comprova a proficiência em inglês para fins acadêmicos. Inclui redação, interpretação de texto, compreensão auditiva e expressão oral.
Onde fazer: Conselho Britânico (Curitiba e Florianópolis)
Informações: www.britishcouncil.org/brazil e www.ielts.org

TOEFL – Test of English as a Foreign Language
Exigido para ingresso em mais de 4,4 mil escolas e universidades em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos. Também é usado por instituições de outros países, onde o inglês é o idioma acadêmico. Mede a capacidade de leitura, compreensão auditiva, redação e domínio da gramática da língua inglesa.

TOEFL iBT – Internet Based Test
O TOEFL iBT, administrado pela Internet, é oferecido mais de 50 vezes por ano em centros de teste autorizados em todo o mundo. Informações sobre datas e locais de aplicação: www.ets.org/toefl

GMAT – Graduate Management Admission Test
Teste necessário para quem quer fazer MBA nos Estados Unidos. Mede qualificação nas áreas de matemática, redação analítica e verbal. Pode ser aplicado por computador.
Informações: www.mba.com/global

GRE – Graduate Record Exam
Indicado para candidatos de programas de Mestrado, Doutorado e MBA. É amplamente aceito em instituições de graduação e escolas de negócios. Avalia o raciocínio verbal, a habilidade em resolver problemas e capacidade de articular ideias complexas de maneira clara e eficaz. Serve também como evidência de performance acadêmica suplementar aos documentos normalmente exigidos pelas universidades.
Onde fazer: Alumni e centros autorizados
Informações: www.alumni.org.br/certificacoes

 


> ITALIANO

CELI – Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana

CILS – Certificato di Italiano come Lingua Straniera
Os dois atestam a proficiência em italiano. O CELI é concedido pela Universidade para Estrangeiros de Perugia. O CILS, pela Universidade para Estrangeiros de Siena. Há seis níveis de conhecimento certificados pela CILS e cinco pelo CELI.
Onde fazer: Centros de Cultura Italiana
Informações: www.cvcl.it

 


> FRANCÊS

DELF – Diplome d’Études em Langue Française
Concedido pelo Ministério de Educação da França, atesta nível de conhecimento (oral e escrito) necessário em situação de viagem, estudos e trabalho. Reconhecido por estabelecimentos de ensino e por empresas, é útil para estudos na França e trabalho em empresas francesas. É composto por dois níveis: Delf 1 e Delf 2.

DALF – Diploma Approfondi de Langue Française
Concedido pelo Ministério de Educação da França, é o primeiro diploma de nível superior de francês para estrangeiros. Permite ingressar em curso superior na França ou nos países de língua francesa. Antes de fazer a prova, é necessário prestar um teste de admissão ou ter o DELF 2.
Onde fazer: Aliança Francesa
Informações: www.aliancafrancesabrasil.com.br/diplomas-e-certificados/delf-dalf

 


> ESPANHOL

DELE – Diploma de Español como Lengua Extranjera
O Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE) é um título oficial que comprova o grau de competência e domínio do idioma espanhol, outorgado pelo Instituto Cervantes, em nome do Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha. Este é reconhecido em diversas universidades e empresas no mundo, com validade indefinida, certificando a qualidade e o nível do conhecimento adquirido em espanhol para fins profissionais e/ou culturais.
Onde fazer: Centros autorizados
Informações: www.diplomas.cervantes.es

CELU – Certificado de Español Lengua y Uso
O CELU é a única certificação de proficiência reconhecido pelo Ministério da Educação e pelo Ministério das Relações Exteriores da Argentina.
Onde fazer: Universidade de São Paulo e centros autorizados
Informações: www.celu.edu.ar

 


> ALEMÃO

TESTDAF – Test Deutsch als Fremdsprache
O TestDaF é um exame para nível avançado de alemão. Ele engloba os níveis B2 a C1, na escala de seis níveis, e é reconhecido para o ingresso do estudante em todas as universidades alemãs. Não é necessário conhecimento específico das áreas de estudo.

GOETHE-ZERTIFIKAT
O Goethe Institut no Brasil aplica exames que comprovam o conhecimento do idioma alemão, chamados Goethe-Zertifikat. Existem várias avaliações para diferentes níveis de competência, do iniciante ao avançado. As exigências mudam de universidade para universidade.
Onde fazer: Instituto Goethe e centros autorizados
Informações: www.goethe.de/ins/br/pt/spr/prf.html

 

Estamos à disposição para atender alunos e colaboradores da Unimonte.

Entre em contato conosco através do e-mail: international@unimonte.br, ou ligue para (13)3228-2203.

Conheça suas oportunidades internacionais e seja um cidadão do mundo!

 

Quer saber mais? Fale com a gente!
Estude na São Judas – Campus Unimonte