Unimonte

Você é

Edital 01/2015 da UNIMONTE sobre o FIES

A Reitoria da Unimonte, em conjunto com a Diretoria de sua mantenedora, Anima Educação, vêm, via do presente EDITAL, dar ciência a seus alunos, do seguinte informe relativo ao FIES:

Prezado Aluno,

Como você deve estar acompanhando, o Governo Federal promoveu diversas alterações no FIES, sendo que várias delas estão causando alguns transtornos aos estudantes e às escolas.

O SisFies (sistema informatizado do MEC/FNDE) ficou inoperante durante longo período, impedindo o acesso dos alunos ao financiamento antes do prazo para quitação das matrículas.

Posteriormente, passou a operar com erros e falhas que geraram instabilidade no processamento de aditamentos e novas contratações.

Conforme informação do MEC/FNDE o sistema estará operando, a partir de 23/02/2015, para aditamentos e novas contratações, mas com várias novas restrições impostas pelo MEC/FNDE.

O prazo máximo para aditamentos e novos contratos está previsto para até o dia 30/04/2015.

O MEC informou que, em 2015, repassará a vários grupos educacionais valores suficientes para quitar 7 das 12 mensalidades, relatando que o restante será pago em exercícios futuros.

Por outro lado, para os aditamentos, embora tenha havido o compromisso do FIES em financiar um percentual fixo (por ex: 50%, ou 75% ou 100%) do valor de suas mensalidades, houve uma alteração no SisFies que impede a inserção do valor das mensalidades com a integralidade do reajuste legal previsto no art. 1º da Lei 9.870.

Estamos questionando o MEC/FNDE acerca de tais inconsistências, mas até o presente momento não tivemos qualquer posição definitiva.

Preocupados em resguardar as vagas e o FIES de nossos alunos, estamos permitindo, em caráter excepcional, os aditamentos e as contratações do FIES, apesar de tais inconsistências, mas estamos solicitando ao MEC/FNDE uma solução, inclusive para tentar evitar que tais questões gerem ônus para os alunos, que são os responsáveis pelos encargos educacionais perante a instituição de ensino.

Para atender aos alunos em tempo hábil, estamos reforçando nossas equipes e sistemas, solicitando, no entanto, que os alunos evitem deixar os aditamentos e contratações para o fim do prazo, já que o Governo não sinalizou com qualquer possibilidade de prorrogação.

Atenciosamente,

REITORIA DA UNIMONTE

PRESIDÊNCIA DA ANIMA EDUCAÇÃO

Think4