Unimonte

Você é

O jeito sustentável de ser da Unimonte

Guia de Consumo Responsável de Pescados

Ao contrário do que muitos pensam, o termo sustentabilidade, no contexto empresarial, não está ligado apenas ao meio ambiente. É um tema complexo, mas que busca em qualquer iniciativa desenvolvida por empresas ou cidadãos o alcance de três premissas básicas:


- Ser economicamente viável; 


- Socialmente justa;


- Ecologicamente correta.

Resumindo, significa buscar viabilidade econômica, maximizando impactos sociais e minimizando choques ambientais. Afinal, a sociedade moderna passou a enxergar melhor esta nova era. Tempos em que aquecimento global, escassez de recursos naturais, pobreza, violência, fome, extinção em massa e pandemias são problemas reais que não têm mais fronteiras, não pertencem a um único país, a um único povo. Uma nova era que pede uma nova consciência e atitudes sustentáveis.

Unir a educação aos conceitos sustentáveis representa o grande desafio de todos os cidadãos do planeta. E figura como um dos principais compromissos da Unimonte, que mantém em operação projetos diferenciados.

Por meio da perspicácia e esforço de estudantes e professores dos cursos de Oceanografia, Ciências Biológicas e de Publicidade e Propaganda, a Unimonte criou um catálogo inédito em terras brasileiras que traz a lista de espécies que correm risco de extinção e aquelas que ainda podem ser pescadas sem trazer riscos ao ecossistema marinho.

Trata-se do Guia de Consumo Responsável de Pescados. A publicação é dividida em quatro categorias: Bom apetite (sinal verde), para espécies abundantes, sem problemas de conservação ou cultivadas em cativeiro; Coma com Moderação (sinal amarelo), espécies com declínio na abundância devido à atividade pesqueira; Evite (sinal vermelho), espécies próximas à extinção em virtude do excesso de pesca; e Não, Obrigado! (sinal preto), espécies proibidas para consumo.

Com formato ao estilo pocket (de bolso), o guia foi produzido tendo como base pesquisas científicas feitas por estudantes e professores da Unimonte, além de integrantes da ONG Biopesca, em um trabalho de campo que durou cerca de um mês. Neste período, o grupo envolvido também promoveu o cruzamento de diversas listas de espécies ameaçadas elaboradas por instituições nacionais e internacionais, como Instituto de Pesca de Santos, Ibama, Ministério do Meio Ambiente, Greenpeace e IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza e Recursos Naturais), e ainda contou com a orientação de especialistas nas áreas de recursos pesqueiros e oceanografia.

Neste ano de 2015 o Guia de Consumo Responsável de Pescados passou por uma atualização, através de uma parceria com o projeto Pescador Amigo da ONG Biopesca e com patrocínio da Petrobras.

Nesta nova versão, foram catalogadas 61 espécies, divididas em apenas três categorias – Bom apetite , da qual fazem parte 23, para Espécies abundantes, sem problemas de conservação ou cultivadas em cativeiro (aqüicultura) ; Coma com moderação, com 25 espécies, representada por Espécies com declínio na abundância devido à atividade pesqueira.; e Evite, com 13 Espécies próximas à extinção devido ao excesso de pesca.

Acesse aqui a versão digital atualizada do Guia

 

Acesse aqui a versão pocket atualizada do Guia


O fato de ser inédito e contar com um objetivo especial fez com que praticamente a imprensa de toda a Baixada Santista se interessasse pelo tema, além, ainda, de grandes veículos do País, como a TV Cultura, Editora Abril, Folha de S. Paulo, O Globo, entre outros. Faça o download de algumas das diversas aparições do Guia de Pescados na imprensa regional e nacional

 




Think4

©UNIMONTE | Rua Comendador Martins, 52, Bairro Vila Mathias | CEP: 11015-530 – Santos/SP | Telefone: (13) 3228-2100