Unimonte

Você é

CETAS Unimonte (Centro de Triagem de Animais Selvagens)

Local utilizado para envolvimento de estagiários do curso de Medicina Veterinária da instituição, o Centro de Triagem de Animais Selvagens (CETAS) - Refúgio Mata Atlântica LELLO–Unimonte é uma estrutura de 586 m2 criada em São Vicente, no litoral sul de São Paulo, dentro da Unidade Jockey Clube da Unimonte.

Tem como objetivo promover a reabilitação de animais da fauna da Mata Atlântica entregues pelo IBAMA, Bombeiros, Polícia Ambiental e Polícia Federal. Inaugurado em junho de 2008, é o primeiro espaço do gênero criado dentro de uma faculdade no Estado de São Paulo. A iniciativa foi possível graças a uma aspiração do escritório regional do IBAMA-Santos, que enxergava como necessária a criação de um instituto na região que pudesse atender animais selvagens apreendidos em razão do tráfico e da caça indiscriminada.

Ciente do fato, o Ministério Público de Santos apresentou a sugestão de criação do centro à empresa LELLO Empreendimentos Imobiliários, que abraçou a idéia e, em parceria com a Unimonte, possibilitou a conclusão do projeto de construção em curto espaço de tempo.

O centro recebe animais de pequeno e médio porte, entre eles papagaios, araras, gaviões, sagüis, macacos-pregos, bugios, muriquis, lontras, gaviões, gatos do mato, jaguatiricas, bichos-preguiça, tamanduás-mirins, antas e capivaras. Eventualmente, o local também comportará onças.

Para atender a demanda e atender seus principais objetivos, o CETAS Lello-Unimonte possui uma estrutura arquitetônica totalmente indoor (fechada), compatível com os modelos encontrados na Europa e diferente da maior parte vista no Brasil, que ficam a céu aberto.

Com isso, pode garantir o processo de quarentena de aves e mamíferos, além de répteis não-peçonhentos. Outro destaque do local fica por conta da sala de atendimento em neonatologia, para a manutenção de filhotes e recém-nascidos, e da sala de descontaminação, para procedimentos de limpeza de animais acometidos por petróleo e derivados.

O centro reúne ambientes como ambulatório, biotério, sala de apoio, viveiros com tanques, viveiros com sistema de cambiamento (manejo), viveiros com divisórias, salas de quarentena, cozinha e despensa, para armazenamento de rações e suplementos.



Think4

©UNIMONTE | Rua Comendador Martins, 52, Bairro Vila Mathias | CEP: 11015-530 Santos/SP | Telefone: (13) 3228-2100