Que tal financiar seus estudos com o Novo FIES?

Acesse o site oficial para saber mais: fies.mec.gov.br

 

Abaixo, calendário de aditamentos do Novo FIES.

Clique aqui, e veja o comunicado na íntegra.

A Caixa enviou comunicado informando que, por questões de segurança e confidencialidade do SIFESWeb, a partir de 09/11/2020 acesso por meio de Sistemas Operacionais e/ou Navegadores de Internet (Browsers), não compatíveis com o protocolo TLS 1.2 ou superior, serão descontinuados.

Relatamos a seguir as versões dos principais sistemas operacionais e browsers utilizados no acesso ao SIFESWeb que terão o acesso continuado:

Windows:

  • Versão 7 SP1 e superiores

Browser:

  • Internet Explorer 11
  • Microsoft Edge
  • Firefox 27 e superiores
  • Google Chrome 38 e superiores

Versões anteriores às listadas acima não acessarão o SIFESWeb a partir de 09/11/2020.

A compatibilidade de outros sistemas operacionais/browsers pode ser verificada no endereço: https://support.globalsign.com/ssl/general-ssl/tlsprotocol-compatibility.

Dessa forma, caso seja identificada qualquer dificuldade de acesso ao sistema, orientamos verificar as versões do sistema operacional/browser utilizados.

 

Clique aqui e confira o comunicado na integra.

Novidade para quem está ingressando a vida universitária: Novo FIES

O governo criou o novo FIES – Fundo de Financiamento Estudantil.

E nesse momento de mudanças, muitas dúvidas surgem. Mas fique tranquilo. Vamos lhe informar tudo sobre o novo programa. Confira:

 

Você sabe o que é o FIES?

O Programa de Financiamento Estudantil – FIES é um projeto criado pelo Governo Federal com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino superior em instituições privadas.

Os estudantes regularmente matriculados passam por uma seleção socioeconômica e análise do desempenho no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e podem conseguir financiar o curso até mesmo com zero de juros.

Conhece as novas modalidades?

O Novo FIES agora é mais abrangente. Com modalidades diferentes, um maior número de pessoas tem a possibilidade de conseguir o financiamento. Veja:

FIES Público: Com taxa de juros zero, renda familiar per capta de até 3 salários mínimos, com abrangência nacional.

 

Você pode se candidatar se:

  • Concluiu o ensino médio;
  • Participou de uma das edições do ENEM, a partir de 2010, e obteve nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota da redação que não seja zero;
  • For estudante de curso presencial de Graduação.

1) Acesse o site do Fies Seleção, clicando aqui, e informe os dados solicitados, valide o seu cadastro, também no Fies Seleção e complete com seus dados pessoais, do seu curso e instituição no período de 28 a 31 de julho de 2020.

2) O resultado da primeira chamada sairá no dia 04/08, se você for pré-selecionado, acesse o Fies Seleção e informe os dados do financiamento a ser contratado entre os dias 04/08 a 06/08.

Obs: Caso não seja selecionado na primeira chamada você estará na lista de espera, nesse caso fique atento ao Fies Seleção para complementar sua inscrição no prazo entre os dias 04/08 e 31/08.

3) Valide sua inscrição de acordo com as instruções abaixo:

Caso você ainda não seja nosso aluno e deseja que seu Fies seja prorrogado, você deve fazer sua inscrição para após isso, seguir o fluxo abaixo:

  • Abrir o protocolo no ULife Fies – Contratação Online Público – Ingressante;
  • Assinar o termo validando a Veracidade da sua documentação;
  • Anexar os documentos de cada um dos membros do seu grupo familiar que segue nessa listagem.

Após isso faremos a prorrogação do seu FIES ok?

Caso você já seja nosso aluno e deseja que seu Fies seja validado, deve seguir os seguintes passos:

  • Abrir o protocolo no ULife Fies – Contratação Online Público – Aluno;
  • Assinar o termo validando a Veracidade da sua documentação;
  • Anexar os documentos de cada um dos membros do seu grupo familiar que segue nessa listagem;
  • Se você tiver dúvidas quanto ao valor a ser inserido no site do FIES, pode nos acionar via CHAT através do link antes da abertura do protocolo: https://www.usjt.br/financeiro/

4) Clique aqui e confira o edital.

5) Veja o cronograma completo aqui

O fiador é a pessoa responsável por pagar suas pendências financeiras, caso você não tenha como pagar suas mensalidades. Você só precisa de fiador se sua renda familiar por pessoa for menor que um salário mínimo e meio. Essa modalidade é conhecida como Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies). Para renda acima de um salário mínimo e meio, você poderá escolher a fiança convencional ou a Fiança Solidária, conforme abaixo.

Fiança Convencional tem até dois fiadores, observadas as seguintes condições:

Se você tem bolsa parcial do ProUni, o(s) fiador(es) deverá(ão) ter renda mensal bruta conjunta que seja pelo menos igual à parcela da mensalidade, observados os descontos regulares e de caráter coletivo oferecidos pela faculdade, inclusive os concedidos por pagamento pontual.

Nos demais casos, o(s) fiador(es) deverá(ão) possuir renda mensal bruta conjunta que seja pelo menos igual ao dobro da parcela da mensalidade.

O fiador é a pessoa responsável por pagar suas pendências financeiras, caso você não tenha como pagar suas mensalidades. Você só precisa de fiador se sua renda familiar por pessoa for menor que um salário mínimo e meio. Essa modalidade é conhecida como Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies). Para renda acima de um salário mínimo e meio, você poderá escolher a fiança convencional ou a Fiança Solidária, conforme abaixo.

Fiança Convencional tem até dois fiadores, observadas as seguintes condições:

Se você tem bolsa parcial do ProUni, o(s) fiador(es) deverá(ão) ter renda mensal bruta conjunta que seja pelo menos igual à parcela da mensalidade, observados os descontos regulares e de caráter coletivo oferecidos pela faculdade, inclusive os concedidos por pagamento pontual.

Nos demais casos, o(s) fiador(es) deverá(ão) possuir renda mensal bruta conjunta que seja pelo menos igual ao dobro da parcela da mensalidade.

Fiança Solidária é a garantia oferecida entre estudantes financiados pelo FIES, reunidos em grupo de três a cinco participantes, em que cada um se compromete como fiador solidário da totalidade dos valores devidos por cada um.

A partir da assinatura do contrato, o aluno pagará um boleto único e o repasse será feito pela Caixa à Mantenedora. O boleto único ou coparticipação, consiste no pagamento mensal do valor não financiado mais o seguro prestamista. As mensalidades anteriores (parte não financiada) à assinatura do contrato devem ser pagas e negociadas diretamente com as IES.

  • Contratos assinados até o dia 15 do mês o pagamento da prestação terá vencimento para o dia 15 do mês seguinte. Os pagamentos referentes às coparticipações de meses anteriores ao mês de vencimento da parcela deverão ser realizados diretamente às IES.
  • Contratos assinados do dia 16 até o fim do mês o pagamento da prestação terá vencimento para o dia 15 do segundo mês subsequente à contratação. Os pagamentos referentes às coparticipações de meses anteriores ao mês de vencimento da parcela deverão ser realizados diretamente às IES.

 

Esclarecemos que o valor da Coparticipação somente é alterado quando do aditamento de renovação, e desde que ocorra alteração na semestralidade preenchida pela IES no formulário de aditamento. Sendo assim, enquanto não é realizado o aditamento do período, os boletos são gerados com os valores definidos na contratação ou no último aditamento. Ou seja, a CAIXA considera exclusivamente os valores informados pelo MEC/FNDE quando da contratação e pela IES, validado pelo estudante, quando do aditamento Por isso, em caso de eventual diferença de valores da parte não financiada o acerto é realizado diretamente entre os estudantes e a IES.

 

Clique aqui e acesse a lista de documentos do candidato e grupo familiar.

O aditamento de renovação semestral dos contratos de financiamento, simplificados e não simplificados, deverá ser realizado por meio do SisFIES. Nele, você solicita à instituição de ensino e confirma eletronicamente o aditamento. Após o início do aditamento pela instituição de ensino, você deve verificar se as informações inseridas no SisFIES estão corretas e:

I – em caso positivo, confirmar a solicitação de aditamento em até 20 (vinte) dias contados a partir da data da conclusão da solicitação. Em seguida, comparecer à instituição de ensino para retirar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM);

II – em caso negativo, rejeitar o Aditamento e entrar em contato pelo Fale com a Gente >> Financiamentos, relatando o motivo da rejeição. A Instituição de ensino irá analisar e iniciar e, se for o caso, iniciar novamente o aditamento.

Se o seu aditamento for do tipo não simplificado, você deverá comparecer ao CAA para a retirada da DRM (DOCUMENTO DE REGULARIDADE DE MATRÍCULA). Você também será informado do prazo para ir ao banco e finalizar seu aditamento. Após comparecer ao banco e finalizar seu aditamento, você receberá o “Termo Aditivo ao contrato”, que deve ser entregue no CAA do seu campus (apenas a cópia). Somente após esses procedimentos o seu aditamento será finalizando.

O aditamento de renovação semestral dos contratos de financiamento, simplificados e não simplificados, deverá ser realizado por meio do SisFIES. Nele, você solicita à instituição de ensino e confirma eletronicamente o aditamento. Após o início do aditamento pela instituição de ensino, você deve verificar se as informações inseridas no SisFIES estão corretas e:

I – em caso positivo, confirmar a solicitação de aditamento em até 20 (vinte) dias contados a partir da data da conclusão da solicitação. Em seguida, comparecer à instituição de ensino para retirar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM);

II – em caso negativo, rejeitar o Aditamento e entrar em contato pelo Fale com a Gente >> Financiamentos, relatando o motivo da rejeição. A Instituição de ensino irá analisar e iniciar e, se for o caso, iniciar novamente o aditamento.

Se o seu aditamento for do tipo não simplificado, você deverá comparecer ao CAA para a retirada da DRM (DOCUMENTO DE REGULARIDADE DE MATRÍCULA). Você também será informado do prazo para ir ao banco e finalizar seu aditamento. Após comparecer ao banco e finalizar seu aditamento, você receberá o “Termo Aditivo ao contrato”, que deve ser entregue no CAA do seu campus (apenas a cópia). Somente após esses procedimentos o seu aditamento será finalizando.

Caso o você não efetue o aditamento de renovação semestral no prazo regulamentar, será permitida a cobrança da matrícula e da(s) parcela(s) da(s) semestralidade(s) referente(s) ao(s) semestre(s) não aditado(s).

Para contratos firmados até 2º de 2017:

A dilatação é o aumento do prazo do financiamento por até́ 2 (dois) semestres consecutivos, caso o você não conclua o curso até́ o último semestre do financiamento.

Você deve solicitar a dilatação do prazo de uso do financiamento pelo SisFIES, no período entre o primeiro dia do último mês do semestre de encerramento do curso e o último dia do terceiro mês do semestre de referência da dilatação. Por exemplo: se você iria se formar no final do ano de 2016, mas precisará de mais um semestre para isso, o prazo seria de 1º de dezembro de 2016 a 31 de março de 2017.

Após a solicitação no SisFIES, você deve comparecer à instituição de ensino, dentro do prazo de 5 (cinco) dias, para validar o pedido. Em seguida, é só efetuar o aditamento de renovação do financiamento para o semestre dilatado.

Para contratos firmados a partir de 1º de 2018:

A dilatação será de até́ 4 (quatro) semestres consecutivos, caso o você não conclua o curso até́ o último semestre do financiamento.

Você deve solicitar a dilatação do prazo de uso do financiamento pelo SisFIES, o prazo para solicitação será divulgado pelo MEC.

Todos os ingressantes não ativos de 2020/2: de segunda a sexta, de 9h30 às 17h, no CAC.

Veteranos e calouros ativos de 2020/2: de segunda a sexta, de 9 às 18h, no CAA.