Em nosso Ecossistema de Aprendizagem, as ações de Extensão assumem lugar de destaque no currículo e na jornada do estudante, em linha com as recomendações do Ministério da Educação e das Políticas Nacionais de Ensino.

Elas garantem o princípio da indissociabilidade ‘Ensino-Pesquisa-Extensão’, contribuindo para uma educação focada no protagonismo do estudante e promovendo a efetiva transformação da sociedade e do país.

Em linhas gerais, a Extensão é essencial para que os estudantes coloquem em prática os aprendizados obtidos ao longo do curso universitário. É uma maneira valiosa de inserir os futuros profissionais em um cenário de completo desenvolvimento de suas habilidades, competências e conhecimentos, com a criação de impacto direto e imediato nas comunidades e, de quebra, contribuindo para a melhoria de nossa sociedade.

 “A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. ”

Política Nacional de Extensão Universitária (2012)

Conforme a Resolução do MEC nº 7, de 18 de dezembro de 2018, as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, fazendo parte da matriz curricular dos cursos.

A São Judas acredita que a transformação das partes transforma o todo.

Acesse aqui a FAQ com as dúvidas mais recorrentes

Confira as nossas perguntas e respostas sobre Extensão Universitária:

 

*Conteúdo atualizado em 22/10/2020 – 16h15.

Mais informações em breve.

Cursos de extensão – Outubro 2020-2

Edital  Catálogo de cursos de Extensão


 

Cursos de extensão – Setembro 2020-2

EditalErrata

Catálogo de cursos de Extensão


 

EDITAL ESPECIAL DE PESQUISA E EXTENSÃO: ATUAÇÃO FRENTE AO COVID-19

Com a certeza de que a Universidade tem um importante papel no combate ao Covid-19 e às suas consequências, criamos o Edital especial de Pesquisa e Extensão, com foco na atuação frente à crise, por meio de diversos projetos em diferentes áreas do conhecimento.

É uma grande oportunidade de apoiar e transformar a comunidade e de produzir conhecimento científico de qualidade. Participe! Todos os participantes serão certificados.

Edital Projetos e Links Para Inscrição


 

5 Minutos de Neurociência e Comportamento

Os alunos inscritos no programa, prepararão vídeos de cinco minutos ou menos acerca de temas relacionados à neurociência e comportamento. O material será supervisionado pelo professor e o resultado final será publicado em um canal no YouTube com acesso livre

Data de início: 02/04/2020

Inscreva-se

A arte criativa e espontânea, instrumentos de atuação terapêutica

O aluno participante da atividade auxiliará no desenvolvimento das oficinas de arte criativa espontânea em grupo.

Público alvo: Mulheres vítimas de violência; idosos; adolescentes.

Quando: 16/03/2020 a 16/06/2020 (Quinta-feira)
Onde: sala de aula a definir

Inscreva-se


Academia de Líderes

O aluno inscrito no projeto desenvolverá e aplicará ações com temas relacionados à liderança dentro das organizações, tais como roda de conversa, palestras, workshop, treinamento para preparação de lideranças de pequenas e médias empresas.

Data de início: 30/03/2020

Inscreva-se

 

Ações de inclusão e conscientização da comunidade acadêmica

O aluno participante no projeto desenvolverá desenvolver ações com temas relacionados a diversidade, inclusão como roda de conversa, palestras, workshop para

conscientização da comunidade acadêmica

Quando: 23/03/2020 a 16/06/2020 (Terça-feira)
Onde: SALA A DEFINIR

Inscreva-se


 

Adote um Job – PP para o Terceiro Setor

Esse projeto objetiva ligar os alunos de publicidade à atividade prática de criação de campanha publicitária, colocando-os em contato com demandas reais que necessitam

de soluções criativas. Para isso, serão desenvolvidos Jobs para campanhas sociais em quatro pontos específicos. Além disso, o projeto prevê também a possibilidade de

atuar em parceria com ONGs, auxiliando no desenvolvimento de materiais de comunicação.

Quando: 30/03/2020 a 19/06/2020 (Segunda-feira, Terça-feira, Quinta-feira, Sexta-feira)
Onde: Agência Experimental Pupila – Butantã – Segundas e terças (17h a 18h30) Mooca – Quintas e Sextas (17h a 18h30)

Edital Inscreva-se


 

Alun@ – educador: de volta ao ensino médio com ensino em direitos humanos

O projeto se insere nas propostas de educação em Direitos Humanos (DHs), conforme as diretrizes nacionais do MEC e, especialmente, a Resolução CNE/CP 01 de 2012. A inovação, aqui, é buscar o engajamento d@s alun@s do ensino superior- “in casu”, do curso de Direito da USJT- na disseminação de idéias, normas e ferramentas institucionais ou não especificamente para os alun@s do ensino médio. Para além disso, permitirá que aquele aprofunde seu conhecimento nos temas relacionados aos DHs, essenciais à sua formação profissional para toda e qualquer carreira jurídica, e também desenvolva as habilidades de liderança, comunicação, empatia e pensamento crítico. Por outro lado, aproximará a USJT das escolas de ensino médio, detectando outras demandas e opções de trabalho conjunto.
A primeira parte (3 a 4 meses meses) será a de complementar os temas já abordados em sala de aula, nas disciplinas que mais permitem uma abordagem transversal dos DHs (como nas UCs de Teoria do Direito, Penal, etc.). Isso se dará mediante exposições do professor responsável e eventuais convidados, debates, indicação de leitura, adotando sempre uma metodologia que já considere o fato de que @ alun@ irá expor posteriormente o que apreendeu e refletiu. Na segunda etapa (1 a 2 meses) passaremos ao chamado “treinamento”, quando, mediante exercícios (já testados em LAI) se pode colaborar com @s alun@s em compreender lugar de fala, desinibição, resiliência, e outras atitudes úteis. Na ultima etapa (de 2 a 3 meses), ele contará ainda com a tutoria do professor responsável, mas deverá pautar uma palestra ou roda de conversa, preferencialmente na escola onde concluiu o ensino médio, documentar tal atividade e aí então dar por concluída a trajetória no projeto. A experiência de cada um@ comporá portfólio comum.

Data de início: 25/05/2020

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Análise de Dados e Inteligência Artificial

Grupo de estudos sobre Análise de Dados e Inteligência Artificial visando aproximar os alunos, professores e profissionais na discussão e estudos sobre a área e também

gerar inovação e soluções computacionais usando os recursos estudados.

Quando: 11/03/2020 a 25/06/2020 (Terça-feira)
Onde: Online

Para maiores detalhes faça contato com o professor Nelson ou professora Milkes.

Nelson Aguiar <nelson.aguiar@saojudas.

Milkes Yone Alvarenga <milkes.alvarenga@saojudas.br>

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Análise jurisprudencial da Corte Interamericana de Direitos Humanos

A partir de encontros quinzenais e estudos dirigidos para que o aluno ou aluna estude na semana anterior e apresente na semana seguinte a análise das decisões da Corte

Interamericana de Direitos Humanos.

Quando: 25/03/2020 a 09/06/2020 (Quarta-feira)
Onde: Sala de aula a ser informada aos alunos e alunas cadastradas

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Apoio em saúde mental – Tecendo redes, promovendo laços

O Grupo de Pesquisa e Extensão sobre a construção de redes de apoio em saúde mental tem a finalidade de estimular a reflexão e pesquisa sobre temas relacionados aos sofrimentos psíquicos contemporâneos sejam estes da ordem psiquiátrica ou mesmo de prevenção em saúde mental, principalmente destinado aos cuidados dos universitários dentro da temática. O curso busca também para prestar atendimento à população, a fim de orientá-la em relação a construção de redes de apoio, para melhorar e cuidar de sofrimentos psíquicos.

Data de início: 04/04/2020

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Clínica de Direito Socioambiental

Trata-se de monitoria com fins de formação prática e teórica no campo do direito socioambiental. Será utilizado o método clínico, que objetiva confrontar a realidade

do funcionamento das instituições jurídicas e políticas com o ensino teórico e a atuação prática, com um olhar de reflexão crítica da relação dialética destes. As

reuniões presenciais serão voltadas ao debate de textos previamente selecionados e de interações diretas com profissionais do direito ambiental e de ONGs e órgãos

ambientais. Os alunos serão incentivados a propor soluções para problemas concretos de ordem socioambiental, com a possibilidade de elaboração de pareces jurídicos,

propostas legislativas, artigos científicos e documentos pedagógicos.

Quando: 16/03/2020 a 16/03/2020 (Segunda-feira, Sexta-feira)
Onde: Mooca – segundas-feiras, 18:00 (sala a definir) / Butantã – sextas-feiras, 18:00 (sala a definir)

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COMUNICAÇÃO E DIREITO FOLHA DIRIGIDA SÃO JUDAS/BUTANTÃ : NOTÍCIAS PARA DIVULGAÇÃO, ACONSELHAMENTO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA/JURÍDICA

O Projeto trata de Divulgação e Orientação Jurídico/Popular à comunidade do Butantã , em especial,  nas associações de bairros, por meio de material didático próprio

como folhetos explicativos, cartilhas e afins. O objetivo do projeto é orientar os moradores do entorno da faculdade – mediante a difusão de

informações/esclarecimentos –  sobre quais são e onde se localizam os Órgãos Essenciais à Justiça. O objetivo do projeto é orientá-los às autoridades competentes com

intuito de promover a democratização de direitos.

Obs.: Proposta de Projeto de Extensão sujeita a alteração. Os casos omissos serão apreciados pelos professores coordenadores do Projeto

Quando: 06/04/2020 a 22/06/2020 (Terça-feira, Sexta-feira)
Onde: Núcleo de Prática Jurídica

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CONHECENDO O DIREITO E A JUSTIÇA

O projeto de extensão consiste na construção de materiais – baseado em leis, jurisprudência, doutrinas da área do direito e da filosofia do direito etc –  para serem

expostos em redes sociais, a fim de possibilitar que um público externo ao universo acadêmico-jurídico, possa ter conhecimento a respeito de leis, direitos, conceitos

jurídicos, teorias da justiça, dentre outros temas. O enfoque dos materiais abrangerá especialmente sobre direitos sociais, direito público, direitos humanos, direito

antidiscriminatório e filosofia do Direito. O projeto visa assim valorizar o conhecimento científico e difundi-lo para comunidade por meio de pequenos textos e

indicações bibliográficas.

Quando: de 01/04/2020 a 31/05/2020 (Sexta-feira)
Onde: Salas destinadas a orientação no Butantã

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Curso de Formação de Manipuladores de Alimentos

Projeto já existente a mais de 10 anos. Trata-se de uma parceria entre a Coordenadoria de Vigilância em Saúde – COVISA da região. Realizamos mensalmente o Curso de formação de manipuladores de alimentos para munícipes que solicitam o documento de licença sanitária para comercializar alimentos. O curso é ministrado por alunos do curso de graduação em nutrição, orientado e supervisionado pela docente responsável e por um fiscal da COVISA.
A equipe trabalha com metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

Data de início: 30/03/2020

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Desafios dos Profissionais da Área da Saúde para o Século XXI

O Coronavírus, ao invadir e transformar nosso cotidiano, faz com que o ano de 2020 comece trazendo à tona com destaque, o debate sobre as reais condições da estrutura de saúde no Brasil, o alcance das políticas públicas, o comportamento da população, o comportamento dos profissionais. Nesse sentido, associando os temas trazidos ao longo do semestre na Unidade Curricular “Vida e Carreira”, realizaremos 9 encontros onde aprofundaremos aspectos sobre os desafios presentes nas áreas onde nossos estudantes pretendem atuar. A cada encontro, contaremos com a participação de profissionais experimentados como debatedores.

Data de início: 04/04/2020

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Desenvolvimento e Treinamento do Aluno de Psicologia

O aluno participante do projeto elaborará ações para desenvolvimento do aluno de psicologia, através de contatos com Editoras, empresas e palestrantes da comunidade

científica, a fim de elaborar agenda de cursos e palestras para alunos de psicologia.

Quando: 16/03/2020 a 25/06/2020 (Quinta-feira)
Onde: LabPOT

o aluno terá acompanhamento com o professor 01 hora quinzenalmente e deverá acompanhar os eventos, cursos e palestras que serão organizados

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Dificuldades de aprendizagem do Estudante Universitário

Desenvolver ações com temas relacionados a dificuldade de aprendizagem como roda de conversa, palestras, workshops para conscientização da comunidade acadêmica.

Quando: 23/03/2020 a 16/06/2020 (Sexta-feira)
Onde: Sala no NAE

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Ecossistema de Fornecedores

O projeto proporcionará aos discentes dos cursos de Gestão e Negócios da Universidade São Judas possibilidades de diagnosticar e avaliar processos de gestão da cadeia de suprimentos e como adequá-los às necessidades da USJT permitindo a aplicabilidade dos conhecimentos e competências aprendidos em atividades corporativas.
As parcerias entre a USJT e empresas do entorno serão fundamentais para garantir o aumento da competitividade empresarial local. Pretende-se, assim, com este projeto, integrar as empresas ao Núcleo de Pesquisa e de Negócios da Universidade São Judas, tornando-a referência em inovação acadêmico-empresarial.
Assim, o projeto contemplará ações em consonância com os novos processos de ensino e aprendizagem que devem transpor as barreiras físicas da sala de aula permitindo a inserção da comunidade empresarial do entorno da USJT.
Inscreva-se


 

EDITAL ESPECIAL DE PESQUISA E EXTENSÃO: ATUAÇÃO FRENTE AO COVID-19

Com a certeza de que a Universidade tem um importante papel no combate ao Covid-19 e às suas consequências, criamos o Edital especial de Pesquisa e Extensão, com foco na atuação frente à crise, por meio de diversos projetos em diferentes áreas do conhecimento.

É uma grande oportunidade de apoiar e transformar a comunidade e de produzir conhecimento científico de qualidade. Participe! Todos os participantes serão certificados.

Edital Projetos e Links Para Inscrição


 

Educação em Direitos Humanos para o pensamento e para a política

O projeto visa a promover formações para alunos de graduação do curso de direito, assim como para professores, agentes de segurança pública, servidores públicos e

membros da sociedade civil com engajamento em projetos políticos e sociais em direitos humanos, orientando-se segundo as diretrizes internacionais e nacionais acerca

da “educação e treinamento em direitos humanos

Obs.: A periodicidade dos encontros é quinzenal e eventualmente serão realizadas atividades extra-classe.
Encontros nas Terça-Feiras às 15h, no Campus da Mooca (com possibilidade de mudança no segundo semestre, conforme horário da professora responsável)

Quando: 28/04/2020 a 10/11/2020 (Terça-feira)
Onde: São Judas MOOCA

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Empreendedorismo consciente

Direcionada para aqueles que pretendem empreender ou já empreendem com micro e pequenas empresas, a atividade proposta consiste em fornecer um conhecimento básico

sobre os principais aspectos do seu negócio, com destaque para noções jurídicas (alertando sobre questões trabalhistas, empresariais, consumeristas, tributárias,

ambientais, etc.) que possam contribuir para o sucesso do negócio.

Quando: 01/04/2020 a 24/06/2020 (Quarta-feira)
Onde: Campus Mooca e Campus Butantã

Edital

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Empregabilidade do Estudante Universitário

O aluno inscrito para esta atividade auxiliará no desenvolvimento e aplicação de ações, tais como palestras, rodas de conversa, workshops e oficinas para alunos

universitários desempregados

Quando: de 17/03/2020 a 23/06/2020 (Terça-feira)
Onde: Mooca LabPOT / Jabaquara sala a definir

Obs.: Os encontros do campus Jabaquara serão às quintas no período da tarde/noite

Inscreva-se


 

ESCRITÓRIO NAF (NÚCLEO DE APOIO FISCAL)

Promover a extensão para o desenvolvimento social do curso de gestão com projetos e programas aplicados no laboratório NAF (Núcleo de Apoio Fiscal). Qualificar os

discentes para o atendimento ao público para realização da demanda da Pessoa Física perante os serviços da Receita Federal e da Pessoa Jurídica MEI. Os discentes

contribuirão para elaboração e orientação do público carente.

Quando: de 02/03/2020 a 30/06/2020 (Segundas, terças e sextas-feiras)
Onde: LABORATÓRIO NAF I02B

Obs.: Os encontros de orientação serão realizados no período vespertino às 2ª ; 3ª e 6ª das 14 às 17 horas.

Edital

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Estágio de Observação

Estágio de observação para os alunos acompanharem o atendimento dos pacientes atendidos pelos alunos do segundo e terceiro anos do curso de Odontologia da USJT

Quando: 16/03/2020 a 22/06/2020 (Segunda-feira)
Onde: Clínica de Odontologia

No dia 02/03/20 já foram realizadas as reuniões com os alunos do matutino e do noturno para seleção dos interessados.

A inscrição é realizada diretamente na recepção da clínica de Odontologia


 

Estágio de observação e triagem de pacientes para a clínica de Fisioterapia da USJT

Os calouros acompanharção os alunos do último ano do curso nos atendimentos dos pacientes da clínica de Fisioterapia da USJT. Além disso, os alunos também farão

triagem de pacientes sob a supervisão dos professores.

Quando: 18/03/2020 a 17/06/2020 (Quarta-feira)
Onde: Clínica de Fisioterapia

A atividade será ofertada para os calouros da manhã e da noite, nos seus respectivos períodos de aula. A inscrição será realizada na recepção da clínica de

 

Estágio de Observação no Atendimento Nutricional

Os alunos irão observar o atendimento nutricional ambulatorial realizado em conjunto com a professora e os alunos do 5º e 6º. semestres do curso de Nutrição. São atendidos pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, outras doenças e gestantes, lactantes, lactentes, idosos que necessitem de orientação nutricional individualizada. Os pacientes fazem parte da comunidade da Mooca e/ou comunidade acadêmica e se inscrevem através do telefone. Durante o atendimento nutricional o estudante poderá observar como é realizada a entrevista alimentar, a avaliação nutricional, os instrumentos utilizados pelo nutricionista, observar reuniões de discussão de casos e interagir com colegas de outros semestres.

Data de início: 16/03/2020

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Fisioterapia da USJT

Recepção da Clínica de Fisioterapia


 

Fonética em Língua Inglesa

Oferecer aulas de fonética em Inglês para a comunidade em geral.

Quando: 25/03/2020 a 25/03/2020 (Quarta-feira)
Onde: USJT Mooca

Inscreva-se


 

Geração Saúde São Judas: Mobilização Social e Produção Do Conhecimento em Promoção da Saúde no SUS

O aluno inscrito no projeto desenvolverão ações com temas relacionados a Promoção da Saúde e melhoria da qualidade de Vida por meio de projetos voltados ao SUS, produção de solução digital para integrar os diversos projetos elaborados pelos alunos, bem como ações que estimulem a comunidade acadêmica a refletir sobre o auto cuidado e o bem estar comunitário.

Data de início: 06/04/2020

Inscreva-se

 


Grupo de ensino, pesquisa e extensão sobre identidade de gênero e orientação sexual – Universigênero

Trata-se de um Grupo de ensino, pesquisa e extensão que discutirá questões sobre identidade de gênero e orientação sexual; estimular os participantes a escrever

artigos e auxiliar na promoções de eventos sobre a temática; e, orientar e auxiliar à comunidade vulnerável que é interesse de estudo para Grupo (Mulheres cis, trans e

comunidade LGBTTQIA).

Obs.: *Vagas: Serão destinadas 20 vagas para Direito e 20 vagas para psicologia. ** Horário: das 17h às 19h; *** Horas Complementares: Serão concedidas 2hs por

encontro e nas atividades de campo serão computadas tantas aulas quantas sejam despendidas para tanto.

Quando: 30/04/2020 a 25/06/2020 (Quinta-feira)
Onde: Unidade Butantã

Edital Inscreva-se


 

Inglês Instrumental para leitura de textos acadêmicos

Curso de leitura em língua inglesa com foco em textos acadêmicos

Quando: 11/03/2020 a 13/05/2020 (Quarta-feira)
Onde: S04 B

Inscreva-se


 

INTEGRAÇÃO E OPORTUNIDADES SOCIAIS PARA COMUNIDADES DE IMIGRANTES RECENTES

O projeto visa capacitar alunos para assistir comunidades vulneráveis de imigrantes recentes na identificação de serviços sociais públicos e privados que permitam a

melhoria da qualidade de vida e a retenção digna em São Paulo. O Campus Mooca está inserido em importante eixo de vivência de comunidades de imigrantes recentes, em

especial vindos de países da América Latina, do Oriente Médio e da Ásia. Muitas dessas comunidades se encontram em situação de vulnerabilidade social, sofrendo

limitações linguísticas e culturais que prejudicam a sua permanência e o acesso a serviços públicos essenciais garantidos pela Constituição Federal. O escopo desse

projeto é identificar essas comunidades, estabelecer vínculos com elas, permitir a identificação de necessidades sócio-econômicas e direcioná-las a prestadores de

serviços públicos e sociais (ex. SEBRAE, Defensoria Pública, Secretaria de Direitos Humanos etc).

Quando: de 13/03/2020 a 06/06/2020 (Sexta-feira)
Onde: A definir

Obs.: Projeto de extensão dedicado aos alunos de Relações Internacionais

Inscreva-se


 

IR SOLIDÁRIO

Promover a extensão para o desenvolvimento social do curso de gestão com projetos e programas aplicados no laboratório NAF _ Núcleo de Apoio Fiscal. Qualificar os

discentes para o atendimento ao público para realização da Declaração do Imposto de Renda – IRRF 2020 pessoa física. Os discentes contribuirão para elaboração e

orientação do público em geral na realização da Declaração do Imposto de Renda – IRRF pessoa física.

Quando: de 22/04/2020 a 25/04/2020 (Sábado)
Onde: Auditório

Obs.: COMPOSIÇÃO: 30 ALUNOS POR DIA (são 04 dias de atendimento), distribuídos por estações: Recepção/Senha; Triagem dos documentos e orientação ao contribuinte;

Cadastro dos documentos, elaboração e envio da Declaração.

Edital

Inscreva-se


 

Jornalismo Social e Comunitário

O projeto tem como objetivo a produção de um jornal por alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública, com o auxílio de universitários do curso de jornalismo

da Universidade São Judas. Para que a proposta se concretize, os alunos da rede estadual, em uma primeira etapa, deverão fazer visitas técnicas monitoradas aos

laboratórios e estúdios da universidade para conhecer suas características e usos. Em um segundo momento, os graduandos de jornalismo da universidade deverão promover

oficinas de produção jornalística (produção e tratamento de imagem, texto, diagramação) para os estudantes secundaristas, de forma a possibilitar que eles mesmos

produzam seus próprios veículos de comunicação.

Quando: de 30/03/2020 a 10/06/2020 (Sexta-feira)
Onde: Laboratórios da São Judas e escola parceira

Edital Inscreva-se


 

LABORATÓRIO DE EMPREENDEDORISMO

Estimular a aplicação das competências adquiridas durante o curso e incentivar os discentes no desenvolvimento ?de seus próprios negócios e idéias para solução de

probl.mas atuais. Participantes serão treinados em metodologias de ideação, conceituação, validação e escalabilidade de soluções inovadoras. Entenderão o processo de

inovação aberta, aprendizado contínuo e captação de investidores. O resultado esperado é a estruturação e transformação das idéias iniciais em negócio viável, rentável

e que possa remediar dores e necessidades do mercado e população. Participantes concluirão as oficinas produzindo material acadêmico, promovendo conhecimento

científico em formato de estudo de caso.

Quando: 16/03/2020 a 30/06/2020 (Segunda-feira)
Onde: A DENIFIR

Obs.: Segunda-feira pré aula das 18 às 19h.

Inscreva-se


 

Laboratório de estudos e pesquisa em ciências transdisciplinares da saúde e do exercício

Investigações científicas sobre fenômenos relacionados a saúde e ao exercício, contribuindo com a aprendizagem cientifica dos membros.

Quando: 09/03/2020 a 08/12/2020 (Segunda-feira)
Onde: Unidade Guarulhos

Inscreva-se


 

LEJA – Letramento e Educação de Jovens e Adultos

Aulas de alfabetização e matemática para idosos entre 45 a 80 anos.

Quando: de 04/02/2020 a 28/05/2020 (Terça-feira)
Onde: USJT Mooca

Inscreva-se


 

LIBRAS

Oferecer noções básicas da Língua Brasileira de Sinais.

Quando: 06/04/2020 a 01/06/2020 (Segunda-feira)
Onde: USJT Mooca

Inscreva-se


 

LISE – Liga interdisciplinar de saúde do envelhecimento

Formações em saúde interdisciplinar (palestras e ações extensionistas)

Quando: 16/08/2020 a 08/12/2020 (Quarta-feira)
Onde: Unidade Mooca

Inscreva-se


 

Maratona de Programação

Treinamento para a competição Nacional de Programação bem como realização de competição interna intermediária nos mesmos moldes de Maratona Nacional.

Quando: 09/05/2020 (Terça-feira)
Onde: Laboratório de Informática 107H – Mooca

Obs.: Para maiores detalhes fazer contato com o professor Igor através do e-mail igor.felix@usjt.br.

Edital

Inscreva-se


 

Medicina veterinária educa

A programação do projeto de Extensão do curso de Medicina Veterinária se adaptou ao momento do país de restrição presencial. O objetivo principal do projeto é de ser canal de informação e capacitação na área da Medicina Veterinária, utilizando essencialmente meios de comunicação virtual, em formatos de oficinas, forúns de debates com assuntos de extrema importância nesse momento para a o desenvolvimento da profissão e oportunidades em momento de crise para a continuidade dos serviços prestados, possibilidades de reinvenção e retomada após a crise nas grandes áreas de atuação do Médico Veterinário.

Quando: 31/03/2020 a 29/04/2020

Edital


 

Medicina Veterinária – Visita Técnica

Em continuidade às ações desenvolvidas pela coordenação do curso, Milena Rodrigues Soares, e em apoio concedido pelos docentes do curso de Medicina veterinária Thaís Cruz Alves Santos, Simone Rodrigues Ambrosio, Fabiola Eloisa Setim Prioste, Ana Paula Miranda Mundim Pombo, Marcio Augusto Ferreira, Thais Fernanda da Silva Machado Camargo, desenvolvem-se as ações de visitas técnicas do primeiro semestre de 2020. Tendo em face o isolamento social devido à pandemia pelo coronavírus e determinações de suspensão de atividades presenciais pelo governador do Estado de São Paulo, serão realizadas visitas técnicas transmitidas ao vivo.Saiba Mais


 

Mente em Ação: Meditação e Ciências na São Judas

O aluno inscrito no projeto desenvolverá ações com temas relacionados a “Meditação e Ciências” por meio de encontros, rodas de conversa, palestras, mídias, bem como práticas que compreendem um conjunto de técnicas que possibilitam treinar a focalização da atenção plena à consciência do momento presente.

Data de início: 04/04/2020

Inscreva-se


 

Monitoramento e notificação de animais sinantrópicos

Monitoramento e notificação de espécies de animais vertebrados e invertebrados existentes no bairro da Mooca, visando a existência de espécies de interesse em saúde.

Quando: 23/03/2020 a 08/12/2020 (Segunda-feira)
Onde: Unidade Mooca – sala acervo de zoologia 701-E

Inscreva-se


 

Nivia Marcello

Realização de tradução e versão nos pares de idiomas português e inglês

Quando: 09/03/2020 a 09/03/2020 (Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira)
Onde: Sala s 03 B

Inscreva-se pelo email nivia.marcello@saojudas.br


 

PAISAGENS SONORAS: Bem-estar psíquico e panorama sonoro do Parque da Mooca

O projeto tem como objetivo conduzir uma pesquisa de campo voltada à produção e observação crítica de uma experiência de paisagem sonora para os usuários do Parque da

Mooca. Por meio de entrevistas, coleta de informações e visitas técnicas com alunos dos cursos de Comunicação, combinadas a estudos do público usuário e aspectos

psicossociais, serão desenvolvidas entregas, como uma playlists com trilhas originais e/ou públicas adequadas ao uso do Parque e o estudo da experiência sonora de quem

o frequenta.

Quando: de 01/04/2020 a 01/12/2020 (Segunda-feira)
Onde: Mooca

Obs.: Inscrição aberta a alunos de todos os semestres e campi. Horário de atividades podem ser flexíveis de acordo com a origem e carga horária do aluno.

Edital Inscreva-se


 

PLE – Português como Língua Estrangeira

Aulas de Português para refugiados do Oriente e da América Latina.

Quando: de 17/02/2020 a 28/05/2020 (Terça-feira)
Onde: USJT Mooca

Inscreva-se


 

Praticas integrativas do SUS

Tratamento e prevenção de doenças através de praticas integrativas e complementares oferecidos a comunidade da USJT

Obs.: O projeto acontece desde 2016.

Quando: 01/03/2020 a 08/12/2020 (Segunda-feira, Terça-feira)
Onde: Unidade Mooca

Inscreva-se


 

Primeiros Socorros na Escola

O Projeto trata de Divulgação e Orientação Jurídico/Popular à comunidade do Butantã , em especial,  nas associações de bairros por meio  material didático próprio como folhetos explicativos, cartilhas e afins. O objetivo do projeto é orientar os moradores do entorno da faculdade – mediante a difusão de informações/esclarecimentos –  sobre quais são e onde se localizam os Órgãos Essenciais à Justiça. O objetivo do projeto é orientá-los às autoridades competentes com intuito de promover a democratização de direitos. Os estudantes de direito em parceria com os demais estudantes de comunicação social através de folhetos explicativos, cartilhas ou afins orientarão e encaminharão os jurisdicionados aos órgãos essenciais à justiça. Para garantir a efetividade desse encaminhamento, pretende-se firmar parceria com a coordenação do Núcleo de Defesa da Violência Doméstica e de Direitos Humanos do Ministério Público do Forum Regional do Butantã além de outros órgãos que fomentem políticas públicas.

Data de início: 02/05/2020

Inscreva-se


 

Projeto Academia de Líderes

O aluno participante no projeto desenvolverá e aplicará ações com temas relacionados à liderança dentro das organizações, tais como roda de conversa, palestras,

workshop, treinamento para preparação de lideranças de pequenas e médias empresas.

Quando: 16/03/2020 a 26/06/2020 (Segunda-feira)
Onde: LabPOT

Inscreva-se


 

Projeto Bueno Brandão

Bueno Brandão é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na microrregião de Pouso Alegre. Segundo o IBGE, sua população é de 11 233 habitantes, possuindo área total de 356,0 km², com área urbana não maior que 25,0km² e a densidade demográfica, de 30,92 hab/km².
Sua principal atração é o turismo ecológico, principalmente por suas cachoeiras. Localizado na Serra da Mantiqueira, com altitudes de até 1600m (sede municipal a 1200m), possui clima tropical de altitude, com média anual de temperaturas de 16,5 °C, com máxima no verão de 32 °C e mínimas de até -4 °C nos invernos mais rigorosos.
Sua história, bem como das outras cidades sul mineiras, está relacionada ao desbravamento do interior do Brasil pelos bandeirantes em busca do “sertão”, logo após a proclamação da Independência, sua ocupação e história já soma quase 200 anos, mas antes da vinda deles já existia um pequeno povoado, cortado pelo Ribeirão das Antas, assim nomeado pela grande quantidade desses animais em suas margens.
Com a ocupação bandeirista, foi erguida Capela dedicada ao Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, em referência a uma imagem trazida pelo português Patrício José Joaquim de Miranda em 1800, dando origem ao primeiro nome do povoado: Bom Jesus da Pedra Fria.
Em 1850, o frei italiano Eugênio Maria de Gênova, ao se instalar na região para pregar as Santas Missões, deparou com um local cercado por montanhas e vales, de casebres simples e um clima ameno, sugerindo a mudança do nome do povoado para Bom Jesus do Campo Místico, porém, em 01 de julho do mesmo ano, o povoado passou a categoria de distrito de Pouso Alegre, recebendo o nome de Campo Místico.
O município se desenvolveu baseado, sobretudo, no cultivo do café e da batata inglesa, fatores decisivos para a emancipação administrativa. Em 17 de dezembro de 1938, foi criado o município e chamar Bueno Brandão, em homenagem ao ex-governador do Estado de Minas Gerais, Sr. Júlio Bueno Brandão.
Repleta de bens materiais e imateriais oriundos dessa riquíssima trajetória, Bueno Brandão também possui exuberante patrimônio natural, somando mais de 60 cachoeiras catalogadas, sendo o município que mais possui cachoeiras no Brasil.
Considerando as políticas de extensão universitária propostas pela Universidade São Judas, “fundamentais para o enriquecimento curricular, renovação didática e ampliação da sala de aula, possibilitando protagonismo, autonomia, trabalho em equipes multidisciplinares, consciência cidadã, interdisciplinaridade, desenvolvimento pautado em resolução de problemas reais, ampliação dos saberes acadêmicos e das habilidades socioemocionais”, vide Políticas de Extensão da USJT/2020, foi firmado TERMO DE ACORDO E COOPERAÇÃO TÉCNICA E ACADÊMICA entre o município de Bueno Brandão/MG e a Universidade São Judas, em especial, pela coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Este Termo e Acordo tem como objetivo a conjugação de esforços entre os partícipes visando o desenvolvimento de projetos e pesquisas, tendo por finalidade subsidiar as ações do município voltadas à implementação de projetos de desenvolvimento urbano, incluindo habitação, patrimônio cultural, mobilidade urbana, acessibilidade, equipamentos públicos e paisagem urbana, de modo a promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade, bem como a preservação, a conservação e a recuperação do meio urbano e das relações de cidadania, convergentes com as políticas de extensão da USJT, quanto ao processo de difusão e socialização do conhecimento, permitindo vínculos dialógicos entre o meio científico e os segmentos sociais, além de proporcionar o entendimento e o atendimento das demandas da comunidade
Esta possibilidade atende as necessidades enquanto a prática efetiva dos conhecimentos acadêmicos, bem como ao atendimento da comunidade local, envolvendo alunos de todos os ciclos do curso de arquitetura e urbanismo de todos os campus da São Judas, com certificação de estágio e atividades complementares aos participantes, emitido em conjunto entre a Prefeitura de Bueno Brandão e a Universidade.
São previstos projetos na área urbana, como o planejamento da rua direita, praça Coronel Bueno conectando com praça Virgílio de Melo Franco, criação de Parque Linear em Área da Varzea, criação de Pórticos de entrada da cidade, elaboração de mobiliário urbano, placas de identificação turísticas, e diretrizes para atualização do plano diretor municipal.
Pelo presente projeto de extensão, e obedecendo ao Termo de Acordo entre a Universidade São Judas e a Prefeitura de Bueno Brandão, ficam preservadas as responsabilidades descritas abaixo:
Cabe a Universidade São Judas
a) Divulgar junto ao seu corpo discente a oportunidade de estágio a ser concedido, tanto no que se refere às suas especificações, quanto ao número de vagas e respectiva contraprestação que venha a ser acordada;
b) Fornecer, informações acerca da vida acadêmica do estudante estagiário;
c) Intervir no Termo de Compromisso que será celebrado entre a Universidade e o estudante, na forma da lei;
d) Designar um professor orientador da área a ser desenvolvida no estágio, como responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário;
f) Comunicar à Prefeitura as datas de realização de avaliações escolares ou acadêmicas;
g) Elaborar normas complementares e instrumentos de avaliação dos estágios de seus educandos
Cabe a Prefeitura de Bueno Brandão:
a) Conceder oportunidades de estágio em sua área de atuação, proporcionando aos estudantes estagiários todas as condições de vivenciar o aprendizado e adquirir experiência prática;
b) Selecionar os alunos encaminhados pela Universidade, candidatos às vagas de estágio;
c) Celebrar com cada estagiário um Termo de Compromisso, elaborado em conformidade com a legislação vigente;
d) Ofertar instalações que tenham condições de proporcionar ao educando atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, incluindo-se neste as acomodações nas etapas de visita de campo;
e) Fornecer transporte para o estagiário, quando na necessidade de visitas técnicas;
f) Responsabilizar pelo cumprimento da legislação relacionada à saúde e segurança do trabalho que deverá aplicar-se ao estagiário;
g) Indicar funcionário de seu quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional, para orientar e supervisionar até 10 (dez) estagiários simultaneamente;
h) Elaborar plano de atividades de acordo com a contextualização curricular, que será incorporado ao termo de compromisso por meio de aditivos à medida que for avaliado, progressivamente o desempenho do estudante;
i) Enviar com periodicidade mínima de 6 (seis) meses, relatório das atividades desenvolvidas pelo estagiário;
j) Verificar e acompanhar a assiduidade do estudante estagiário através do registro de frequência;
k) Entregar termo de realização do estágio com indicação resumida das atividades desenvolvidas, dos períodos e da avaliação de desempenho, por ocasião do desligamento do estagiário.
Nos termos do artigo 9º, inciso IV e parágrafo único da Lei 11.788/2010, será de obrigação da Universidade, contratar em favor dos estagiários, seguro de acidentes pessoais que tenham como causa direta o desempenho das atividades decorrentes do estágio, cuja apólice seja compatível com o mercado.
Com o desenvolvimento deste Projeto de Extensão Universitária, pretende-se realizar projetos e pesquisas, tendo por finalidade a promoção da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos residentes nas unidades pluri-habitacionais, integrando de fato e de Direito essa área ao restante da cidade.
Ademais, e por conta da multidisciplinariedade dos trabalhos, busca-se garantir a dignidade da pessoa humana, bem como o cumprimento da função social da propriedade e o Direito à Cidade, princípios estabelecidos na Constituição Federal e no Estatuto das Cidades.
Também pode ser consignado que a melhoria do espaço urbano trará benefícios à população em geral, não se restringindo, destarte, aos moradores da região em comento, promovendo o protagonismo do aluno, dado pelo empoderamento de cada grupo na elaboração e realização dos trabalhos e projetos desenvolvidos.

Data de início: 15/08/2020

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Projeto de Extensão: Comunicação e Direito Folha Dirigida São Judas/Butantã : Notícias Para Divulgação, Aconselhamento e Participação

O Projeto trata de Divulgação e Orientação Jurídico/Popular à comunidade do Butantã , em especial,  nas associações de bairros por meio  material didático próprio como folhetos explicativos, cartilhas e afins. O objetivo do projeto é orientar os moradores do entorno da faculdade – mediante a difusão de informações/esclarecimentos –  sobre quais são e onde se localizam os Órgãos Essenciais à Justiça. O objetivo do projeto é orientá-los às autoridades competentes com intuito de promover a democratização de direitos. Os estudantes de direito em parceria com os demais estudantes de comunicação social através de folhetos explicativos, cartilhas ou afins orientarão e encaminharão os jurisdicionados aos órgãos essenciais à justiça. Para garantir a efetividade desse encaminhamento, pretende-se firmar parceria com a coordenação do Núcleo de Defesa da Violência Doméstica e de Direitos Humanos do Ministério Público do Forum Regional do Butantã além de outros órgãos que fomentem políticas públicas.

Data de início: 02/05/2020

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PROJETO DE EXTENSÃO EMPREGA 2.0 (MENTORIA DE CURRÍCULO E DICAS DE LINKEDIN)

Promover a extensão para o desenvolvimento social do curso de gestão mediante projeto aplicado para mentoria de currículo e dicas sobre as questões que envolvem o

mercado de trabalho, bem como as competências mais requeridas pelas organizações. Qualificar os discentes para o atendimento da demanda de dicas sobre currículo para a

comunidade. Os discentes contribuirão, portanto, para auxiliar a comunidade com dicas sobre currículo e o mercado de trabalho, bem como inseri-los em grupo de whatsapp

solidário para vagas de emprego.

Quando: de 02/03/2020 a 25/06/2020 (Quinta-feira)
Onde: LABORATÓRIO de INFORMÁTICA – BLOCO H MOOCA

Obs.: ENCONTROS: Todas as quintas, das 12h30 às 13h30 ou todas as quintas, das 18h00 às 19h00.

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PROJETO DE FINANÇAS PESSOAIS

Projeto de extensão para a capacitação de multiplicadores para levar para a comunidade interna e externa e escolas do ensino médio uma orientação sobre finanças

pessoais. Qualificar os discentes para o atendimento ao público e confecção de material didático (apostila), na orientação sobre o planejamento financeiro pessoal, da

família, investimentos, dívidas e empréstimos, aumentando o controle sobre nossas finanças e ser capaz de traçar metas e planos para investimentos futuros.

Quando: de 02/03/2020 a 30/06/2020 (Sábado)
Onde: LABORATÓRIO DE GESTÃO – SALA – i02B

Obs.: Encontros semanais em 3 horários distintos.

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PROJETO DE MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

Projeto de extensão para a capacitação de multiplicadores para levar para a comunidade interna e externa e escolas do ensino médio uma orientação sobre mercado

financeiro e de capitais. Qualificar os discentes para o atendimento ao público, na orientação sobre a simulação de situações vinculadas ao mercado financeiro de

investimentos. Estaremos utilizando o software Economática na elaboração de carteira de investimento, avaliação e performance de carteira de investimento e de papéis.

Quando: de 03/03/2020 a 30/06/2020 (Terça-feira)
Onde: LABORATÓRIO DE GESTÃO – SALA – i02B

Obs.: O projeto ocorre em 2 horários distintos: * Terças-feiras: das 18h às 19h, * Sábados: das 09h às 10h

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PROJETO DE PESQUISA DE CESTA BÁSICA

Promover a extensão para o desenvolvimento do interesse e capacitação para incentivo à pesquisa. Os discentes serão treinados e realizarão pesquisa de campo. Aplicarão

metodologias de pesquisas de campo para criação de um indicador econômico local (cesta básica) que interessa a toda comunidade. As etapas envolvem o treinamento para

pesquisa de campo e análise dos dados e divulgação de resultados.

Quando: de 02/03/2020 a 30/06/2020 (Sábado)
Onde: LABORATÓRIO DE GESTÃO – SALA – i02B

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PROJETO DE PESQUISA DE CESTA BÁSICA

Promover a extensão para o desenvolvimento do interesse e capacitação para incentivo à pesquisa. Os discentes serão treinados e realizarão pesquisa de campo. Aplicarão

metodologias de pesquisas de campo para criação de um indicador econômico local (cesta básica) que interessa a toda comunidade. As etapas envolvem o treinamento para

pesquisa de campo e análise dos dados e divulgação de resultados.

Quando: de 02/03/2020 a 30/06/2020 (Sábado)
Onde: LABORATÓRIO DE GESTÃO na MOOCA – SALA – i02B

Obs.: Oportunidade aberta aos cursos de Gestão da Unidade Butantã com orientação realizada na Mooca no Laboratório de Gestão.

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Projeto Educação em Saúde

Orientações de caráter preventivo e de conscientização para alunos de nível básico e médio de escolas públicas e particulares do estado de São Paulo.

Quando: 02/04/2020 a 08/12/2020 (Sexta-feira)
Onde: Unidade Mooca; Unidade São Bernardo; Unidade Guarulhos

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PROJETO SÃO JUDAS VIVA E ORGÂNICA: “A ocupação de espaços ociosos em áreas de convívio e aprendizagem”

I. Introdução e Justificativas
O século XXI tem se apresentado de modo desafiador sob diferentes aspectos. A informatização de maneira integrativa, globalizada rompe paradigmas importantes como a hierarquização e o restritivo acesso à informação.
No mundo contemporâneo, a velocidade dos fluxos tende a abalar a estrutura de tempo do homem histórico, com comprometimento de sua memória e do caráter ontológico de sua existência.
No âmbito educacional, embora exerça uma facilidade na comunicação e seja uma ferramenta encantadora no processo de ensino-aprendizagem, a informação digital unicamente não garante a detenção e a aplicação de saberes necessários à formação dos alunos e profissionais. Tampouco a exclusividade da aula expositiva, unidirecionada.
Assim, sob as abordagens supracitadas, preconiza-se a integração, através de conteúdos interdisciplinares e metodologias diversas, não só tecnológicas, mas também ativas, para a consolidação e a propagação do conhecimento em diferentes níveis da educação.
Tratando-se de ensino superior, as universidades brasileiras, além das atividades didáticas e de pesquisa, desempenham também um importante papel social, previsto na Constituição Federal:

Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Dentre a tríade indissolúvel supracitada, ensino e pesquisa são as atividades mais conhecidas socialmente e até mesmo pelo corpo discente, uma vez que ocorrem primordialmente em ambiente acadêmico.
No entanto, as atividades de extensão devem receber igualdade de tratamento por parte das instituições de ensino e estimular a autonomia do discente, propiciando atividades inclusivas e da prática profissional, incentivando o protagonismo e a autonomia usando metodologias inovadoras em favor do desenvolvimento de habilidades, provocando os universitários a interagir com a comunidade do entorno e ressaltando seu papel social.
E é com este propósito que a Universidade São Judas, com o objetivo de promover atividades de extensão, através de metodologias diversificadas, apresenta o projeto interdisciplinar e integrativo denominado “São Judas Viva e Orgânica”.
Neste, os cursos da área da saúde, incluindo Ciências Biológicas, Farmácia e Nutrição, juntamente com a Arquitetura e a Engenharia Civil, visam implantar e solidificar o cultivo orgânico e o consumo consciente, bem como a prática integrativa da Farmácia Viva (preconizada pelo Sistema Único de Saúde – SUS), associados à sustentabilidade em âmbitos diversos.
Em tempos de cultivo de larga escala, com uso indiscriminado de agrotóxicos, potencializando o desenvolvimento de patologias severas, como o câncer, torna-se necessária conscientização da população.
A universidade, em sua tríade ensino, pesquisa e extensão, desempenha papel fundamental para a educação de seus alunos e o envolvimento da sociedade civil, tanto no cultivo, como na alimentação, orientado pelos professores dos cursos de Ciências Biológicas e Nutrição, respectivamente.
Adicionalmente, teremos também a implantação da Farmácia Viva I, com cultivo e dispensação de plantas medicinais, baseado em levantamento etnofarmacológico, com espécies referenciadas pelos professores farmacêuticos da instituição e identificadas por cromatografia gasosa, sustentado pelos conhecimentos químicos e botânicos.
Neste contexto, torna-se urgente o desenvolvimento de práticas e hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis. Assim, o cultivo orgânico, através da implantação de horta urbana orgânica possibilita a aquisição de conteúdo, habilidades e atitudes importantes para profissionais de diferentes áreas e a Farmácia Viva I o resgate cultural e tradicional de nossos povos formadores, como práticas integrativas preconizadas pelo SUS.
Na nossa relação com o mundo estamos sempre em contato com redes de signos que medeiam as interpretações. O ambiente apresenta-se como um aglomerado de signos: traços, tamanho, cor, textura, aromas, sons, formas, ao mesmo tempo e paradoxalmente, juntos e dispersos, visto que não há convenção que os organize. Nesse emaranhado sígnico germinam e se estabelecem as relações que movem a vida cotidiana, de forma aparentemente natural e praticamente imperceptível.
Não enxergamos o ar, mas o respiramos, o que desencadeia uma infinidade de outros processos internos, não menos indispensáveis. Toda essa ação, que geralmente não dura mais que um simples segundo e envolve grande complexidade, apresentamos aqui como uma metáfora para o que acontece com os processos de apreensão e interpretação dos signos a que estamos submetidos em cada ato de pensamento.
Assim, consideramos que a aprendizagem está intimamente relacionada à habilidade do indivíduo de planejar e organizar seu comportamento. Para isso é necessário que a informação sensorial trazida pelo meio ambiente e pelo movimento de seu corpo seja recebida e processada em seu sistema nervoso central.
O cérebro recebe constantemente grandes quantidades de informações por meio dos sentidos, e a proximidade e o contato direto com os elementos promove melhor percepção e absorção dos dados necessários para a formulação de conceitos e teses.
Desde a idealização da diretoria da Unidade Mooca e da Coordenação e do Corpo Docente dos Cursos de Ciências Biológicas, Farmácia e Nutrição, bem como a viabilização, elaboração e execução desempenhados por docentes e discentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e da Engenharia Civil, a visão e o protagonismo deste projeto da Universidade São Judas baseiam-se na economia orgânica sustentável com visão ecológica, alimentar, cultural, nutricional e solidária, atingindo a tríade ensino, pesquisa e extensão. Visa também dar acesso de todos os participantes aos alimentos e plantas medicinais frescas e saudáveis, promovendo a participação efetiva dos voluntários da horta em sua gestão.

II. Objetivos Gerais
O projeto tem por objetivo a criação de uma área de permanência e sociabilização, mas principalmente de um laboratório multidisciplinar que consiga atender diversos cursos como Ciências Biológicas, Farmácia, Biomedicina, Nutrição e Arquitetura e Urbanismo.
O local escolhido é propício para a criação de um conceito de permeabilidade acadêmica entre cursos distintos, transformando o espaço em uma grande área de convívio, estudos direcionados e compartilhados, e acima de tudo, uma área de lazer para os alunos e funcionários da universidade.
Em projeção futura, objetiva também a aquaponia, apicultura e a compostagem, visando a sustentabilidade, justificados pela economia de água, a menor agressão à natureza e o reaproveitamento reduzem o desperdício e criam um sistema autossuficiente.

III. Objetivos Específicos
• Promover o convívio multidisciplinar e a integração de conteúdos diversos;
• Desenvolver habilidades e atitudes imprescindíveis para sua atuação profissional;
• Estimular hábitos alimentares saudáveis e o consumo sustentável;
• Capacitar a análise de problemas através de situações reais;
• Propiciar o desenvolvimento de habilidades essenciais para o convívio social e a aptidão para situações diversas no mercado de trabalho.

IV. Materiais e Métodos
A horta urbana orgânica e a Farmácia Viva serão implantadas no terraço dos blocos D e E da Universidade São Judas, Campus Mooca, São Paulo, SP, Brasil.
A montagem, manutenção, plantio e colheita serão feitos por alunos dos cursos envolvidos no projeto, sob a mentoria dos respectivos professores de área, sendo a atividade considerada como aprendizagem prática, propondo interface muito com a comunidade do entorno através de programas envolvendo tanto pessoas idosas, com as quais a universidade já possui parceria, quanto as crianças de escolas no entorno, que poderão visitar o espaço e adquirir conhecimentos e novas experiências de diversas áreas em um único espaço.
Além do exposto, pretende-se que no espaço seja possível motivador de atividades de inovação, ensino, pesquisa e extensão, inicialmente através da micro agricultura orgânica e sustentável, horta e apiário urbano e cultivo de plantas medicinais e aromáticas para uma “farmácia viva”.
Serão observados critérios e métodos de plantio, manutenção e colheita realizados de acordo com a especificidade de cada planta, respeitando a sazonalidade e a característica climática local, com adaptações do espaço utilizado através de recursos naturais e industrializados específicos para a excelência do projeto.
O projeto prevê a criação do sistema integrado de produção orgânica, composto por espaços convencionais para plantio, redes de hidroponia e aquaponia, a solução com nutrientes é utilizada durante o tempo necessário, considerando apenas o fluxo necessário para levar o nutriente ao cultivo.
Para a execução de infra estrutura para implantação do projeto, serão necessários os seguintes materiais:
• caixas d´água;
• floreiras;
• susbtrato (cascalho, húmus, areia, argila);
• mangueiras de drenagem;
• sombrite e suportes metálicos;
• ferramentas de jardinagem;
• sementes e mudas orgânicas certificadas;
• bancadas de trabalhos manuais;
• sistemas elétricos e hidráulicos.
Para melhor uso do espaço, e não causar sobrecarga nas estruturas existentes, serão utilizados sistemas verticalizados, o que favorecem mobilidade e aproveitamento integral da área, além da independência do uso do solo, principal fator que influencia na mobilidade dos cultivos, sendo considerado apenas fatores climáticos e de logística sazonal das espécies.
Uma integração de tecnologia e natureza promovendo insumos acadêmicos interdisciplinares e elementos com desenvolvimento acompanhado em tempo real para a produção.

Data de início: 10/08/2020

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Qualidade de Vida e Longevidade Ativa

Este projeto visa incorporar ações interdisciplinares que promovam a prevenção de quedas e a qualidade de vida, mediada pelo binômio alimentação e atividade física em

idosas participantes da Organização Moocanda do Parque da Mooca.

Quando: de 08/04/2020 a 10/06/2020 (Quarta-feira)
Onde: Moocanda

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Reforço Escolar para Ensino Fundamental

Oferecer aulas de reforço pedagógico para alunos de EF.

Quando: de 07/04/2020 a 05/06/2020 (Terça-feira)
Onde: USJT

Obs.: As salas serão definidas depois.

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São Judas Jr. – Engenharia

Empresa de Engenharia Junior da USJT sem fins lucrativos, visando implementar soluções e projetos de baixo custo nas diferentes áreas das Engenharias pelos nossos

melhores alunos.

Quando: 27/02/2020 a 18/12/2020 (Quinta-feira)
Onde: Mooca

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USJT Baja SAE

O Baja é um veículo off road monoposto construído pelos alunos da São Judas para participação em competições entre universidades, promovidas pela SAE (Sociedade da

Engenhara da Mobilidade do Brasil).

Quando: de 30/03/2020 a 31/07/2020 (Sábado)
Onde: Laboratório do Baja, subsolo Bloco C – Mooca

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Vidas On-line – Redes Sociais e Sofrimento Psíquico

Alinhados a subjetividade da nossa época, os psicólogos não podem negar a influência da vida on line (redes sociais e outras plataformas) na nossa vida cotidiana. Se as vidas on-line surgiram apenas como diversão, hoje ocupa um lugar central na vida das pessoas. Com isso, e inevitavelmente, as redes sociais transformaram-se em uma fonte de sofrimento e angústia constante para as pessoas, principalmente para os mais jovens. O objetivo dessas rodas de conversas será exatamente caminhar nessa direção, perguntando se é possível equilibrar as redes sociais com a saúde psíquica.

Data de início: 02/04/2020

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Vivências Acadêmicas e Saúde Mental

O aluno inscrito no projeto elaborará pesquisa sobre as vivências acadêmicas e seu impacto na saúde mental do aluno universitário, propondo ao final oficinas de promoção de saúde.

Data de início: 30/03/2020

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Projetos de Extensão de 2017

  • Varal de Calçada
  • Paraciclo
  • Castramóvel
  • Campanha de saúde bucal de cães
  • Câmera na rua
  • Uniarte
  • Santa Cruz dos Navegantes
  • O audiovisual e a formação da consciência
  • Programa Nota 7
  • Xeppa in Box
  • Baile dos Idosos
  • Educação em Saúde
  • Transformando a beleza
  • Semana do Consumidor
  • Projeto Imposto de Renda
  • Projeto Oficinas Maker
  • Cafeína
  • Dia Mundial da Água

Cuidado do Entorno – Cortiço das áreas Centro de Santos

A Unimonte tem o compromisso de entender as necessidades do mercado como fonte de melhoria do processo de formação de seu aluno, estimulando o aprendizado pela prática, promovendo o desenvolvimento social e a empregabilidade. Dessa forma, o Programa Cuidar do Entorno atua diretamente com a comunidade próxima à Unimonte, mais especificamente em uma área tradicional da cidade, formada por cortiços, e cujos moradores são vistos como pessoas em situação de vulnerabilidade social. As ações estão pautadas no desenvolvimento social, inclusão, capacitação e geração de renda.


 

Campanha da Responsabilidade Social

Realizada desde 2013, a Campanha da Responsabilidade Social abraça nossa vocação como Instituição de Ensino, além de promover estreita ligação e indissociabilidade da tríade Ensino/Pesquisa/Extensão. Por meio deste projeto, docentes e discentes colocam saberes em circulação, aproximando a comunidade da universidade. Ao participar da Campanha da “Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular” promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a Unimonte realiza anualmente em suas instalações o Dia da Reponsabilidade Social cujo propósito é o de dar visibilidade às atividades nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas pelas IES. O selo “Instituição Socialmente Responsável” concedido perante o registro e confirmação das atividades perante a ABMES é a confirmação da conduta e o reconhecimento do compromisso adotado pelo Unimonte.

Em 2017, o evento foi realizado na Escola Municipal Andradas II, dentro da comunidade do BNH, no Bairro Aparecida, em Santos. Fizemos uma parceria com o Projeto Minha Comunidade, da ONG União de Amparo a Comunidade de Escolas Públicas, que já atua com atividades em escolas públicas.


 

Brinquedoteca

Neste espaço, os futuros licenciados poderão ampliar seus conhecimentos teórico-práticos a respeito do desenvolvimento infantil, reconhecendo a diversidade de jogos (simbólicos e de regras), suas características e contribuições para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e sócio-afetivo da criança. Em contato com as crianças de diferentes faixas etárias, recebidas neste espaço de ludicidade, poderão apurar suas técnicas de observação do brincar, do diálogo, da intervenção e interação com o universo infantil de uma forma mais sistematizada.

Também os professores dos cursos, no trabalho de supervisão das atividades desenvolvidas pelos alunos da graduação, encontram na Brinquedoteca uma possibilidade de aprimoramento de seu fazer cotidiano e de sua formação como docentes-pesquisadores, na medida em que se torna viável, por meio do trabalho ali desenvolvido, pensar práticas investigativas que favoreçam a produção de conhecimento no âmbito da ciência da Pedagogia, o que promove a necessária articulação entre ensino, pesquisa e extensão.


 

Saúde e Vida (Unimonte contra o Aedes aegypti)

No Programa de Extensão Saúde e Vida, da linha Endemias e Epidemias, foi iniciado o Programa de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, com o objetivo de diminuir os focos de mosquitos no entorno da Unimonte, envolvendo todos os cursos. O programa é constituído de diversas fases e foi iniciado com a sensibilização dos alunos, apresentando os números e os prognósticos. A proposta é desenvolver ações de conscientização e engajamento da comunidade, de forma contínua e multiplicadora.


 

Núcleo Experimental de Produção Audiovisual – NEPAV

Proposto em 2011, sua primeira formação organizada passou a acontecer no final do mesmo ano. Conta com uma equipe de alunos/estagiários e alunos voluntários que queiram participar do projeto. A seleção é realizada por meio da análise de currículo e entrevista com a coordenação.

O objetivo é proporcionar aos alunos oportunidade de produzir trabalhos em todos os processos de produção, aumentando a experiência, a vivência prática, sob supervisão de professores e profissionais capacitados. Focalizado na sua principal característica de experimentação, o NEPAV busca desenvolver novas técnicas e criar projetos paralelos a proposta pedagógica do curso, que possam agregar à formação dos discentes.


 

Grupo de Teatro Unimonte

Preocupados em preservar, valorizar e compartilhar as áreas artísticas, culturais, sociais e educacionais da Unimonte, o grupo de teatro foi criado pela possibilidade de extensão do território acadêmico, da sala de aula ampliada, e o seu diálogo direto com a região em que a IES está inserta.

O Grupo de Teatro Unimonte tem por objetivo envolver professores, funcionários e acadêmicos da Instituição em atividades de caráter artístico, cultural e comunitário, estimulando-os à integração social e oportunizando aos profissionais e acadêmicos a atuação como elementos transformadores da sociedade. O Grupo já fez intervenção no próprio pátio, apresentou-se no auditório e também fez uma participação no Festival de Cenas Teatrais de Santos, que acontece, tradicionalmente, na cidade há 21 anos, indo ao encontro da população como forma de integração com a sociedade.


 

Dínamo

O Dínamo – Dispositivo de Inovação e Aprendizado Unimonte – é um espaço amplo de aprendizado e prototipagem, que conta com laboratórios modernos e com espaços para a criação e elaboração de projetos em diferentes campos do conhecimento. O espaço conta também com a participação de startups apoiadas pelo Grupo Anima.

Desde o segundo semestre de 2017, o Dínamo abriu suas portas para a utilização gratuita de seus laboratórios maker, com destaque para o suporte de demandas para a idealização, modelagem e produção dos produtos a partir de impressão 3D.

Confira o vídeo de comemoração 1 de ano do Dínamo:


 

Núcleo de Práticas Jurídicas

No Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) é desenvolvido o estágio supervisionado de prática jurídica, a partir do sétimo semestre do curso, e tem por escopo qualificar o aluno do curso de Direito para o exercício profissional, propiciando-lhe o aprendizado das práticas jurídicas e da ética profissional, por meio do Escritório Modelo que funciona como um escritório de advocacia, oferecendo atendimento jurídico e assistência judicial à população carente de Santos e região metropolitana, conforme a demanda.

Confira um dos casos resolvidos pelos alunos do NPJ:


 

Centro Médico Veterinário

O Centro Médico Veterinário da Unimonte realiza atendimentos para a comunidade acadêmica e para os moradores do entorno; a clínica é aberta à comunidade e atende de segunda a sábado. Conta com salas de aula de patologia, necropsia e é equipado com diversos equipamentos voltados para a simulação. No espaço são atendidos cães, gatos e outros animais.

Visite a página do Facebook do Unimonte Centro Médico Veterinário.

Clique aqui e tenha informações de telefone, locais de atendimento e horários.