10 dicas para aproveitar uma visita a um campus universitário

Sair da zona de conforto para se deparar com novidades sempre gera uma certa apreensão, que é acompanhada de dúvidas — sensação que causa, simultaneamente, receio e aquele frio gostoso na barriga. E, na área educacional, não poderia ser diferente.

A transição do colégio para a universidade é um marco na vida do estudante, que agora vai se aventurar em outro ambiente, ampliando os seus horizontes e buscando a realização de uma meta idealizada por grande parcela dos jovens: conquistar uma vaga em uma instituição de ensino superior.

Ciente da importância deste momento, os docentes apostam em estratégias que facilitam o contato dos alunos com o ambiente universitário, proporcionando assim uma prévia de como será a próxima etapa da vida acadêmica. Mostras profissionais e visitas técnicas, por exemplo, são recursos amplamente utilizados para familiarizar o estudante com o local, além de possibilitar o esclarecimento de questões pertinentes aos cursos e à faculdade.

Neste cenário, mostrarmos abaixo que, por meio de uma visita à faculdade, o aluno ficará munido de informações para entender a realidade do cotidiano universitário que pode ser melhor do que os sonhos.

No post de hoje, apresentamos 10 dicas para aproveitar a ida ao campus universitário. Acompanhe!

Coloque no papel, literalmente, as dúvidas

Por natureza, os jovens já são extremamente curiosos, certo? Então, não perca a oportunidade de esclarecer todos os seus questionamentos sobre a universidade e também sobre o curso no qual você quer ingressar..

Mas não esqueça de formalizar as dúvidas no papel, afinal, é muito comum dar aquele branco na hora H, ou seja, no momento oportuno de realizar perguntas relacionadas ao assunto. Então, não corra este risco e elabore um material com tópicos chaves que podem ser abordados durante a visita.

Se você faz o tipo mais tímido, vale pedir ajuda para o colega nesta missão. O importante é sair do campus universitário com todas as informações e todos os dados que o auxiliam no processo de tomada de decisão.

Converse com veteranos

Claro que, às vezes, têm aqueles veteranos que mais complicam a vida dos novatos do que auxiliam, mas esta felizmente é a exceção e não a regra. A verdade é que o pessoal que está há algum tempo na universidade pode ser a fonte ideal para esclarecer as suas dúvidas, fornecendo ainda informações relacionados ao curso, aos professores, às disciplinas e até mesmo à vida estudantil fora da universidade, incluindo as badaladas festas. Então, não perca esta oportunidade e inicie um diálogo franco e aberto com os veteranos.

Converse com os professores

Tão importante quanto o diálogo com os veteranos é o contato direto com os docentes da universidade visitada. Eles não só ampliarão sua visão sobre o universo acadêmico como também  abordarão especificamente assuntos sobre as disciplinas ministradas.

Por isso, tente conversar inicialmente com professores que estejam ligados diretamente com o curso que você pretende iniciar.

Realize um tour pela instituição

Não tenha preguiça nesta hora. Caminhe por todo o campus universitário, dando atenção especial para a estrutura da universidade. Provavelmente, você deve querer estudar em um local que tenha um laboratório moderno, uma biblioteca com exemplares diversos e novos, além de um refeitório higiênico e amplo, certo? Então, tire a prova dos nove com os próprios olhos, certificando-se que os ambientes estão de acordo com suas expectativas e necessidades.

Muito melhor do que perguntar, verifique você mesmo as condições dos espaços comuns disponibilizados pela universidade.

Veja algumas aulas

Existem instituições de ensino superior que oferecem esta possibilidade. Aqui, não tem como enganar, pois o aluno conseguirá captar a essência do curso e o método de ensino na prática — fator que facilitará o processo de escolha.

Entretanto, não utilize apenas este critério, pois o professor pode ter a infelicidade de estar em um dia ruim e, por isso, apresentar uma aula desagradável ou entediante, afinal, erros acontecem com todos.

Participe ativamente

Não encare a visita a um campus universitário como uma obrigação. Por mais que não esteja tão a fim da atividade, faça um esforço para participar efetivamente, pois esta será uma das únicas oportunidades que você terá  de experimentar a atmosfera universitária.

Sendo um dos últimos passos dados no ensino médio, o momento deve ser encarado com entusiasmo e empolgação, portanto, comemore esta fase, mostrando interesse na nova etapa que o aguarda.

Procure profissionais da área

Nos noticiários, a expressão “crise” é uma das mais usadas. Matérias sobre o alto índice de desemprego, associado à situação caótica em que o país vive na esfera política e econômica, também têm repercussão.

Portanto, aborde com algum especialista como está o mercado de trabalho da área pretendida e quais  as profissões que estão em alta. Investir anos de estudo para ganhar um salário-mínimo ou ainda não conseguir um emprego parece uma ideia um tanto quanto irracional e, sobretudo, assustadora.

Com experiência no setor, estes profissionais fornecerão dicas úteis que ajudarão o estudante a fazer uma escolha consciente, além de apresentar particularidades sobre a carreira. Além disso, este contato pode abrir portas futuras para os alunos por meio do networking.

Solicite telefone e e-mail de contato

Um único dia pode ser pouco para esclarecer suas dúvidas, até porque, junto com você, existem vários outros estudantes ansiosos para ter uma conversa com os especialistas — assim eles precisam dividir o tempo para conseguir atender a todos.

Desse modo, não hesite em pedir o contato dos profissionais que atuam na sua área de interesse para posteriormente ter uma conversa mais específica e detalhada.

Aprenda sobre outros cursos

Sem exageros, existem inúmeras possibilidades no universo acadêmico e, com certeza, há um curso específico para cada estudante, assim como existe uma tampa para cada panela. O recomendado é que o aluno que ainda não tomou a decisão utilize esta experiência para conhecer melhor os cursos.

Já outra dica é jamais fazer esta escolha de acordo com esteriótipos, afinal, nem tudo é o que parece.

Conheça a grade curricular

Um curso superior padrão tem aproximadamente 4 anos e, durante este período, serão trabalhados diversas disciplinas. Neste contexto, verifique antecipadamente quais são as matérias oferecidas no curso que você mais se identifica, descartando aqueles que você não tem a menor aptidão para lidar com as disciplinas da grade curricular.

Independentemente da instituição de ensino ou do curso almejado, fato é que as visitas  a um campus universitário possibilitam uma visão mais clara sobre o universo acadêmico, esclarecendo assim os tradicionais questionamentos levantados pelos alunos.

A tomada de decisão apresenta como uma tarefa quase impossível? Não se preocupe, pois esta atividade, que é aderida por grande parte das escolas, definitivamente vai auxiliar você neste processo.

E você, o que acha sobre as mostras profissionais e visitas ao campus universitário? Acredita que é uma estratégia útil? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *