10 filmes que vão te ajudar a escolher uma profissão

Muita gente tem uma boa história a respeito da escolha de sua profissão. Alguns alegam ter nascido para aquela carreira, ou que já sabiam desde a infância que ocupação gostariam de ter na idade adulta. Outros seguiram os passos dos pais e avós, mantendo uma longa tradição na família. Mas existem histórias curiosas e inusitadas a respeito da difícil decisão de escolher uma profissão.

Vivemos numa época de transição: enquanto observamos ocupações antigas simplesmente desaparecerem — por conta dos avanços tecnológicos e das mudanças sociais —, outras profissões surgem como tendências para o futuro, especialmente em áreas ligadas à sustentabilidade, inovação e preocupação com a qualidade de vida das pessoas. Nesse cenário, escolher uma profissão se torna uma tarefa ainda mais difícil, tamanha a responsabilidade envolvida nessa decisão.

Se você está nesse momento em sua vida, que tal se inspirar na arte para refletir sobre suas aspirações para o futuro, e principalmente, para escolher uma profissão? Preparamos uma lista de filmes que retratam diversas carreiras em ascensão atualmente; quem sabe você não se identifica com uma delas?

A Ponte do Rio Kwai

Começamos nossa lista com um filme das antigas. Produzido em 1967, ele retrata a história da construção de uma ponte para passagem de trens sobre o famoso Rio Kwai, na Tailândia. Comandados por um coronel britânico, os prisioneiros envolvidos na obra têm que enfrentar situações adversas e a escassez de recursos, dando lições valiosas sobre liderança e planejamento para futuros arquitetos e engenheiros civis.

Como Se Fosse A Primeira Vez

Esse filme leve e divertido conta a história de um veterinário que trabalha em um parque aquático do Havaí, cuidando dos animais. Apesar de focar no romance do protagonista com uma professora de arte que tem amnésia e seus esforços para conquistá-la dia após dia, o filme tem cenas interessantes da rotina de trabalho de um veterinário de animais marinhos.

Escola do Rock

Quem nunca sonhou em ter um professor como o retratado nesse filme clássico de 2003? Com um elenco repleto de talentos (inclusive as crianças), acompanhamos as aventuras de um cantor e guitarrista que, após ser demitido de sua banda, encontra em uma turma de quinta série sua verdadeira vocação. Filme indispensável para quem considera uma carreira ligada à pedagogia, já que mostra a importância de cativar os alunos para ter sucesso na profissão.

Garota, Interrompida

Em um hospital psiquiátrico, uma garota diagnosticada com Transtorno de Personalidade Limítrofe se relaciona com outras internas e faz amizade com uma garota que organiza uma fuga. Esse é o mote desse filme, que retrata, entre outras coisas, a busca pelo entendimento da mente humana, curiosidade comum a quem se interessa por carreiras ligadas à psicologia.

Laranja Mecânica

Outro filme clássico que desperta reflexões profundas sobre o exercício da profissão de psicólogo, os limites dos métodos científicos, ética, moralidade e violência. Em um cenário futurista, um jovem com características sociopatas serve como cobaia para um programa controverso de reabilitação para criminosos violentos, com resultados drásticos em sua personalidade.

Legalmente Loira

A carreira de direito nunca pareceu tão interessante como nesse filme! Depois de um rompimento amoroso traumático, uma jovem mimada e fútil decide provar sua inteligência para o ex-namorado e seus amigos e conseguir aprovação em um curso de Direito de uma prestigiada universidade. Apesar dos motivos errados e depois de passar por situações engraçadas e desafiadoras, ela descobre na profissão seu verdadeiro talento.

Medianeras

A cidade de Buenos Aires serve de pano de fundo para esse filme argentino, que conta uma história de amor dos tempos atuais (e virtuais). O cenário urbanístico da cidade funciona quase como um personagem real, fazendo uma analogia à solidão e ao amor. A maneira como os prédios são retratados no filme tem tudo a ver com a carreira de arquiteto.

No

O poder de uma boa campanha publicitária é demonstrado sem rodeios nesse filme chileno de 2012. Às voltas com a Campanha do Sim, apoiando a permanência do General Pinochet no poder, um publicitário é recrutado para integrar a Campanha do Não, criando material promocional para convencer a população a interromper a ditadura no país. Um filme indispensável para quem se interessa pela área de publicidade e propaganda.

O Povo Contra Larry Flynt

A luta pela liberdade de expressão é o destaque desse filme, que conta a história de um editor de uma revista pornográfica enfrentando a oposição de grupos ativistas na década de 70. Passando por diversos julgamentos e lidando com seus próprios dramas pessoais, ele se torna um defensor da liberdade. Baseado em acontecimentos reais, o filme pode agradar futuros advogados e até mesmo jovens interessados na carreira de cinema e audiovisual.

O Segredo do Abismo

Unindo suspense e ficção científica, essa obra retrata o resgate do submarino USS Montana, que afundou misteriosamente. Um grupo de petroleiros e uma equipe científica são chamados para tentar resgatar os 156 tripulantes do submarino e correm contra o tempo para realizar o salvamento antes da chegada de um furacão que se aproxima. Utilizando 8 semanas de filmagem subaquática, esse filme promete agradar pessoas interessadas na carreira de oceanografia.

Com tantas opções, escolher uma profissão pode ser uma das coisas mais difíceis que um jovem estudante terá que fazer, e é claro que ninguém vai tomar uma decisão importante como essa após assistir a um filme. Mas o cinema pode ser o ponto de partida para uma série de reflexões que, consciente ou inconscientemente, podem lhe aproximar ainda mais da carreira dos seus sonhos. Afinal de contas, se “a arte imita a vida”, nada melhor do que se inspirar nela, não é mesmo?

Não importa se você está de olho em uma carreira mais tradicional, como administração ou engenharia; se prefere escolhas mais alternativas, como design ou cinema, ou ainda profissões que prometem ser tendência no futuro, como biomedicina: sua escolha deve ser feita com tranquilidade e segurança. Então, apague as luzes, pegue a pipoca e se inspire na 7ª arte para escolher uma profissão!

E para continuar recebendo nossas dicas e informações fundamentais para sua rotina de estudos, não se esqueça de assinar nossa newsletter!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *