5 dicas para quem vai fazer faculdade em outra cidade

Nem todo mundo consegue morar e fazer faculdade na mesma cidade. Então, para quem deseja iniciar e concluir seus estudos de nível superior, é preciso encontrar instituições que ofereçam o curso desejado, mesmo que isso custe algumas (ou muitas!) horas de deslocamento.

Mas como fazer faculdade em outra cidade sem que isso cause muito estresse, cansaço excessivo e muita dor de cabeça? Para você, que vai estudar longe de casa, selecionamos algumas dicas que podem ajudá-lo a sobreviver com mais qualidade de vida durante esse período tão importante!

Conheça o território

Para sobreviver ao desafio de estudar em outra cidade, sua primeira providência deve ser conhecer a fundo o local em que se situa sua faculdade e também o campus universitário. Isso vai ajudá-lo a conhecer melhor a estrutura da faculdade e da cidade: os meios de transporte, bibliotecas municipais, hospitais, delegacias de polícia e outras coisas que podem ser bastante úteis ao longo de sua vida acadêmica ou no caso de uma emergência.

Procure se informar também sobre eventuais ruas e bairros perigosos, nos quais os índices de criminalidade são altos. Assim você evita transitar por esses locais e se previne contra incidentes desagradáveis.

Descubra onde você pode adquirir itens e serviços importantes, pois isso pode facilitar muito a sua vida. Supermercados, farmácias, livrarias, papelarias, restaurantes: é bom estar por dentro da localização de tudo o que possa vir a ter utilidade durante sua estadia na cidade.

Qual é a distância da cidade na qual você irá estudar para o local no qual você mora? Quais são as formas de chegar na sua faculdade? Onde fica a rodoviária? Onde ficam os pontos de táxi? Quanto custa, no município, uma passagem de ônibus? Quais os horários das linhas de transporte público que atendem o local? Faça uma pesquisa sobre tudo o que possa ser relevante para a sua sobrevivência nesse território desconhecido, pois isso te trará mais tranquilidade e segurança.

Organize sua estratégia

Você já sabe onde fica sua faculdade e já foi conhecer a cidade na qual irá estudar, mas agora surge a grande dúvida: qual será sua estratégia de sobrevivência durante seus anos de estudante? Você irá se deslocar diariamente para ir e voltar da faculdade ou irá se mudar para um lugar mais próximo da instituição?

Muitas pessoas moram não tão distantes assim do local de estudos e conseguem, seja de carro, transporte público ou ônibus fretado, ir e voltar todos os dias, ainda que isso seja cansativo. Se for esse o seu caso, verifique as opções disponíveis para levá-lo à faculdade e trazê-lo para casa com conforto, rapidez e, sempre que possível, com economia.

Se você tiver um carro ou moto, pode dividir os custos do combustível com algum amigo universitário que more na sua cidade. Também é possível pagar um ônibus fretado e ir para a faculdade por um valor bastante acessível, e ainda por cima tirando um cochilo ou estudando durante a viagem. Ou, se preferir, você pode ir de transporte público convencional, que costuma ser uma opção barata.

Porém, existem pessoas que moram verdadeiramente longe e precisariam gastar muitas e muitas horas diariamente para chegar na faculdade e depois voltar para casa, o que também geraria gastos excessivos com transporte. Assim, nesses casos, a melhor saída é se mudar para a cidade na qual se irá estudar.

Se esse for seu caso, uma boa opção são as repúblicas estudantis. Se não curtir muito morar com outras pessoas e tiver um orçamento mais folgado, pode alugar um apartamento ou pelo menos um quarto só para você.

Cuide das finanças

A vida de universitário requer bastante organização financeira. Se você faz faculdade longe de casa, então, é preciso estar ainda mais atento à forma como usa seu próprio dinheiro.

Além do investimento com as mensalidades e materiais didáticos, você precisará reservar valores para alimentar-se enquanto estiver fora de casa e também para realizar seus deslocamentos. Se você resolver mudar-se de vez para a cidade na qual estuda, seja morando com amigos ou sozinho, precisará arcar com custos de aluguel, por exemplo, que podem pesar bastante no fim do mês.

Por isso, esteja sempre ciente do dinheiro que você tem disponível e faça um detalhamento minucioso de todas as suas despesas. Isso o ajudará a ter maior controle sobre seus gastos, fazendo com que no fim do mês até sobre uma graninha para gastar com diversão e lazer.

Prepare seu kit de sobrevivência

Se você vai estudar em outra cidade, passará bastante tempo fora de casa. Então, antes de sair, prepare seu kit de sobrevivência, com tudo de que você pode precisar ao longo do dia: comida, agasalhos, dinheiro, materiais didáticos, guarda-chuva, analgésicos, carregador para os seus dispositivos eletrônicos, etc.

Essa simples providência fará com que seu dia a dia seja mais confortável e bem menos estressante.

Uma boa forma de tornar seu cotidiano mais prático e ainda por cima economizar um bom dinheiro é preparar em casa os alimentos que você consumirá no dia seguinte. Lanches, frutas, barrinhas de cereal, iogurtes, sucos naturais, tortas e até a boa e velha marmita ajudarão você a manter uma alimentação saudável e manterão seu orçamento sob controle.

Conte com amigos

Fazer amigos é uma das coisas mais prazerosas e inteligentes quando você vai fazer faculdade em outra cidade. Eles poderão ajudá-lo a descobrir boas dicas que só quem já conhece o lugar há mais tempo pode compartilhar, e isso diminuirá seus medos, facilitando muito sua vida estudantil.

No começo das aulas, se esforce para superar a timidez! Esteja aberto a conhecer pessoas novas. Apresente-se e não tenha vergonha de pedir ajuda caso precise de informações para se virar enquanto você é um novato forasteiro.

Fazer faculdade em outra cidade pode ser cansativo e um pouco desgastante, mas é uma ótima chance de conhecer novos amigos, amadurecer e se preparar para se tornar um excelente profissional.

Gostou de nossas dicas? Então não perca tempo e aproveite para baixar o nosso guia definitivo para quem vai fazer faculdade em outra cidade



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *