5 motivos para você fazer um curso de Engenharia Civil

Você é uma pessoa meticulosa e organizada, que gosta de trabalhar com números e cálculos? Também gosta de acompanhar as novidades tecnológicas e outras tendências relacionadas a novos materiais, ideias e funcionalidades estratégicas dentro da construção de estruturas que visam o bem-estar coletivo? Então saiba que a Engenharia Civil é para você!

Pode ser um dom nato, um interesse descoberto mais tardiamente ou uma opção analisada diante de tantas outras engenharias e cursos. Não importa qual seja o momento em que essa possibilidade desponta na sua vida, a verdade é que essa é uma profissão que oferece diversas oportunidades.

Com duração de 5 anos, o curso de Engenharia Civil tem muitos pontos positivos a serem considerados por quem está em busca de um caminho a seguir após o fim do ensino médio.

Para te ajudar na sua escolha e também para fornecer mais informações sobre essa profissão, separamos abaixo algumas das principais vantagens do curso de Engenharia Civil. Descubra quais são elas:

Multifuncionalidade: habilidade de lidar com várias funções

Um engenheiro civil cuida de todo o gerenciamento de projeto da construção de obras como prédios, estradas, pontes, viadutos, barragens, parques, museus, entre outros. Ele é o responsável pela execução da obra e acompanha de perto todas as etapas de construção ou reforma.

Esse profissional ainda cuida de outras atividades fundamentais, como a análise do solo, a ventilação do local, a tubulação, as estruturas metálicas e hídricas, saneamento, os tipos de fundação, materiais a serem utilizados e os acabamentos necessários.

Liderança: capacidade de inspirar

Fica ainda sob a responsabilidade do engenheiro civil supervisionar a equipe envolvida na construção e administrar os recursos da obra. Isso inclui gerenciar os prazos e os custos, assegurar os padrões de qualidade e garantir a segurança de todos.

Também é preciso saber lidar com imprevistos, incentivar a equipe e manter a união diante de situações adversas, principalmente para engenheiros que ocupam cargos de liderança. Essas são habilidades importantes e interessantes de serem desenvolvidas.

Leque amplo: possibilidade de atuar em diversas áreas

Já deu para perceber que a Engenharia Civil é uma profissão em que a pessoa exerce muitas atividades e em diversas áreas. O engenheiro civil pode atuar, por exemplo, em setores como rodovias, transportes, saneamento, estruturas e fundações, solo e geotecnia, dentre outros.

A Engenharia Civil também abre a possibilidade de especialização em muitas áreas, como em construção, sanitários, manutenção do solo, preservação de recursos hídricos, e muitas outras. Vale lembrar que é interessante, na hora de escolher em qual faculdade fazer o curso de Engenharia Civil, optar por uma instituição que priorize o conhecimento da inovação e da sustentabilidade como valores fundamentais.

Afinal, essas também são linhas de atuação possíveis para o profissional e vêm ganhando cada vez mais destaque, o que pode abrir muitas portas na carreira.

Mercado de trabalho: uma profissão fundamental na sociedade

Mesmo com as dificuldades econômicas enfrentadas pelo nosso país, a Engenharia Civil é uma profissão com alta demanda. Isso porque resolve os problemas básicos da sociedade, algo que mesmo em tempos difíceis (e principalmente nesses momentos!) não pode ficar para trás. É uma daquelas áreas que são consideradas vitais e que não podem ficar estagnadas.

Por exemplo, o saneamento é uma área que precisa de investimento constante; no contexto atual, sabemos também o que uma crise hídrica pode causar, e para evitá-la são necessárias obras de grande porte. O mesmo também pode ser dito sobre a geração de energia elétrica. Todas essas questões exigem o trabalho de engenheiros civis, o que mantém o mercado para essa profissão aquecido e promissor.

Escolha de onde trabalhar: do funcionalismo público ao setor privado

É verdade que todas as profissões existentes podem ingressar no funcionalismo público No entanto, a Engenharia Civil tem o diferencial que citamos acima: é uma função vital para a manutenção da sociedade funcionando.

Olhe pela janela agora: consegue imaginar um país sem construções? Por isso que a oferta para essa carreira em concursos públicos é muito comum — inclusive em editais municipais. Isso implica em uma grande variedade de regiões e lugares em que é possível trabalhar, o que é uma enorme vantagem para aqueles que gostam de mudanças.

Por outro lado, quem procura uma carreira mais estática também encontra boas opções nas empresas privadas, que são grandes contratantes da área. Todas as grandes cidades e centros urbanos têm companhias nessa linha de atuação; basta fazer  uma busca rápida no Google para comprovar.

A principal vantagem de ser empregado de uma organização de maior porte é a experiência profissional. Normalmente, as ofertas de trabalho nessas companhias incluem obras realmente grandes, o que garante o aprimoramento dos conhecimentos e uma significativa expansão dentro da carreira.

Para aqueles que não suportam a ideia de terem chefes, claro que existe a possibilidade de tornarem-se empreendedores, ou ainda de serem autônomos e fazerem projetos por conta. Além de tudo isso, a carreira acadêmica (seja ministrando cursos em faculdades ou em cursos técnicos) também está aberta e é, com certeza, uma ótima opção para aqueles que têm o dom de passar o conhecimento adiante

E então? São motivos de sobra para comprovar que quem opta pelo curso de Engenharia Civil, definitivamente, não vai se arrepender. Para aqueles que ainda estão na dúvida, vale lembrar que é uma carreira valorizada, bem conceituada e que permite uma alta ascensão. Além de tudo isso, a faixa salaria gira em torno de R$ 8.000.

Portanto, se você tem habilidade com números, capacidade de resolver problemas relacionados com Cálculo e Física, capacidade de liderança, de governabilidade, grande noção de espaço, resiliência, gosta de informática e se vê gerenciando uma equipe, pode aproveitar que as inscrições para o curso de Engenharia Civil da UNIMONTE já estão abertas!

Esperamos que esse conteúdo tenha sido esclarecedor e criado em você a vontade de seguir carreira em Engenharia Civil. Se você ainda está na dúvida, ou se gostaria de saber um pouco mais sobre como fazer uma boa escolha, não deixe de conferir nosso e-book sobre como escolher seu curso de graduação!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *