8 livros para ler durante as férias da faculdade 8 livros para ler durante as férias da faculdade

8 livros para ler durante as férias da faculdade

O ano está acabando e com isso chegam as férias da faculdade. Nós sabemos que nesse momento os estudantes só pensam em descanso, mas não dá para abrir mão do conhecimento e deixar os estudos de lado.

Em vez de se prender às leituras tradicionais da universidade, é possível aprender de uma maneira mais leve e prazerosa no seu tempo livre. Por isso, confira 8 livros ideais para ler e desfrutar durante as suas férias!

1. Eu sou Malala

Terrorismo, crise dos refugiados, extremismo islâmico, misoginia e empoderamento feminino são alguns dos assuntos atuais que o estudante poderá entender com o livro Eu sou Malala.

Da infância no vale do Swat até o atentado organizado pelo grupo extremista islâmico Talibã, que quase custou a sua vida em 2012, o livro traz um emocionante relato autobiográfico da paquistanesa Malala Yousafzai, pessoa mais jovem a vencer o Nobel da Paz, graças a sua luta em defesa da educação para meninas.

2. 1984

A história de 1984 é contada em um mundo pós-guerra liderado por um tirano nunca visto: o Big Brother, ou Grande Irmão. Nessa realidade sombria, as nações foram substituídas por três grandes estados totalitários, fatos históricos foram alterados, relações amorosas são proibidas e a liberdade é um sonho abstrato.

Mesmo retratando a história fictícia de Winston Smith, o autor George Orwell conseguiu sintetizar a realidade de muitas nações controladas por regimes como o comunismo, o nazismo e o fascismo.

Se hoje temos a série Black Mirror como expoente de um futuro dominado por computadores, câmeras e robôs, em 1949, quando foi lançado, o livro cumpriu esse papel ao prever o poder e a influência — muitas vezes maligna — que a tecnologia teria na vida em sociedade.

3. On the Road

On the Road (ou Na Estrada) foi escrito por um dos maiores expoentes da geração beat, conhecida pela rebeldia e ruptura de padrões nos anos 50: Jack Kerouac.

Com um padrão narrativo diferente da maioria dos livros, com poucas pausas e pontuações, é a leitura ideal para as férias da faculdade, período em que estudantes querem fugir da sua própria e cansativa rotina.

Seguindo as aventuras de Sal Paradise e Dean Moriarty pelas estradas do oeste norte-americano, o livro traz muito mais do que um relato vazio de jovens em busca liberdade.

O processo de amadurecimento dos protagonistas relata as dúvidas, incertezas com as escolhas profissionais e a “vontade de largar tudo” que todo jovem enfrenta antes dos “vinte e poucos anos”.

4. A Arte de Fazer Acontecer

Avaliações, provas, seminários, estágio… A rotina de um universitário não é fácil. E nem sempre as férias da faculdade significam relaxar. Para resolver esse e outros problemas, David Allen criou A Arte de Fazer Acontecer, com estratégias de sucesso para se manter produtivo sem abrir mão de momentos de descanso.

A ideia é simples: somente com uma mente relaxada poderemos potencializar nossa criatividade. Mas, para fazer isso, precisamos de organização.

Allen propõe que as pessoas criem uma rotina produtiva com o método GTD (Getting Things Done), muito utilizado por profissionais de sucesso, que consiste em coletar, processar, organizar, revisar e executar.

Leitura ideal para estudantes que precisam dar conta de tantas demandas sem abrir mão dos momentos de lazer e da qualidade de vida!

5. O Poder do Hábito

Assim como no exemplo anterior, O Poder do Hábito traz uma série de dicas e estudos para que as pessoas construam uma rotina produtiva e “façam as coisas acontecerem”.

O autor, Charles Duhigg, repórter investigativo do New York Times, atribui o conceito de sucesso e o de fracasso aos hábitos que as pessoas constroem. Não apenas no trabalho, mas também na vida pessoal.

Neste livro, o leitor encontra os melhores caminhos para mudar atitudes que não estão dando certo e, finalmente, tirar os seus sonhos do papel.

6. Feliz Ano Velho

A literatura brasileira também traz diversos clássicos para aproveitar as férias da faculdade sem deixar de aprender!

Se na escola ou na preparação para o vestibular títulos como Dom Casmurro, Vidas Secas e Triste Fim de Policarpo Quaresma faziam parte da rotina de estudos, a universidade é o momento exato para incluir leituras de autores que fogem das recomendações tradicionais.

Feliz Ano Velho traz um poderoso relato autobiográfico do acidente que deixou o autor Marcelo Rubens Paiva paraplégico, com uma linguagem repleta de humor e otimismo.

Além dos conflitos de um jovem reaprendendo a viver, os universitários são apresentados a fatos históricos marcantes do período da redemocratização brasileira, a atuação de movimentos estudantis e as consequências trágicas da ditadura militar.

7. O Que é Isso, Companheiro?

O Que é Isso, Companheiro? é mais conhecido pelo filme de Bruno Barreto, mas a história é inspirada no livro homônimo do jornalista Fernando Gabeira.

Narrado em primeira pessoa, a história retrata o sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick durante a ditadura militar e as consequências do ato na vida de Gabeira.

Luta armada, política, torturas e exílio são alguns dos temas abordados em um dos livros que retratam com mais perfeição o Brasil dos anos 60 e 70. Para os universitários, é a leitura perfeita para compreender um dos períodos mais dramáticos da história do nosso país e as suas consequências no cenário político atual.

8. O Sol é para Todos

Considerado pela publicação Library Journal “o melhor romance do século XX”, e vencedor do prêmio Pulitzer de Literatura, O Sol é Para Todos se tornou um clássico para diversas gerações.

A história icônica aborda o julgamento de um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca em uma cidade marcada pelo racismo. Porém, mesmo com um tema tão complexo, o livro tem uma leitura fluida e uma narrativa leve, contada sob o ponto de vista de Scout: uma criança descobrindo o mundo.

Quem deseja entender um pouco mais sobre direito, racismo, preconceito e a postura (nem sempre acertada) da Justiça, nos Estados Unidos dos anos 30, precisa incluir essa leitura na sua lista.

E você, pensando em ler um desses livros nas próximas férias da faculdade? Não deixe de compartilhar a sua opinião sobre eles e nos seguir nas redes sociais para acompanhar as novidades do blog!