9 dicas para aproveitar melhor as festas da faculdade 9 dicas para aproveitar melhor as festas da faculdade

9 dicas para aproveitar melhor as festas da faculdade

A faculdade é um período único na vida de qualquer estudante. Tudo começa com a empolgação e com o orgulho de ter sido aprovado no processo seletivo. Depois, começam as novidades e descobertas: gente nova, responsabilidades diferentes, muito aprendizado e, claro, as tão esperadas festas da faculdade!

Mas antes de cair na farra, confira 9 dicas para aproveitar melhor as festas e para curtir sua vida de universitário com responsabilidade!

Beba com moderação

Esse conselho é antigo, mas nem todo mundo se lembra de colocá-lo em prática na hora da diversão. Muita gente acha que é preciso “encher a cara” para ser descolado, e aí acaba exagerando nas bebidas alcoólicas.

Tudo bem beber socialmente. Mas participar daqueles campeonatos insanos para ver quem consegue beber mais é um belíssimo convite para o desastre. Mantenha-se atento, e nunca se esqueça de que não é preciso beber para se divertir. E, claro: se for beber, deixe o carro em casa e volte de táxi ou peça carona a um amigo.

Fique longe das drogas

Nem todo mundo vai para as festas da faculdade apenas para se divertir. Infelizmente, o uso de drogas é uma realidade, e é preciso saber se proteger. Muita gente, em uma atitude não pensada, começa a utilizar drogas por achar que são inofensivas e não vão causar vício, o que sabemos que não é verdade. Fique esperto e não entre nessa roubada!

E nas festas, fique de olho no seu copo, para não correr o risco de alguém colocar alguma substância nociva na sua bebida. E procure não aceitar bebidas de estranhos, por mais bacana que pareçam ser.

Mantenha a compostura

Festa é lugar de extravasar e aliviar o estresse que a carga de estudos do dia a dia provoca. Mas mantenha a compostura! É muito legal ser o destaque da festa, mas não por ter feito papel de ridículo.

Dance muito, cante alto, mas não se esqueça que, no dia seguinte, quando a festa acabar, quanto mais você tiver “enfiado o pé na jaca” na noite anterior, mais vergonha você deve passar quando o dia clarear. E notícia ruim anda depressa, então logo logo a sua má fama já terá caído nos ouvidos da faculdade inteira.

Não se meta em confusão

Festa é sinônimo de aglomeração. E no empurra-empurra, e com a ajuda de um pouquinho de bebida alcoólica, os ânimos facilmente ficam exaltados. E aí, entrar em uma briga pode se tornar a coisa mais fácil do mundo.

Durante as festas da faculdade, entre no clima da diversão, mas não da confusão. Não estrague sua alegria: fique longe de discussões, brigas e pancadarias, para o bem da sua segurança e da de seus amigos.

Não faça nada do que você possa se arrepender

As festas da faculdade podem lhe dar a impressão de que você é mais forte, poderoso e bacaninha do que na verdade é. Porém, não se deixe levar pelo calor das emoções. Quando a madrugada terminar, a festa vai ter fim, mas as besteiras que você eventualmente fizer podem ser permanentes.

Tome as devidas precauções durante a festa, para que você possa participar de muitas outras. Mantenha-se em boas companhias, e siga o bom senso em qualquer atitude que você for tomar.

Tire muitas fotografias

Uma das coisas mais legais da vida é ter histórias para contar. E se essas histórias estiverem acompanhadas de fotografias, a coisa fica mais interessante ainda. Nas festas da faculdade, aproveite para tirar muitas e muitas fotos. Abuse das selfies!

Hoje, pode parecer que sua fase de universitário durará para sempre, mas daqui a alguns anos, quando você já tiver concluído a faculdade, vai ser bom ter registros fotográficos para matar a saudade dos seus amigos e de alguns momentos que deixarão saudade em sua vida.

Faça novos amigos

Festas são ocasiões de pura descontração. E esse é o clima propício para conhecer gente nova e ampliar o seu círculo social. Aproveite a oportunidade para fazer novos amigos! Saia da sua zona de conforto, e tente interagir com alunos de outros semestres e cursos. Isso pode aumentar significativamente sua rede de contatos, e boas amizades podem estar onde você menos espera.

Quem passa todos os anos da faculdade restrito todo o tempo ao mesmo grupinho de amigos perde a chance de conhecer muita gente interessante, e que pode colaborar muito para o seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Perca a timidez e seja feliz!

Não deixe que as festas atrapalhem seus estudos

Nós sabemos: festas são tudo de bom. Mas nunca se esqueça que o real motivo pelo qual você ingressou na faculdade foi fazer um curso superior e concluí-lo com sucesso. Por mais tentadoras que sejam as festas da faculdade, não deixe que elas atrapalhem seu rendimento acadêmico.

Se no dia seguinte a uma festa, você tiver que apresentar um trabalho importante ou fazer uma prova, por exemplo, é bem provável que, se você ficar até altas horas na gandaia, terá sua performance acadêmica prejudicada no dia seguinte.

E outra coisa: você não precisa participar de absolutamente todas as festas da faculdade, se não quiser. Muita gente cede à pressão dos amigos e não perde absolutamente nenhuma festa universitária, o que em médio e longo prazo pode causar problemas nos estudos. Siga sua intuição e faça o que é melhor para você, sem se preocupar em impressionar ou agradar os seus amigos.

Mantenha-se focado em seu objetivo maior, que é frequentar a faculdade para aprender e formar-se com sucesso, e aproveite as festas para liberar o estresse, e não as transforme em uma fonte de problemas.

Divirta-se

Pode acreditar: os anos de faculdade passam bem depressa, e muito em breve você terá saudade dessa fase! Aproveite as festas universitárias o máximo que puder, mas com cautela, responsabilidade e maturidade. Não se esqueça que toda e qualquer bobagem que você fizer agora pode lhe causar danos permanentes. Então, aproveite tudo de forma intensa, mas fique de olho no seu futuro!

Gostou de nossas dicas? Então, deixe um comentário dizendo como você faz para aproveitar melhor as festas na faculdade!