Arquitetura e Engenharia: aprenda as diferenças

A aproximação do vestibular é marcada por diversas dúvidas, sendo a principal delas a escolha do curso superior. Uma das formas de fazer a escolha certa é pesquisar para entender a função de cada profissional, bem como as semelhanças e as diferenças entre as diversas carreiras.

Um desses casos clássicos são os cursos de Arquitetura e de Engenharia. Não raramente, surgem dúvidas como: qual é a diferença entre Engenharia Civil e Arquitetura? Sou muito bom em matemática, qual desses dois cursos é o mais indicado para aproveitar melhor minhas habilidades?

Se essa é a sua situação, saiba que você não está sozinho. São muitos os estudantes que têm essas dúvidas. Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos explicar as diferenças entre Arquitetura e Engenharia, tanto na prática da profissão quanto durante a graduação.

Confira:

Engenheiros e arquitetos têm a mesma função?

Não, porque se tivessem, qual seria a necessidade de formações diferentes, não é mesmo? Mas essa dúvida é comum e completamente justificável. É que, embora sejam funções diferentes, elas são complementares e igualmente importantes para que uma obra tenha qualidade.

Para você entender melhor, pense que, na prática, um arquiteto tem a função de elaborar a planta da obra, de pensar na distribuição dos espaços em relação ao meio ambiente e de forma lógica, confortável, estética, otmizada e inteligente. Já o engenheiro civil será o responsável por executar esse projeto.

Assim, se a planta diz que naquela obra haverá uma sacada, o engenheiro será o responsável por calcular o material necessário para que essa estrutura seja construída de forma segura e com todas as funções do projeto arquitetônico. O engenheiro é responsável, ainda, por gerenciar toda a obra e elaborar todos os processos complementares ao projeto arquitetônico (como o hidráulico, o elétrico e o estrutural, por exemplo).

Arquitetura e Engenharia na universidade

Se você se encaixa no perfil de estudante que gosta de matemática e quer saber em qual curso poderá aproveitá-la melhor, saiba que em ambos os casos as disciplinas de calculo são aprofundadas. Porém, no curso de Engenharia Civil, há uma formação mais sólida em matemática e em física.

Assim como, no curso de Engenharia, há disciplinas de desenho e projeto arquitetônicos, mas a formação mais sólida dessas disciplinas se dá no curso de Arquitetura.

Mas o estudante tem muitos outros pontos a considerar, que vão além da matemática. Por isso, vamos mostrar as grades curriculares básicas de cada curso e algumas de suas características. Vamos lá?

O curso de Arquitetura

Com duração de aproximadamente cinco anos, o curso de Arquitetura oferece uma formação na qual o estudante vai se preparar para planejar espaços físicos de forma racional. Isto é, essa graduação prepara os estudantes para que se tornem profissionais que pensem e planejem edificações tendo em mente a natureza, o lado estético, os recursos naturais e, também, o âmbito artístico.

São aptidões desejadas em quem quer seguir esse caminho: criatividade e afinidade com a área de Exatas, História e ArtesVisuais.

Observe a grade básica do curso de Arquitetura:

• Geometria Descritiva;

• Construções Metálicas I e II;

• Projeto Arquitetônico de Construções Metálicas I e II;

• Planejamento Urbano e Regional I e II;

• Instalações Prediais I e II.

Ficou animado? Um grande exemplo de profissional da área que você pode pesquisar para se inspirar é o arquiteto Oscar Niemeyer.

O curso de Engenharia

Esse curso, que possui duração de aproximadamente cinco anos, tem cinco áreas de formação, são elas: civil, estruturas, geotecnia, transportes e hidráulica e saneamento. Mas a que causa grande confusão com o curso de Arquitetura é a civil, por isso, vamos nos focar mais nela, certo?

O profissional dessa área deverá: planejar, executar e gerenciar obras e canteiros de obras. Então, é desejável que o estudante tenha aptidão para realizar cálculos matemáticos.

Observe a grade básica do curso de Engenharia Civil:

• Aplicação de Estruturas de Concreto Armado (Edifícios);

• Sistemas Estruturais (Concreto);

• Sistemas Estruturais (Madeira e Metais);

• Topografia.

Percebeu que existe um foco em conhecer tecnicamente cada material, sua durabilidade, sua usabilidade, as estruturas — enfim, que todo o escopo do curso é mais voltado para o lado técnico dos processos?

Quando as profissões se distanciam

Para que você consiga visualizar o distanciamento entre os cursos de Arquitetura e de Engenharia, pense que a Arquitetura está mais ligada à criatividade e à criação, seja de espaços, de casas e, até mesmo, de cidades. Já a Engenharia está ligada à parte de técnica, que providencia tudo para que o plano do arquiteto funcione.

Entretanto, não se preocupe, em caso de engano, é muito comum que o estudante perceba sua real aptidão já no primeiro semestre e realize a troca.

Ficou mais claro? Já decidiu qual dos cursos fará? Conte pra gente quais são seus planos no espaço dos comentários.