Conheça 4 formas de ingressar em faculdades particulares

Conquistar o tão sonhado diploma universitário é o objetivo de muitos estudantes que terminam o ensino médio ou que continuam à procura de uma oportunidade de estudo. Mesmo assim, muitos estudantes acabam desistindo dos seus sonhos, por não conhecerem as formas de ingresso existentes para conseguir estudar em uma faculdade particular.

O mercado de trabalho continua, cada vez mais, competitivo e seletivo, sendo necessário buscar uma especialização universitária, a fim de garantir uma carreira promissora no futuro. Diante desta necessidade, muitas faculdades e iniciativas estaduais conseguiram promover alternativas mais acessíveis, destinadas aos estudantes que desejam cursar o ensino superior.

O principal objetivo destes programas é desenvolver a educação em nossa sociedade, permitindo que os alunos tenham oportunidade de estudar por meio das vantagens oferecidas. O ensino superior é fundamental para o desenvolvimento dos nossos mercados e dos nossos profissionais.

Por isso, se você também deseja entrar em uma faculdade particular, mas ainda não conhece as formas de ingresso, não se preocupe! Conheça agora as alternativas que garantem sua vaga no meio universitário.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado, a princípio, apenas para avaliar o nível de educação nas escolas, porém, devido a algumas mudanças, tornou-se responsável também por selecionar candidatos para vagas em faculdades particulares e federais.

Todos nós sabemos a importância do Enem no meio acadêmico, por isso, em alguns vestibulares, ele pode ser considerado como único critério de avaliação, sendo esta uma das suas grandes vantagens — além de ajudar nas classificações de outros programas, como o Fies e o ProUni.

Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)

Para os alunos que não conseguiram obter uma vaga em faculdades públicas, o Fies é uma ótima opção para o ingresso no ensino superior. Sendo um programa garantido pelo MEC (Ministério da Educação), esta iniciativa visa oferecer um financiamento que apenas poderá ser pago após o término dos estudos, em parcelas de acordo com a escolha do estudante.

No entanto, lembre-se que, para obter este benefício, é necessário ter realizado a prova do Enem, referente ao ano anterior ou corrente e estar devidamente matriculado em uma faculdade que admite o Fies, além de ter uma boa avaliação no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Como o Fies é um financiamento estudantil com juros reduzidos, o benefício apenas é liberado para famílias que possuem renda bruta de até 2,5 salários-mínimos e é preciso se atentar a todos os documentos solicitados no ato da matricula, que poderá ser realizada pelo site oficial do Fies.

A grande vantagem de utilizar esse programa é conseguir estudar, mesmo sem condições de efetuar o pagamento das mensalidades naquele determinado momento. Além disto, o aluno ainda poderá escolher a porcentagem que deseja financiar, podendo ser 50%, 75% ou até 100%.

ProUni (Programa Universidade para Todos)

O objetivo do ProUni, um programa criado pelo governo federal, é oferecer bolsas de estudos a alunos que desejam ingressar no ensino superior. No entanto, existem algumas regras que devem ser seguidas para os interessados, como ter realizado a prova do Enem e ter atingido, no mínimo, 450 pontos, sendo necessário também não zerar a nota de redação.

Outra exigência é relacionada à renda familiar, que não deve ultrapassar três salários-mínimos, ou em alguns casos, são oferecidas bolsas integrais a alunos que possuem renda bruta de até um salário-mínimo e meio por pessoa.

Claro que conseguir uma bolsa de estudos é uma grande vantagem, principalmente para aqueles que cursam cursos integrais ou que não podem obter a ajuda financeira do trabalho ou da família. Por isso, os candidatos sempre se preparam muito, a fim de conquistar estes benefícios.

Vestibulares tradicionais

Os vestibulares podem variar de acordo com cada perfil de faculdade. Em referência ao ensino superior particular, é necessário consultar o regulamento em cada instituição e verificar às exigências de pontuações para o ingresso no ensino. Em alguns casos, o candidato precisa ter realizado a prova do Enem, mas não é um requisito obrigatório em algumas faculdades.

A grande vantagem dos vestibulares tradicionais está relacionada ao número de vagas disponíveis, além da possibilidade de acompanhar o manual do estudante e conhecer melhor o conteúdo que será cobrado nas provas. Vale ressaltar que cada faculdade tem um critério de avaliação, em que dependendo do curso a pontuação pode ser flexível.

Vestibular continuado

Também conhecido pelo nome de seriado, este tipo de vestibular é aplicado em todos os três anos letivos, pertencentes ao ensino médio. Nele, o aluno realiza uma prova, que apresenta um conteúdo já previsto e — especialmente — já estudado por ele durante os semestres. A proposta deste vestibular é unir as notas das três somatórias (referentes ao primeiro, segundo e terceiro colegial), avaliando se este candidato está preparado para ingressar os estudos em uma faculdade particular.

A vantagem deste tipo de vestibular é oferecer as provas exatamente no momento em que o estudante já está interagindo com os estudos, facilitando que tenha um rendimento melhor, ao contrário se estivesse algum tempo distante dos estudos.

Vestibular agendado

Em todos os casos, caso o aluno ainda não tenha conseguido conquistar uma cadeira em uma universidade privada, ele ainda pode tentar como alternativa o vestibular agendado. Esta possibilidade permite que o candidato preencha um cadastro e agende o dia da realização da prova.

Assim, ele pode se dirigir à faculdade, conforme agendado, e realizar a prova independentemente do semestre letivo, caso ainda existam vagas disponíveis no curso pretendido.

Para o aluno que marca um vestibular agendado, ele possui a vantagem de se preparar melhor nos estudos e fazer a prova com mais segurança. Além disso, caso seu desempenho tenha sido satisfatório, ele já pode realizar a matricula prontamente.

Viu como existem diversas formas para conquistar sua vaga em uma universidade particular? Todas elas são válidas e muito eficientes. Basta definir quais são seus objetivos e em quais perfis você se encaixa melhor.

Agora que você conhece as formas de ingressar em uma faculdade particular, pode escolher melhor o curso e a universidade que pretende seguir. Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *