Dia do vestibular: saiba o que comer nesse dia tão importante

O tão esperado momento do vestibular chegou. Quanto mais a hora do exame se aproxima, mais ansioso você se sente. Mesmo preparado para fazer a prova, você pensa nos mil imprevistos podem acontecer e prejudicar seu desempenho e em como evitá-los. Se esse é o seu caso, não deixe de considerar um importante detalhe do dia do vestibular: a alimentação.

Já pensou começar a suar frio porque a comida foi indigesta ou sentir dor de barriga no meio do exame?  E ainda tem mais: a má digestão pode casar muito mal-estar, resultando em azia, gases, queimação e enjoo, comprometendo bastante o seu desempenho. Afinal, quando você está passando mal, sua mente e raciocínio (que deveriam estar focados na solução das questões) se voltam para a sua condição física.

Os prejuízos de uma refeição inadequada antes da prova não param por aí. Se você abusar da alimentação, provavelmente vai perder um tempo considerável com idas ao banheiro ou ao bebedouro, por exemplo. Então, para evitar que essas situações indesejadas aconteçam, trouxemos uma lista dos melhores alimentos para consumir durante a prova e nas horas que antecedem o exame.

Com sua dedicação durante todo o ano e com uma alimentação correta, você tem tudo para a arrasar no dia da prova. Veja o que comer nas refeições do dia da prova:

Café da manhã

A primeira refeição do dia é uma das mais importantes, por isso não caia na bobagem de pular o café da manhã, ok? Mas também não vá exagerar para o outro extremo: o mais recomendado é apostar em refeições leves, como frutas, pão e leite integrais, suco natural e até mesmo um ovo.

Em relação à quantidade, que tal reduzir pela metade a porção que você consome normalmente? Essa simples mudança irá trazer mais disposição e te deixará mais leve.

Se você estiver sentindo muita ansiedade, pode tentar tomar um chá natural de camomila ou de cidreira, que diminuirá a adrenalina causada pelo momento. Mas se nunca tiver bebido o chá, é melhor não arriscar, pois ele pode causar extrema sonolência, o que não é a melhor condição para você prestar o exame.

Almoço

Na leitura até aqui, você já deve ter percebido que equilíbrio é a palavra-chave quando o assunto é alimentação — e não podia ser diferente no almoço. No dia do vestibular, monte um prato cheio de cores, que na maioria das vezes é sinônimo de uma refeição balanceada e saudável.

Mescle vegetais, proteína branca (que pode ser um peixe ou frango) e cereais integrais. Vale lembrar que o consumo de peixe pode estimular o raciocínio, o que torna o alimento ainda mais indicado para a data.

Para acompanhar, dê preferência para bebidas naturais. Pode ser suco, água mineral ou até mesmo água de coco. A escolha é sua, o importante é não se esquecer de se hidratar.

Hora da prova

Os carboidratos têm uma importante função no organismo humano. Sendo uma das principais fontes de energia (devido à liberação de glicose), esses nutrientes são grandes aliados do cérebro, ajudando inclusive em seu funcionamento. Por isso, não tenha medo de consumir alguns carboidratos durante a prova.

O ideal, nesse momento, é apostar em lanches práticos, como uma fruta, chocolate amargo, sanduíche natural ou um biscoito sem recheio. Eles ajudam no controle da ansiedade, além de contribuir com a memória e com a concentração. Por isso, são uma excelente opção para esse momento tão importante!

Também é importante beber um pouco de água durante a prova. Além de evitar que você desidrate, um estudo realizado pela Universidade de East London e Westminster aponta que isso pode melhorar o seu desempenho. Só evite ingerir líquido demais — o ideal é se restringir a uma garrafinha.

Alimentos que devem ser evitados no dia do vestibular

Tão importante quanto ter refeições adequadas é acordar bem e disposto. Por isso, evite bebidas alcoólicas no dia anterior — imagine que pesadelo ter que fazer uma prova que dura horas com uma baita ressaca! Claro que é necessário se entreter para dissipar um pouco da tensão do exame, mas existem vários outras formas saudáveis de divertir. Vá ao cinema, a uma peça de teatro ou simplesmente chame os amigos para bater papo.

Alimentos que contêm fibras, como mamão, caqui e ameixa, também são contraindicados; afinal, você não vai querer interromper a prova para ir ao banheiro. Refeições e bebidas que contêm cafeína, como energético, refrigerante e café, também estão proibidos no dia do vestibular.

O motivo é simples: a cafeína é conhecida por estimular o metabolismo e, apesar de muitos estudantes fazerem uso da substância para ficarem mais alertas, ela também pode causar dor de cabeça, agitação, irritabilidade, nervosismo e até mesmo ansiedade, que muito possivelmente já estará alta. Com certeza, você não quer passar por isso (ou, pior, por uma ataque de ansiedade) durante a prova.

Outra dica fundamental: nada de consumir refeições pesadas ou gordurosas, como feijoada, churrasco ou pizza, pois eles retardam a digestão, acarretando em mal-estar. Fuja também de fritura e de alimentos industrializados, além das guloseimas.

Além da alimentação

Para conquistar uma vaga em uma universidade, ainda são necessários certos cuidados com outras questões, além dos estudos e da alimentação. Ter uma noite tranquila de sono, por exemplo, é essencial para aqueles que buscam um resultado satisfatório.

As atividades físicas também são aliadas nesse processo, pois, além de aliviar a tensão, contribuem com a saúde mental. Assim, que tal investir em uma caminhada no parque ou até mesmo em uma aula de ioga? São esses detalhes que diferenciam os fortes candidatos dos medianos. E com certeza você quer está incluso na seleta lista daqueles que sairão vitoriosos no processo seletivo!

O que achou das nossas dicas de alimentação para o dia do vestibular? Tem mais alguma sugestão? Então, compartilhe conosco nos comentários.