[Dia dos Adultos] 7 dicas para encarar a universidade com maturidade

Maturidade: você sabe o papel dela na vida de um universitário? O ingresso na faculdade marca o início de uma fase importante na vida de todo estudante. Porém, para extrair o melhor que o ensino superior tem a oferecer, não basta frequentar as aulas. É preciso ter maturidade suficiente para ter foco e um comportamento adequado, o que o colocará mais perto de seus objetivos.

Que tal descobrir como você pode se tornar ainda mais maduro e aproveitar sua graduação da melhor maneira possível? Confira nossas 7 dicas e prepare-se para garantir seu sucesso antes e depois da formatura!

Mantenha a ansiedade sob controle

Começar a vida universitária pode causar ansiedade em muitos estudantes. Conhecer pessoas novas, iniciar uma nova rotina, ser responsável por novas obrigações… São muitas novidades e é preciso manter as emoções sob controle para lidar com toda a reviravolta que o ingresso em uma faculdade proporciona.

Aprender a controlar a ansiedade é um importante traço de maturidade e pode ser fundamental para o seu sucesso na faculdade.

Pode parecer assustador tudo o que o espera, mas lembre-se de que essa é uma etapa de sua vida pela qual você necessariamente precisará passar, caso queira formar-se no nível superior. Então, uma saída é substituir a ansiedade pela tranquilidade e autoconfiança.

Seu objetivo na faculdade é aprender e construir o seu futuro. Então, deixe de lado seus medos e angústias e vá de coração aberto para o destino que o espera.

Meditar, refletir sobre seus objetivos e conversar com amigos e familiares sobre seus sentimentos e pensamentos podem ser formas eficientes de ter mais serenidade em sua rotina universitária.

Defina e persiga seus objetivos

Quando assistimos a filmes e séries que retratam a vida na universidade, somos levados a acreditar que ingressar em uma faculdade é sinônimo de muitas festas e curtição. Porém, se você começar a graduação tendo a diversão como objetivo principal, encontrará muita frustração pela frente.

A maturidade vai ajudá-lo a iniciar seus estudos universitários com seus objetivos bem definidos:

  • Por quais razões você pretende ingressar na faculdade?
  • O que você espera aprender e desenvolver durante seus anos de graduação?
  • O que você planeja conquistar depois de formado?
  • Quais são seus planos de curto, médio e longo prazo?

Estabelecer seus objetivos lhe dará mais força e foco para persegui-los, ajudando na construção de uma postura mais ativa.

Leve a sério os ensinamentos dentro e fora da sala de aula

Na universidade, a todo instante você tem a chance de obter ensinamentos novos. Mas é preciso ter maturidade para aprendê-los e incorporá-los à sua vida.

Durante as aulas, fique atento ao que o professor compartilha e, mais do que isso, extraia dele todo o conhecimento que puder. Tire suas dúvidas e peça dicas. Lembre-se de que um dos segredos para alcançar a grandeza é estar acima da média. Não estude apenas para ser aprovado nas disciplinas, mas sim para aprender o máximo que puder.

Faça além do mínimo e não culpe os professores, a universidade ou qualquer outra pessoa por seus eventuais fracassos. Quando mais se esforça, mais para frente você caminha.

Faça networking e aproveite os aprendizados que você pode construir dentro e fora da sala de aula. Insights poderosos e muitas lições de vida o esperam, mas você precisa fazer a sua parte.

Enxergue a longo prazo

Algumas tentações o esperam na universidade: festas, baladas, o barzinho em frente à faculdade… Às vezes, você poderá se sentir cansado e desmotivado devido às obrigações do cotidiano e a vontade de cometer certos deslizes será imensa.

Mas sua capacidade de enxergar a longo prazo vai mantê-lo no rumo de seus objetivos. Não perca de vista suas metas e, dessa forma, será mais fácil manter-se estudando nos finais de semana, de madrugada e dizer não às distrações.

Organize-se

Em meio a uma avalanche de afazeres, disciplinas e conteúdos para estudar, pode ser que você se sinta perdido de vez em quando e tenha prejuízos em sua performance acadêmica.

A vida adulta é repleta de obrigações e é preciso maturidade para conciliar vida pessoal, profissional e acadêmica para ter uma excelente performance. Mas qual a melhor estratégia para ter alta produtividade e fazer aquilo que precisa ser feito?

Desenvolva organização, e acostume-se a construir a disciplina essencial para dar conta do recado. Compre uma agenda, desenvolva um cronograma de tarefas, leia livros sobre organização, pare de procrastinar e foque nas suas prioridades. Tudo isso vai ajudá-lo a levar uma vida mais organizada e produtiva, o que se reflete em bons resultados ao longo da vida.

Assuma a responsabilidade sobre seus resultados

Daqui para a frente, assuma a responsabilidade sobre sua vida. Seus resultados, bons ou ruins, são obtidos com base no seu empenho, competência e dedicação.

Não se trata de sorte. Pessoas bem-sucedidas são aquelas que conseguem unir foco, competência e ação. Por isso, na faculdade — e também depois dela —, estabeleça seu alvo, descubra o que você precisa fazer para alcançar o que quer e mãos à obra.

Supere-se constantemente

Você quer destacar-se ou ser apenas mais um formando no meio da multidão? Alunos formados são lançados ao mercado de trabalho todos os anos, mas nem todos alcançam o sucesso profissional e pessoal. Por que será que isso acontece?

Talvez a explicação esteja na postura que essas pessoas assumem a respeito de seu papel perante a própria vida. Você faz apenas o necessário ou procura sempre superar-se em tudo o que faz? Superar-se vai ajudá-lo a obter resultados além do esperado, aumentando sua autoconfiança, sua competência e suas oportunidades no mercado de trabalho e na vida. Ter maturidade é um dos segredos para vivenciar uma experiência enriquecedora e proveitosa durante a universidade.

Iniciar os estudos em uma graduação não se trata apenas de frequentar uma faculdade, assistir às aulas e esperar pelo dia da formatura. Na universidade, você estará próximo de alunos e professores dos mais diversos perfis e quanto mais maduro você for, mais receptivo estará para experimentar tudo o que essa heterogeneidade pode lhe proporcionar. E quanto aos saberes com os quais você terá contato, é importante levar seu papel de estudante a sério para extrair dos seus anos acadêmicos o máximo possível.

É a sua capacidade de encarar a universidade com maturidade a ferramenta que o permitirá construir na graduação os conhecimentos, habilidades e competências que o farão alcançar o futuro que você quer.

Foque em seus objetivos e não se desvie do seu caminho. É claro que seus anos de universidade lhe trarão momentos de descontração e diversão, mas leve seus estudos com seriedade e, em breve, você terá muito o que comemorar.

O que achou desse texto? Aproveite e descubra como aproveitar a universidade em 9 passos!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *