Dúvidas sobre a área do conhecimento que é a sua cara? Este post pode te dar uma luz.

Tem gente que desde muito cedo já sabe claramente “o que quer ser quando crescer”, já outros, mesmo crescidinhos, têm dificuldade em escolher qual carreira seguir. E isso é completamente natural. Afinal, essa não é uma decisão simples e é uma escolha que impacta toda uma vida.

A melhor aliada para resolver essa questão é a informação. Quanto mais você souber sobre o curso, o mercado e, principalmente sobre si mesmo, maiores serão as chances de traçar um caminho de sucesso. Testes vocacionais também ajudam, mas nada vale mais do que estar totalmente informado.

E é esse o objetivo deste post: te municiar de informações sobre as áreas do conhecimento. Depois de identificar aquela que mais tem a ver com você, vai perceber que a escolha do curso ficará bem mais fácil. Vem com a gente!

Afinal, quais são as áreas do conhecimento? Aqui, na São Judas campus Unimonte, adotamos as seguintes:

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Nas Ciências Biológicas, você vai estudar tudo o que se refere à vida, seja ela humana ou não. É uma área voltada para pessoas que curtem muito Biologia e um pouco de Química também. Os estudantes de Ciências Biológicas são, em sua maioria, pessoas interessadas em estudar as mais diversas formas de vida. Veja alguns cursos dessa área: Biomedicina, Enfermagem, Estética e Cosmética, Medicina Veterinária e Psicologia.

CIÊNCIAS EXATAS

Compreende-se como Ciências Exatas os cursos que têm como base a Matemática e a Física. Cálculos e números são uma rotina para os estudantes dessa área. Um traço marcante das pessoas que se interessam pelas Exatas são os pensamentos mais precisos, lógicos, diretos e sem muito rodeio. Para eles, uma boa pedida são os cursos de: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Gestão da Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação.

CIÊNCIAS HUMANAS

Nas Ciências Humanas, como o próprio nome já diz, o foco é o ser humano, suas interações com o mundo, a vida em sociedade, o pensamento humano, enfim, tudo que se relaciona com a nossa espécie. Se identificam com essa área os estudantes que gostam de leitura, de socializar, de papo cabeça e de arte. Na escola, mandam bem em Língua Portuguesa, História, Literatura e Redação.  Um deles é você? Se sim, pode estudar: Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Design, Direito, Gastronomia, Jogos Digitais, Logística, Pedagogia ou Publicidade e Propaganda.

Bom, essas são as três áreas macro. Mas existem também as subáreas, certamente elas ficam debaixo de alguma das três “áreas-mãe”, mas têm suas peculiaridades. Bora conferir?

CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

Dentro das Ciências e Tecnologia estão os cursos voltados para tudo o que há de mais atual acontecendo no mundo da tecnologia, sendo esse seu traço mais marcante. Nessa área estão os alunos que curtem o mundo digital, o mundo da robótica, da inteligência artificial, dos softwares e hardwares. Aqui, temos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação e Jogos Digitais.

COMUNICAÇÃO

Na subárea de Comunicação, estão os cursos para aquelas pessoas criativas, espontâneas ou não (dependendo da área de atuação). É para quem pretende trabalhar com ou nos meios de comunicação, sejam eles eletrônicos, digitais ou impressos. Essa é uma derivação da área de Humanas. Nós englobamos os cursos de: Cinema e Audiovisual, Design, Design de Interiores, Design de Produto, Design Gráfico, Publicidade e Propaganda.

ENGENHARIAS

As engenharias são cursos que pertencem à área de Exatas, mas que pela quantidade de cursos oferecidos, merecem uma subárea à parte. Aqui, na São Judas campus Unimonte, você vai poder estudar as seguintes engenharias: Civil, da Computação, de Produção, Mecânica e Química.

GESTÃO

Os cursos de Gestão pertencem à área de Humanas e têm duas especificidades principais: a primeira é a duração dos cursos, que geralmente são de 4 semestres, a segunda é o fato de serem voltados para capacitar pessoas para cargos de liderança em setores bem específicos. Você pode estudar Comércio Exterior, Gestão de Recursos Humanos, Logística ou Processos Gerenciais com a gente.

PORTOS

Como estamos em Santos, não poderíamos deixar de considerar as possibilidades que se abrem pra você nesse ramo de atuação. Se quiser trabalhar no porto, opte por: Comércio Exterior ou Logística.

SAÚDE

Os cursos da área de Saúde fazem parte das Ciências Biológicas e têm foco na preservação e na qualidade de vida, seja ela a vida humana ou animal. Se quiser se embrenhar pela área de Saúde, aqui você pode estudar: Biomedicina, Enfermagem, Estética e Cosmética, Gastronomia, Medicina Veterinária, Nutrição e Psicologia.

Ufa! Viu que você tem um leque gigantesco de opções de área e cursos? Avalie cada um com muito cuidado, se autoavalie e faça a sua escolha. Um bom exercício para isso é respirar fundo e se ver fazendo aquela atividade por muitos anos, se te der uma sensação prazerosa, é sinal de que você está no caminho certo. Porque fazer o que se gosta é incrivelmente bom!