Enfermagem: conheça a área de atuação e o perfil desse profissional Enfermagem: conheça a área de atuação e o perfil desse profissional

Enfermagem: conheça a área de atuação e o perfil desse profissional

Conta uma coisa pra gente: você é uma pessoa atenciosa? Gosta de cuidar das pessoas e ama a área de saúde? Então, o curso de Enfermagem pode ser uma boa pedida para você.

Para que um hospital, uma clínica ou um posto de saúde funcione bem, é preciso contar – e muito – com a competência desse profissional.

Ao chegar em um hospital, é o enfermeiro que acolhe, dá os primeiros socorros e encaminha o paciente para o médico especializado na sua patologia.

O curso dura 9 semestres. Depois de formado, você poderá atuar em diversas frentes, como:

1- Enfermagem do Trabalho: nesse caso, você poderá trabalhar na prevenção de saúde ou prestando atendimento aos colaboradores de alguma empresa.
2- Enfermagem geral: nessa área, o enfermeiro é responsável por coordenar as equipes de auxiliares e técnicos de enfermagem.
3- Enfermagem estética: a área de estética está em franco crescimento no Brasil. E ela também contrata o enfermeio para auxiliar em diversos procedimentos.
4- Enfermagem de resgate: essa é aquela área que atua junto a equipes de salvamento em caso de calamidades públicas ou acidentes.
5- Enfermagem forense: atua na investigação de crimes e presta assistência a vítimas.
6- Enfermagem geriátrica: com o envelhecimento da população brasileira, essa é uma área que tem contratado bastante enfermeiro para cuidar dos idosos em casa, asilos, hospitais e clínicas especializadas.

Ufa! São muitas áreas de atuação, não é mesmo? Agora, vamos conhecer qual é o perfil do enfermeiro:

• É comprometido: cuidar da saúde de pessoas requer comprometimento. Então, plantão é plantão, não dá pra ficar na enrolação.
• Tem espírito de liderança: como é o enfermeiro que gere a equipe de auxiliares e técnicos de enfermagem, é preciso que esse profissional tenha habilidade para liderar pessoas.
• Tem postura e apresentação pessoal adequadas: não há nada pior do que ver um profissional de saúde com roupas, cabelos ou unhas sujas ou aqueles que nem olham direito para o paciente. Portanto, higiene pessoal e postura profissional são coisas muito sérias.
• É proativo: é imprescindível que o enfermeiro tenha iniciativa no cuidar. Ele precisa estar atento aos pacientes e ser assertivo nos momentos de tomada de decisão.
• Tem empatia: colocar-se no lugar do outro que, nesse caso, é um lugar de dor, é uma característica decisiva para se definir se um enfermeiro terá ou não sucesso na sua profissão.

Agora que você já conhece o perfil do profissional de Enfermagem e o seu campo de atuação, só falta você se inscrever na São Judas campus Unimonte. Aqui, além de toda a infraestrutura, que é a melhor e mais completa da região, você ainda terá acesso a um projeto acadêmico inovador, reconhecido pela imprensa local e pelo Ministério da Educação, que te ajudará na sua formação profissional e pessoal, desenvolvendo habilidades e competências que vão além do ambiente empresarial. Mais do que se tornar um enfermeiro bem qualificado, você se aperfeiçoará como cidadão ético, empático e antenado com as necessidades e tendências da sociedade no século XXI.

Não é à toa que no final de 2017 o MEC reconheceu a São Judas campus Unimonte como uma das melhores instituições de ensino do país, alcançando nota 4 em 5, no último Índice Geral de Cursos.

Gostou? Então, clique aqui e inscreva-se.