Entenda o poder do aperto de mão para a sua carreira Entenda o poder do aperto de mão para a sua carreira

Entenda o poder do aperto de mão para a sua carreira

Você sabia que um pequeno gesto como o aperto de mão pode ser crucial para o seu sucesso profissional? Pouca gente dá importância a ele, mas a verdade é que o aperto de mão pode ditar todo o desenrolar de uma conversa profissional — afinal, ele é o primeiro contato entre você e as demais pessoas e a primeira impressão é a que fica, certo?

Nesse post, vamos falar mais sobre o poder do aperto de mão para a sua carreira e dar algumas dicas para que você elabore o melhor cumprimento para te ajudar em uma entrevista de emprego. Confira!

Qual a importância do aperto de mão?

Sabemos que a fala não é a única forma de nos comunicarmos com outra pessoa. Gestos, expressões faciais e posturas — a famosa linguagem corporal — também são responsáveis por transmitir emoções, intenções e, até mesmo, por evidenciar traços de personalidade.

Sabe aquela história de quem está mentindo costuma cruzar os braços ou as pernas, adotando uma postura defensiva? Esse é um ótimo exemplo de como a linguagem corporal é capaz de passar uma mensagem e causar uma determinada impressão no interlocutor.

É justamente por isso que o aperto de mão é tão importante: ele é capaz de revelar traços da sua personalidade e do seu estado de espírito. Se você for uma pessoa insegura ou estiver sentindo medo, por exemplo, o aperto de mão pode te denunciar.

E, se você pensa que isso tudo é bobagem, pense de novo: a revista Forbes publicou o resultado de estudos que comprovam que um bom aperto de mão pode melhorar significativamente a qualidade de uma interação, produzindo um maior grau de intimidade e confiança em uma questão de segundos.

No mesmo sentido, outras pesquisas já demonstraram que um bom aperto de mão antes de um contato social aumenta o impacto de uma interação positiva e diminui o impacto de uma impressão negativa. Assim, se por acaso, você falar uma besteira durante o papo, aquele aperto de mão do início da conversa pode ser a sua salvação!

Por tudo isso, é indispensável investir em um bom aperto de mão em situações profissionais. Afinal, caso o seu cumprimento seja muito fraco ou muito forte, por exemplo, ele pode afetar toda a opinião que um possível empregador ou um cliente vão formar sobre você — e isso pode ser crucial para o seu sucesso!

O que evitar em um aperto de mão?

Mas, no final das contas, o que pode ser considerado um aperto de mão ruim? Existem seis tipos de aperto de mão que devem ser evitados a qualquer custo em uma situação profissional como uma entrevista de emprego, por exemplo.

Veja se você reconhece algum como sendo o seu e, se for o caso, livre-se dele a qualquer custo!

O apressado

Um cumprimento rápido demais não chega a ser falta de educação, mas pode acabar dando a impressão de que você não tem tempo para desperdiçar com a outra pessoa ou que a situação não merece sua consideração. Por isso, evite apertos de mão extremamente rápidos.

O demorado

Por outro lado, um aperto de mão muito demorado também deve ser evitado. Ao prolongar demais o cumprimento, o seu interlocutor pode ficar desconfortável com a situação e pior: com a impressão de que você está tão desesperado que não quer largar a oportunidade de maneira alguma — literalmente!

O Hulk

Muita gente ainda acredita que um aperto de mão forte é sinônimo de demonstração de poder. Contudo, esse tipo de cumprimento pode pôr tudo a perder em uma entrevista de emprego, já que demonstra uma necessidade de dominância por parte do candidato.

O frouxo

Assim como não é aconselhável usar força excessiva, também é preciso evitar um aperto de mão muito frouxo. Esse tipo de cumprimento é sinônimo de passividade e de falta de comprometimento, o que não é uma característica interessante para um bom profissional, certo?

O molhado

É perfeitamente compreensível ficar nervoso antes de uma entrevista de emprego ou em uma reunião com um cliente importante. No entanto, um aperto de mão molhado de suor não pega bem! Com ele, o seu nervosismo é imediatamente denunciado, o que pode dificultar a criação de uma relação de confiança entre você e o seu interlocutor.

O distraído

Se você já cumprimentou alguém que não te olhava diretamente e ficava vagando os olhos pela sala, já se deparou com o aperto de mão distraído. Esse tipo de comportamento é prejudicial para a carreira, pois dá a impressão de que a situação é tão pouco interessante que qualquer outra coisa é mais capaz de prender a atenção.

Como é o aperto de mão ideal?

Agora que você já sabe os pontos a serem evitados, fica mais fácil entender o que pode ser considerado um bom aperto de mão. Para te ajudar nessa tarefa, listamos algumas dicas que fazem toda a diferença na hora daquele aperto de mão caprichado.

Esteja preparado

O primeiro passo a ser tomado é estar preparado. Se você sabe que, em instantes, vai conhecer alguém que pode influenciar sua carreira, mantenha a sua mão direita livre desde já: isso impede aquela situação embaraçosa de se atrapalhar trocando algum objeto de mão enquanto o seu interlocutor espera com as mãos estendidas.

Se você costuma suar muito nas mãos, aproveite para secá-las discretamente na sua roupa antes de cumprimentar alguém.

Preste atenção à postura

A linguagem corporal é um fator tão importante que merece atenção não só na hora do aperto de mão, mas também antes dele. Assim, se você estiver sentado, levante-se antes de cumprimentar alguém; se estiver de pé, mantenha as mãos visíveis e fora dos bolsos — isso mostra que você está aberto para uma nova interação e passa a impressão de mais honestidade.

Faça contato visual

Fazer contato visual durante o cumprimento é essencial para demonstrar confiança e interesse. Como falamos anteriormente, você não quer parecer distraído em um momento tão importante para a sua carreira, certo?

Seja firme

Empregue alguma firmeza no seu aperto de mão, mas sem esmagar a mão do seu interlocutor! Isso vai demonstrar que você é uma pessoa confiante e assertiva. Se você não tiver certeza do que é um aperto de mão firme, use a mesma força que a outra pessoa está usando.

Seguindo essas dicas simples, você poderá aproveitar todos os benefícios que um bom aperto de mão pode trazer para a sua carreira.

Gostou do nosso post? Tem mais alguma dica? Conta pra gente nos comentários.