Faculdade a distância vale a pena?

Trabalhar e estudar é a realidade de parcela significativa dos brasileiros, que precisam de uma agenda flexível para conseguir conciliar ambas as atividades. É neste contexto que se insere a faculdade a distância — modalidade de ensino cada vez mais presente no mercado educacional. Hoje, o ensino a distância possibilita os mesmos conteúdos e conhecimentos proporcionados pela educação presencial, com o diferencial da flexibilidade.

Já ouviu aquela máxima: “o estudante é que faz a instituição”? Pois, então, se você for uma pessoa esforçada e comprometida, pode ter certeza que a faculdade a distância terá o mesmo resultado do que a tradicional e, quem sabe, pode ser ainda mais eficaz, de acordo com a dedicação destinada ao estudo. E ainda tem mais: nesta modalidade, você é quem opta como, quando e onde estudar. Parece a solução para os seus problemas, não é mesmo?

Caracterizada como uma das grandes apostas das instituições, apresentamos os principais benefícios da faculdade a distância, além de abordar ações fundamentais para tornar esta metodologia de ensino mais eficiente. Não perca mais tempo e mergulhe neste universo revolucionário que é a faculdade a distância. Vamos lá!

Flexibilidade

Esta é uma das principais características da educação a distância. Já imaginou montar um planejamento de estudo baseado exclusivamente em seus horários? Então, esta é a realidade dos alunos que optam por estudar por meio dessa modalidade.

Na contramão das universidades tradicionais, que apresentam uma grade curricular com horários determinados, dificultando a vida dos estudantes, a faculdade a distância tem como aliada a flexibilidade. Você é o responsável por escolher, na maioria das vezes, os seus horários de estudo.

Custo-benefício

Com a crise econômica que assola o país há algum tempo, mais do que nunca, é essencial poupar gastos. A educação a distância ganha mais um ponto neste quesito.

Além de possuir uma mensalidade mais em conta, aulas por plataformas e aplicativos também reduzem as despesas com transporte e com alimentação, que representam uma parcela expressiva do orçamento dos alunos que optaram pelo ensino presencial.

Qualidade de vida

Imagine estudar no conforto da sua casa, sem se preocupar com o estresse do trânsito. Parece uma ideia sensacional, concorda? Atrelado a isto, ainda tem a questão estrutural. Em casa, você pode escolher o ambiente ideal para estudar verificando, por exemplo, qual local tem a melhor iluminação e é mais silencioso. Então, está esperando o que para aderir logo à faculdade a distância?

Produtividade

Aprender mais em menos tempo. Parece contraditório, mas este tipo de ensino possui mais produtividade em relação ao ensino tradicional. Para saber como, basta fazer as contas. Pense nos minutos que o professor gasta dia após dia para estabelecer a ordem nas salas de aula, além do tempo desperdiçado entre os intervalos das disciplinas.

Somados, estes minutinhos no final do mês acabam virando horas. Por isso, o curso a distância muitas vezes se mostra mais eficientes do que os demais.

Habilidades

Organizar os seus horários, administrando o seu próprio tempo não é uma missão fácil. Além disso, é necessário mensurar os resultados e buscar por atividades complementares.

Realizar todas estas tarefas exige uma maturidade do estudante, que é visto como um agente ativo no processo de aprendizado. É neste contexto que o curso a distância é responsável por ajudar o estudante a desenvolver habilidades específicas.

Como tornar o estudo a distância mais eficiente?

Nem só de computador e de plataformas consistem a faculdade a distância. Substituir as salas de aulas por métodos alternativos, com certeza, é uma opção viável, entretanto, é preciso ter um cuidado redobrado para não deixar a procrastinação tomar conta. Por isso, mostramos algumas dicas de como tornar o seu estudo mais eficiente.

Organize os horários

Nade de deixar para depois. O curso a distância exige do aluno uma dose extra de organização e administração do tempo. Então, elabore um cronograma semanal ou mensal e siga à risca a agenda de estudos.

Com esta ação, você conseguirá finalizar o dia com todas suas tarefas em dia, sem esquecer das pendências relacionadas ao trabalho.

Priorize as obrigações

Este item está diretamente ligado ao anterior. Não basta apenas elaborar uma agenda bem detalhada para tornar o seu estudo mais eficiente. Você precisa também identificar quais são as prioridades.

Claro que o trabalho é tão importante quanto o estudo, mas garanta que você está dando a devida atenção à sua graduação. Neste contexto, lembre-se de determinar metas possíveis, que não vão sobrecarregá-lo.

Busque motivações

Esta é uma palavrinha mágica no processo de estudo. Seja adotando o sistema de recompensa ou criando desafios educacionais, a motivação se mostra essencial para quem tem a missão de estudar sozinho.

Por isso, não tenha medo de criar mecanismos que deem um up no seu ânimo, afinal, toda ajuda é bem-vinda, não é mesmo?

Faça perguntas

A faculdade a distância também contempla aulas presenciais, que representam, no mínimo, 20% da carga horária total da graduação. Este, possivelmente, será o melhor momento para você esclarecer as dúvidas pertinentes à matéria. Então, nada de ter vergonha, hein?

Por meio do atendimento personalizado, você também pode solucionar suas questões a qualquer momento por meio do contato virtual com os professores e tutores. Independentemente da situação, o importante é não deixar passar nenhuma dúvida. Combinado?

Invista nas tecnologias de informação e comunicação

Provavelmente você sabe bem o que são as TICs, correto? Então, não tenha receio em usar e abusar destas ferramentas durante o curso a distância. A tecnologia revolucionou o setor educacional, proporcionando aos alunos recursos que facilitam o processo de aprendizado. Já pensou, então, em implementar as TICs no sua rotina? São inúmeras opções úteis, como fóruns, vídeos e chats.

Sem sombra de dúvidas, a faculdade a distância é uma oportunidade ímpar para aqueles que possuem uma agenda sobrecarregada e não abrem mão de ter um ensino superior, pois sabem da importância de fazer uma universidade.

Contendo inúmeros benefícios, esta inovadora modalidade possibilita ao aluno a chance de cursar um ensino de qualidade, com preços justos. Selecionando a opção que é mais condizente com sua realidade, você conseguirá conciliar a faculdade a distância com as demais tarefas diárias, o que representa um avanço imensurável no segmento educacional.

Agora nos conte: está convencido que a faculdade a distância vale a pena? Quais as outras vantagens desta modalidade você destacaria? Dê sua opinião nos comentários.

E, se você está pensando em pedir transferência para essa modalidade, que tal descobrir tudo sobre o assunto no nosso portal? Clique aqui e fique por dentro.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *