Fazer mestrado vai ser bom para minha carreira? Fazer mestrado vai ser bom para minha carreira?

Fazer mestrado vai ser bom para minha carreira?

Foi-se o tempo em que apenas a graduação bastava como garantia para conseguir um bom emprego. O ensino superior está se popularizando cada vez mais e o número de alunos em faculdades e universidades só tem aumentado. E você já deve ter reparado na quantidade de cursos de Direito, Engenharia, Administração, Arquitetura, Biologia e por aí vai. Imagina quantas pessoas formam por ano em uma mesma profissão! Todas elas disputando um espaço no tão concorrido mercado de trabalho.

Mas você já parou pra pensar que o diferencial pode estar em um diploma de mestrado? À primeira vista, pode parecer cansativo para alguém que já ficou quatro anos estudando encarar mais um ou dois anos. Quando a gente se forma da graduação, queremos mesmo é arrumar logo um emprego e ter nossa independência. Para quem já trabalhava, então, nem se fala. Quer mesmo é aumentar o salário e diminuir o ritmo de estudos.

É possível conciliar os estudos com o trabalho! Há muitos cursos que são oferecidos durante a noite e, por mais que seja cansativo estudar à noite, depois de uma longa jornada de trabalho, garantimos que vale a pena. Sem contar que a sensação de trabalho cumprido e de valorização profissional após a conclusão do mestrado compensa todo o esforço.

Os benefícios que um diploma de mestrado pode trazer mostram que vale sim a pena encarar mais um ou dois anos de estudos. E o mestrado não é só para quem quer seguir carreira acadêmica, como muita gente ainda pensa. Fazer mestrado é uma qualificação a mais para encarar o competitivo mercado de trabalho.

Por que fazer mestrado é uma boa ideia?

Um profissional que possui um diploma de mestrado é visto de maneira diferenciada no mercado de trabalho. E essa diferença é para muito melhor. Para se ter uma ideia, em algumas empresas, o mestrado tem o poder de dobrar o salário do funcionário e trazer mais prestígio para a sua carreira.

Um exemplo de que fazer mestrado está em alta é o fato de as grandes empresas, como a Vale e a Petrobras, estarem criando seus próprios cursos de mestrado como incentivo para a capacitação profissional.

O mestrado está longe de ser apenas para aqueles que desejam seguir a carreira de professor universitário. A demanda do mercado por profissionais com qualificação é tão grande que as opções de cursos de mestrado também têm crescido.

Existem o mestrado profissional e o acadêmico e ambos possuem pontos positivos dependendo do que deseja para a sua carreira. O mestrado profissional, por exemplo, começou a ser mais valorizado do que os famosos MBA nos últimos tempos. O MBA já está muito disseminado no mercado, deixando de ser um diferencial, além de ser um curso mais superficial do que um mestrado.

Vamos tentar te deixar ainda mais animado para retomar ou dar continuidade aos estudos mostrando alguns impactos positivos que ocorrem na vida do profissional quando ele resolve explorar as possibilidades de aprendizagem.

O que o diploma de mestrado traz de positivo?

Aumento de salário

Talvez, o impacto mais atraente de um diploma de mestrado seja o aumento no salário. A educação deve ser encarada como um investimento, uma vez que um profissional com qualificação maior é mais valorizado no mercado. E essa valorização não se dá apenas no status e no reconhecimento — o que já é ótimo —, mas também no bolso do trabalhador.

Especialização na sua área de atuação

Um mestrado também permite que você se especialize em determinado tema da sua área de interesse. E um conhecimento especializado pode fazer com que você se destaque dentre os demais colegas. Além disso, o conhecimento especializado em conjunto com constantes atualizações sobre determinado tema pode não só abrir mais portas no mercado de trabalho, mas também ajuda a permanecer no emprego, se isso for da sua vontade. Um profissional que é mestre se torna muito mais atraente para os empregadores e consegue ocupar altos postos de trabalho.

Desenvolvimento de pensamento crítico

Além dessas vantagens mais práticas, a vivência em um curso de mestrado possibilita que você seja mais autônomo na proposição de soluções inovadoras para a empresa na qual trabalha. Quem faz mestrado costuma desenvolver um pensamento mais crítico, o que pode contribuir na hora de encarar os inevitáveis desafios no trabalho.

Expansão do networking

Uma boa dica também é aproveitar os contatos que são feitos ao longo do curso do mestrado. Professores costumam ser ótimas pessoas de networking e podem te indicar para postos de trabalho após a conclusão do curso — sem contar os outros alunos, que podem se tornar colegas de trabalho no futuro. Ou seja, o mestrado também é ótimo para ampliar a lista de contatos profissionais.

Possibilidade de seguir carreira acadêmica

É claro que não poderia faltar na lista de vantagens a possibilidade de seguir a carreira acadêmica. Por mais que ela não esteja em seus planos iniciais, a carreira de professor universitário é promissora e bem remunerada. E, hoje, dificilmente, um professor é contratado sem o título de mestre.

Se resolver dar continuidade em um doutorado, as chances aumentam mais ainda! Além disso, o mestrado é muito indicado para quem quer trocar de área sem ter que passar por outra graduação. É claro que se forem áreas completamente distintas, você vai precisar estudar bastante para se inteirar do novo assunto. Mas se, por exemplo, você for formado em Administração, pode muito bem ir para a área de Ciências Econômicas por meio de um curso de mestrado.

Autonomia e desenvolvimento pessoal

Para além das vantagens profissionais, um curso de mestrado pode trazer benefícios pessoais. Imagine como deve ser prazeroso estudar o que você gosta e tem curiosidade e, ainda, conduzir a pesquisa da maneira que você avalia como mais produtiva! E, se você ingressou em um curso de qualidade, terá o apoio de professores extremamente qualificados para te orientar, além de um acervo bibliográfico precioso.

E então? Pronto para ser um profissional que se destaca no mercado de trabalho? Comece logo a procurar um curso de mestrado que vai te ajudar a ter satisfação e reconhecimento profissional — e também pessoal, por que não?

Pode ter certeza que fazer mestrado vai fazer toda a diferença na sua carreira. Você vai se tornar um profissional mais capacitado e habilitado para ocupar cargos de muito prestígio.

Você já fez ou está fazendo um curso de mestrado e tem mais dicas para dar? Deixe suas sugestões no espaço destinado aos comentários. Se ainda tem dúvidas, também comente. Quem sabe ainda podemos te ajudar! A troca de experiências é muito importante para quem está decidindo fazer mestrado.