Medicina Veterinária: quais são as previsões para esse mercado?

Você é um apaixonado pelos animais e pela natureza? Se sua resposta foi “sim” e você deseja trabalhar com isso no futuro, não deixe de considerar o curso de Medicina Veterinária, pois essa profissão está em alta e tem boas perspectivas de crescimento. Depois de se formar nessa graduação, você poderá atuar em diversas áreas, focando naquilo que mais lhe agrada, seja  em contato com os animais ou dentro de laboratórios, por exemplo.

Se essa te parece uma boa ideia e você quer saber mais sobre as perspectivas do mercado e as possibilidades que essa formação traz, veja mais detalhes desse ofício:

Oportunidades da medicina veterinária

A profissão de médico veterinário oferece diversas oportunidades no mercado de trabalho. A pessoa formada nesse curso pode atuar em diferentes ramos — é ela quem cuida, por exemplo, da prevenção e do combate de zoonoses, e da segurança e controle dos alimentos de origem animal.

Esse profissional também pode atuar em clínicas atendendo animais de estimação ou trabalhar em zoológicos, cuidando de bichos silvestres de pequenos e grande porte. Outra oportunidade para quem gosta de lidar com o meio ambiente é participar de atividade de ONGs de proteção, ajudando na reinserção de animais na natureza e no cuidado com aqueles que são resgatados de maus tratos e situações de exploração.

Para quem prefere uma rotina mais fechada, como em escritórios, existe a possibilidade de estabelecer a carreira em laboratórios de exames. Também é preciso que haja médicos veterinários supervisionando os processos relacionados aos alimentos de origem animal, para garantir sua qualidade, o que representa mais uma opção para quem fizer esta graduação.

Como você pode ver, as possibilidades de atuação do veterinário são bastante amplas e, se optar por essa carreira, você terá muita flexibilidade para escolher sua área.

Principais tendências da profissão

A medicina veterinária é uma das atividades mais antigas de que se tem conhecimento e ela foi mudando e evoluindo para acompanhar as transformações da sociedade. Quando foi criada, seu principal papel era o cuidado com animais de carga, como burros e cavalos.

Com as mudanças nos meios de transportes e a transformação do convívio entre humanos e meio ambiente, essa profissão ganhou novos contornos. Atualmente, algumas áreas se destacam dentro da veterinária, com mais oportunidades para quem está entrando no mercado. Conheça algumas das tendências:

Animais de estimação

Cada vez mais, as pessoas têm tratado seus animais de estimação como verdadeiros filhos — e isso representa uma grande oportunidade para os médicos veterinários. Afinal, essas pessoas estão dispostas a pagar quantias astronômicas para que seus companheiros de 4 patas tenham uma vida cheia de regalias.

É cada vez mais comum vermos produtos e serviços que antes eram apenas para humanos voltados especialmente para os pets, como spas, creches, roupas, comidas e, em alguns casos, até festas de aniversário!

Com tanto luxo, é claro que a saúde também é uma prioridade, e é aí que entra o médico veterinário. Ele irá auxiliar nos cuidados com os bichinhos, cuidando para que sua vida seja mais longa e confortável. Quem souber perceber as brechas e oportunidades que esse nicho de mercado traz irá se beneficiar financeiramente e profissionalmente.

Sustentabilidade

Você já deve ter escutado essa palavra diversas vezes nos últimos anos, mas qual é a real importância da sustentabilidade no mercado de trabalho e na profissão de médico veterinário?

Se você tem essa dúvida, saiba que esse especialista sai na frente quando esse é o assunto, pois é ele quem cuida diretamente dos animais e tem várias possibilidades de trabalhar diretamente com o meio ambiente. Existem diversas ONGs que se preocupam em readaptar bichos na natureza, cuidar daqueles que estão em ameaça de extinção e resgatar os que são maltratados, por exemplo.

Com o tema em pauta constante, não é difícil encontrar empresas que valorizam e necessitam de pessoas que se preocupam com o meio ambiente e com o impacto de suas ações. Sempre que falamos em cuidado de animais, falamos de médicos veterinários; logo, essa é uma área que demanda muita mão de obra.

Competições

Outro espaço que pode ser explorado por esse profissional é o mundo das competições. Existem diversas modalidades que utilizam animais, inclusive nas Olimpíadas.

O hipismo, por exemplo, demanda um veterinário, pois os cavalos precisam de tanto ou mais atenção que os competidores humanos. Caso um garanhão se machuque ou tenha algum problema de saúde, é necessário que haja alguém à disposição apto a dar os primeiros atendimentos. Além disso, o transporte desses animais requer muito cuidado e o acompanhamento de uma pessoa qualificada.

Alimentação

O médico veterinário também pode atuar diretamente com produtores rurais, auxiliando nas técnicas de melhora da produção de alimentos. Com a expectativa de vida cada vez mais alta, será necessário aumentar a produção de comida no mundo, o que abre espaço de mercado. O profissional atua na segurança alimentar, cuidando para que os animais tenham o melhor tratamento possível e produzam grande quantidade de alimentos saudáveis para consumo humano.

Tecnologia na medicina veterinária

Assim como em todos as áreas, na medicina veterinária a tecnologia também está em constante mudança e quem já está no mercado precisa estar sempre atento para não se tornar obsoleto.

Além dos grandes avanços tecnológicos que surgem para atender as demandas da sociedade e facilitar a vida das pessoas, também são desenvolvidas novas ferramentas e técnicas para o cuidado com os animais, que trazem grandes benefícios para o profissional e permitem que sua atuação seja mais assertiva e eficiente.

E ai? Se interessou pela veterinária e pelas oportunidades que ela traz? Então o próximo passo é escolher bem a universidade onde você irá fazer seu curso. Não deixe de optar por uma instituição de renome, que te permita aliar os estudos à prática em laboratórios modernos e bem equipados, para que você possa se destacar nesse mercado tão promissor!

Ainda está na dúvida sobre qual carreira seguir? Então não deixe de conferir o nosso guia das profissões do futuro para saber quais caminhos terão destaques em 2017 e fazer uma escolha mais acertada!

 


Uma resposta para “Medicina Veterinária: quais são as previsões para esse mercado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *