O cardápio da prova de vestibular: o que comer antes, durante e depois

Em época de vestibular, as nossas atenções estão completamente voltadas para os estudos. São páginas e páginas de conteúdo, de todas as matérias, que precisamos entender, memorizar e uma infinidade de exercícios para resolver. É normal que a gente passe a maior parte do tempo pensando nisso e que qualquer tempinho extra que nos sobre seja utilizado para revisões e mais estudos.

No entanto, não podemos nos esquecer da importância de cuidar da saúde — se isso vale para todos os dias da nossa vida, é ainda mais importante na época do vestibular. Não adianta nada passar meses se preparando para se sentir indisposto no dia da prova, não é mesmo?

Nesse sentido, alguns cuidados são essenciais, como boas noites de sono e exercícios físicos mas, principalmente, uma atenção redobrada com a alimentação, que influencia completamente a sua saúde, seu bem-estar e, até mesmo, a sua capacidade de concentração.

Uma alimentação saudável é fundamental

Se você vive à base de fast food e de doces, já está passando da hora de entender a importância de uma alimentação saudável. Ela evita problemas sérios como o excesso de peso (que é o primeiro passo para uma série de doenças, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos), falta de disposição e dificuldade de concentração. Cuidar do que você come, então, é uma estratégia importante antes, durante e depois do vestibular.

E mudar de um dia para o outro é muito difícil — é preciso passar por um processo completo de reeducação alimentar, em que você aprende quais são os alimentos mais nutritivos, aqueles que te fornecem mais energia, e o que é melhor para sua saúde. Comece com pequenas mudanças e se prepare para um novo estilo de vida, muito mais saudável e gostoso.

Veja aqui algumas dicas para sua alimentação antes, durante e depois da sua prova de vestibular.

Antes da prova

O grande dia chegou e é essencial que você inicie a sua preparação assim que acordar. Os nossos avós sempre repetem o ditado: tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo.

Exageros à parte, essa frase é muito poderosa, pois mostra a importância de um bom café da manhã. Essa refeição tem grande influência no seu bem-estar e pode determinar os rumos do seu dia. E, em um momento tão importante quanto o dia das provas de vestibular, não dá para arriscar, certo? Escolha os alimentos com atenção, coma devagar e se prepare, porque o dia promete.

O café da manhã ideal para uma situação como essas pede bastante carboidrato, que é o grupo de alimento responsável por nos fornecer energia. Mas é sempre importante equilibrar os grupos alimentares e, por isso, uma dose de proteína também vai bem.

Que tal um sanduíche de pão integral com queijo e presunto? É uma combinação leve, mas muito nutritiva. Dica importante: escolha sempre as opções integrais, mais saudáveis e com mais nutrientes, ok? Para acompanhar, um copo de leite com achocolatado (mais energia, cálcio e vitaminas) e uma salada de frutas. Uma refeição completa, pobre em gorduras (que são as responsáveis pelo cansaço, já que demandam muito do seu corpo para serem digeridas) e muito saborosa.

Além disso, não se esqueça de beber água, já que não se atentar a isso é um dos maiores erros no dia da prova. Não vale exagerar, para não correr o risco de ter vontade de ir ao banheiro a cada cinco minutos, mas ficar desidratado pode ser um problema e tanto, trazendo dor de cabeça e dificuldade de concentração.

Outras sugestões para o café da manhã: frutas secas, ovos mexidos, cereais. O equilíbrio é o mais importante. Ah, e mesmo se você não tiver o hábito de caprichar nessa refeição, faça um esforço — chegar na prova com fome não dá, né?

Durante a prova

Para a hora da prova, o grande macete é preparar alguns lanchinhos que vão tapear a fome, te dar uma dose extra de energia e, até mesmo, servir como uma pausa para descansar a cabeça em meio a tanta tensão e concentração.

Aqui, a escolha depende do horário da prova e da sua rotina. Se não vai dar tempo de almoçar, um sanduíche é essencial para que você não fique com fome no meio da prova e é uma alternativa muito mais saudável que os biscoitos recheados e os chocolates, bombas de açúcar que podem te atrapalhar. Aqui, vale quase tudo nos ingredientes: queijo, presunto ou outro embutido, uma saladinha simples com alface, tomate e cenoura raladinha. Só evite maionese, que é muito perecível.

Além disso (e pra quem conseguiu almoçar — uma refeição leve, claro, como uma massa ou carne magra), os snacks ajudam demais. Escolha opções saudáveis, como um queijo processado, palitos de cenoura, frutas frescas e secas e um iogurte. É preciso pensar na praticidade e na saúde, hein? Se você é desses que não vive sem um doce, leve um pacotinho de chicletes sem açúcar e uma barra de chocolate 70% de cacau, que matam a vontade mas sem os efeitos nocivos.

Aqui, a dica de ouro vale também: se hidrate! Que tal uma água de coco ou um isotônico em vez de apenas água?

Depois da prova

Pronto! A parte mais importante já passou: você fez a prova e, com a ajuda de uma alimentação balanceada, se deu superbem. Mas não é hora de descuidar da saúde e muito menos da alimentação.

Você está trilhando o seu caminho para o sucesso e, pra fechar o dia com chave de ouro, um jantar caprichado, saboroso e muito saudável. Você pode preparar uma massa com molho de cogumelos, por exemplo, ou uma torta à base de batatas e completar com uma super salada, com verduras, frutas e sementes.

Outra opção que sempre cabe no cardápio são as carnes magras, como um frango grelhado ou um peixe. Evite as carnes vermelhas, que são mais difíceis de digerir. Para beber, um suco da sua fruta favorita — você merece!

Com essas dicas espertas, você vai deixar seu corpo mais que preparado para as provas de vestibular. Cuide com atenção da sua alimentação e se surpreenda com os resultados — você vai se sentir muito mais disposto, cheio de energia, sem aquele sono que faz pesar os olhos e atrapalha os estudos nos dias anteriores e a concentração no dia da prova. E, claro, isso vai fazer uma imensa diferença no resultado final. Cuide do corpo e se prepare para arrasar nas provas!

Agora que você já sabe como fazer, compartilhe com a gente as suas dicas de alimentação e, quem sabe, uma receitinha prática e rápida de lanche para o dia da prova de vestibular! E, para todas as demais informações sobre essa prova, clique aqui.



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