O que todo vestibulando pode aprender com Star Wars?

Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante… Um jovem estudante chamado Luke Skywalker recebeu um chamado e resolveu estudar para se tornar um grande Jedi, o maior de sua geração. Luke acreditou, correu atrás, se esforçou e alcançou os seus objetivos. Não foi fácil: ele enfrentou grandes desafios e teve que lidar com algumas derrotas, mas isso não o impediu de chegar lá.

Essa jornada do estudante vivida por Luke Skywalker é um dos motivos para Star Wars ser, há quase 40 anos, o maior símbolo da cultura pop e nerd. Nada na indústria do entretenimento teve um peso e uma Força tão grande quanto Star Wars — e dificilmente terá. A saga transcendeu o cinema e está pronta para marcar mais e mais gerações.

No post de hoje, vamos ver como a história desse estudante, Skywalker, pode dar grandes lições aos vestibulandos da nossa galáxia. Confira!

Faça a sua escolha

O primeiro passo para o futuro do vestibulando é tomar uma decisão. Essa escolha decidirá o seu futuro complemente. Luke fez a dele. Quando recebeu o chamado, decidiu se tornar um Jedi, mesmo sabendo que teria de se esforçar muito.

Um ponto interessante é que a escolha foi dele, e dele somente. Ben Kenobi não correu atrás de Luke — foi o contrário. E ele não tomou sua decisão baseada na opinião de seu pai, Darth Vader. Pelo contrário: provou, ao pai que discordava dele, o valor da sua escolha até que o seu pai aceitasse.

O seu futuro está em jogo. Não deixe ninguém escolher por você, mas é preciso provar o valor da sua decisão!

Planeje os seus estudos

Antes do ataque à Estrela da Morte, acontece uma reunião em que o Almirante Ackbar apresenta os passos e os detalhes para o sucesso da missão. Não fosse aquele planejamento, o plano dificilmente funcionaria.

Portanto, planeje os seus estudos, tenha um cronograma e metas diárias. A organização é uma virtude necessária para os estudantes.

Encontre mentores

Luke nunca teria se tornado um Jedi não fossem os seus dois grandes mentores: Mestre Yoda e Obi Wan. Os ensinamentos práticos e teóricos dos dois fizeram toda a diferença na vida do jovem, e todos os estudantes precisam disso.

Existe algum questionamento ou algum problema que você tem dúvida? Procure ajuda, encontre colegas que sejam melhores nas matérias que você tem maior dificuldade, procure professores e ex-vestibulandos. Os mentores podem ajudar nos estudos e nos momentos de ansiedade, facilitando o seu processo e trazendo evolução.

Nunca ache que você já sabe tudo

Na primeira vez que Luke decide enfrentar Darth Vader, ele é avisado pelos seus dois mentores: “você não está pronto!”. Mas o jovem Skywalker não dá ouvidos a Obi Wan Kenobi e Mestre Yoda, acaba sendo derrotado e quase coloca tudo a perder.

É fundamental ter humildade e sempre buscar crescer. Mesmo naquelas matérias em que você é excelente, sempre existem pontos em que podemos ser melhores. Luke não era um Padawan ruim, mas precisava aprimorar algumas coisas. O vestibular pode ser um Vader na sua vida, portanto, se prepare ao máximo para enfrentá-lo.

Nunca deixe de acreditar

Quando Mestre Yoda, nosso pequeno amigo verde de pouco mais de 60 cm retira uma nave espacial do pântano usando a Força, Luke expressa um “eu não acredito”. Yoda retruca “é por isso que você não consegue”.

O maior adversário que os estudantes, muitas vezes, têm são eles mesmos. “Medicina é muito difícil para mim”, “minha escola não é boa”, “não tenho dinheiro para pagar o melhor cursinho”, entre outros pensamentos sabotadores podem passar pela sua mente.

E são eles que te derrubam. Corra atrás, se esforce e não desista dos seus sonhos. Se você não acreditar em você, ninguém vai. Seja confiante, afinal, como diria Yoda “faça ou não faça, não existe tentar”.

Seja persistente

Acreditar em você, se esforçar e manter a calma talvez não sejam sinônimo de sucesso imediato. Mas isso não pode te fazer desistir. É aí que entra a virtude mais importante para qualquer vestibulando: a persistência.

Quando Luke enfrentou o seu primeiro “vestibular”, ele se saiu grandemente derrotado. Perdeu sua mão direita (logo a que ele escreve), perdeu o seu melhor companheiro de estudos e ainda tomou uma severa bronca de seu pai.

Isso não parou o nosso herói estudante. Ele correu atrás, colocou uma mão nova, recuperou o seu amigo de estudos em pleno deserto e provou para o seu pai que havia escolhido o curso certo. Luke se tornou um Jedi!

Fique calmo!

Outros problemas que derrubam grande parte dos estudantes são o medo e a ansiedade. Mas você precisa ter em mente que o medo é o caminho para o Lado Negro. O medo leva a raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento. Sofrimento por não passar e “perder” mais um ano de vida.

Não deixe o medo te sabotar. Saiba que, independentemente do resultado, você sabe que tará feito a sua parte, você lutou para alcançar os seus objetivos e deu o seu melhor. Não é hora de pensar “devia ter estudado mais”; é hora de colocar na cabeça que você está pronto.

Use as ferramentas ao seu dispor

O maior herói de toda a saga não é Luke, nem Han Solo, muito menos Obi Wan. O grande herói de Star Wars é o dróide R2-D2. Basta você lembrar quantas vezes ele já salvou a vida dos outros personagens durante toda a história.

E o que esse robô simpático nos ensina? Use as ferramentas ao seu dispor. R2 é praticamente um canivete e sempre usa um item diferente para salvar os seus amigos.

Nos dias de hoje, temos inúmeras ferramentas, aplicativos, vídeoaulas — ora, nós temos o Google! Utilize estas ferramentas para evoluir, estudar mais e testar os seus conhecimentos. Não se limite aos livros apenas.

Tenha um tempo para você

Mestre Yoda e Obi Wan são dois personagens experientes nos treinamentos, nos ensinos, afinal, são verdadeiros mestres. E ambos sabiam de um fundamento importante: é preciso ter o seu tempo. Ambos se exilaram até que a hora fosse certa.

Obviamente, você não deve se exilar no seu quarto e se afundar em dias e dias de DOTA ou de LOL porque você não passou em um vestibular. Não é isso. Você não precisa se exilar.

Você precisa saber que, em meio às suas maratonas de estudo, você precisa ter os seus momentos. Momentos de lazer, de descanso, de filmes e seriados, de namoro… Ficar preso aos estudos pode ser extremamente prejudicial. Portanto, encontre boas distrações e renove sua mente constantemente.

Use a Força

Se tratando de lições aprendidas em Star Wars, usar a Força não poderia faltar. A Força pode ser diferente para cada pessoa, mas o importante é senti-la. Ela pode ser o seu refúgio, onde você encontra esperança, onde a sua mente fica tranquila e em paz. Sinta a Força e use-a como a sua aliada. Uma poderosa aliada ela é.

Quais outras lições a Saga Star Wars trouxe para os seus estudos? Compartilhe nos comentários, jovens Padawans, e continuem trilhando os seus caminhos para se tornarem Jedis formados. Que a Força esteja com vocês!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *