Saiba como escolher a faculdade ideal em 7 passos

Entre tantas opções de faculdades, pode ser difícil decidir aquela que vai ser o local dos seus estudos pelos próximos anos. Afinal, tomar essa decisão é também escolher o que vai para o seu currículo e o que será avaliado pelos futuros empregadores e recrutadores em geral. 

Para fazer a opção mais acertada para seu perfil e mais adequada aos seus objetivos, você deve observar alguns aspectos.

Veja como escolher a faculdade ideal em 7 passos:

Avalie a grade curricular e o corpo docente

Dependendo da abordagem que a instituição adota, um mesmo curso tem um enfoque em uma atuação ou em outra. Isso é muito comum em áreas mais abrangentes, e por isso é importante ficar de olho na grade curricular.

Veja quais são as matérias oferecidas ao longo do curso pretendido, avalie questões como horas práticas, tempo de estágio e aprofundamento de disciplinas importantes. Também compensa pesquisar sobre o corpo docente. É necessário que os professores tenham formação específica e, preferencialmente, experiência de mercado.

Caso a instituição tenha em seu corpo docente especialistas em suas disciplinas, as chances de viver experiências enriquecedoras de aprendizagem são grandes.

Procure saber a aceitação da faculdade no mercado

Você sabia que, em vários casos, o local em que você se graduou é um critério de desempate na hora da seleção de emprego? Dependendo de onde realizar sua graduação, você pode ou não ser chamado para uma vaga.

Por isso, é muito importante conhecer a aceitação da sua universidade no mercado. Geralmente, instituições de tradição e que invistam em capacitar profissionais cada vez mais preparados são as preferidas pelos recrutadores.

Muito disso, inclusive, está ligado à estrutura oferecida, já que isso permite a aquisição de conhecimentos práticos e interdisciplinaridade, fatores que são bem vistos por recrutadores em geral.

Converse com alunos e ex-alunos

Uma forma de conhecer muito bem a sua opção de destino para o ensino superior é conversando com alunos e ex-alunos da instituição. Pergunte a eles como se sentem em relação ao local, quais são os pontos positivos e negativos e do que eles mais gostam na instituição de ensino.

Depois de repetir essas perguntas para diferentes pessoas, você vai entender melhor qual é o forte da universidade, se ela tem a ver com você e se é realmente a melhor escolha.

Além disso, você terá uma série de informações que nem sempre são percebidas quando se está conhecendo o ambiente a partir de pesquisas. Isso permite um preparo melhor para o sistema de provas, para as aulas ou para ter acesso à biblioteca, por exemplo.

Verifique a nota da instituição junto ao MEC

Outro detalhe ao qual é fundamental se atentar na hora da escolha é a nota da universidade junto ao MEC. Como esse órgão é o mais importante na avaliação de instituições de ensino em geral, uma boa nota significa grandes chances de o local ter elevada qualidade.

Para conferir a nota basta que você vá até o site do MEC e realize a consulta por instituição. Se já souber que curso deseja fazer, também vale a pena ver qual é a avaliação específica para ele. Quanto mais próximas de 5 as notas estiverem, maior é qualidade do local de ensino.

Fazer essa consulta prévia, inclusive, é muito importante para evitar imprevistos desagradáveis durante a graduação, como quando o MEC suspende a validade de um curso pelo fato de ele não oferecer a qualidade mínima exigida.

Saiba mais sobre os convênios oferecidos

Se a sua opção for por uma faculdade particular, é recomendável que você procure saber sobre quais são os convênios oferecidos. Nem toda instituição aceita o ProUni ou o Fies, por exemplo. Por outro lado, há aquelas que oferecem uma grande quantidade de financiamentos, linhas de créditos e convênios de modo a facilitar a vida de seus estudantes.

Por isso, se ficar em dúvida entre 2 opções que oferecem as mesmas condições, aquela que tiver mais convênios e que oferecer opções mais facilitadas tende a ser muito mais conveniente para a sua formação acadêmica.

Conheça os benefícios e as experiências oferecidos

Não menos importante, você deve conhecer os benefícios e as experiências que a faculdade oferece — ou seja, seus diferenciais. Algumas têm convênios com empresas de modo a facilitar a entrada no mercado profissional, enquanto determinadas instituições de ensino organizam eventos voltados para estudantes.

A preocupação da instituição com a aplicação prática de conhecimentos e com a preparação para o mercado de trabalho também são 2 dos benefícios mais importantes. Mais do que graduar alunos, o local deve ser voltado para formar profissionais capacitados, e você deve ficar de olho nisso!

Por isso, leve em consideração o que a instituição tem a oferecer para agregar ao seu currículo e ao seu crescimento pessoal e profissional. Ao se preocupar com isso da forma certa, você sairá do ensino superior pronto para encarar os principais desafios do mercado de trabalho.

Visite o local com antecedência

Para não errar na escolha, nada melhor do que ver o local com seus próprios olhos. Vá até os campus que estiverem entre as suas opções e conheça os locais. Você pode escolher uma visita guiada para estudantes que estão prestes a entrar no ensino superior ou fazer uma visita em um “dia comum”.

Observe bem o local, veja o estado de conservação das estruturas, avalie o ambiente e conheça o que é oferecido, como laboratórios e ambientes para aula prática. Quanto melhor for a infraestrutura do local, mais favorecido é o seu aprendizado e maiores as chances de que você tenha uma ótima formação profissional.

Se você está roendo as unhas devido à dúvida de como escolher a faculdade ideal, esses sete passos vão fazer com que a sua decisão seja a mais acertada possível. No final, depois de seguir tudo isso direitinho você estará matriculado em uma instituição de renome e qualidade que será responsável por te ajudar a decolar na profissão.

Ainda ficou com alguma dúvida para fazer essa escolha? Conte para a gente nos comentários!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *