Será que a área de Humanas combina com você? Será que a área de Humanas combina com você?

Será que a área de Humanas combina com você?

Quando chega a fase do vestibular, uma das coisas que todo candidato precisa é descobrir com que área do conhecimento tem mais afinidade. Feito isso, vem a escolha do curso. Esse é o caminho ideal, porém, muitas vezes o aluno define o curso para depois verificar a que área ele pertence. Mas, nesse caso, ele pode colocar uma determinada graduação na cabeça ao passo que, procurando primeiro pela área do conhecimento, poderia encontrar um curso que se encaixa ainda mais perfeitamente no seu projeto de vida e carreira.

Mas, calma! Não criemos pânico. No post de hoje, vamos falar sobre a área de Humanas, que tem como principal caracterísica formar profissionais que se dedicam a estudar o ser humano sob o ponto de vista social, histórico e cultural.

Esta área tem uma grande quantidade de cursos. Há, por exemplo, cursos que são de Humanas, mas que o aluno terá bastante aula relacionada com a matemática, que é da área de Exatas por excelência, como é o caso de Administração e Ciências Contábeis.  Outros, como Filosofia, Letras e Teologia, abordam temas mais abstratos. Já os cursos de Publicidade e Propaganda, Design e Direito são mais “mão na massa”, com bastante conteúdo prático.

E qual é o perfil do estudante de Humanas?

• São pessoas interessadas em estudar o ser humano: sim, porque essa é a base de todos os cursos da área.
  • Tem gosto pela leitura: e não é só gostar de ler, viu? Mas saber ler e interpretar os textos.
  • Caráter voltado para reflexão e análise crítica: esse é um perfil fundamental em cursos como Direito, Publicidade, Administração etc.
  • Possuem raciocínio verbal aguçado: um dos principais objetos de estudo dessa área é o conteúdo e para entendê-los e se fazer entender, é preciso ter esse traço.
  • Facilidade para gerir conflitos: especialmente para os cursos da área de Direito e Gestão, essa característica é fundamental.
  • São observadores: se você vai trabalhar com pessoas, é preciso ser observador, verificar tendências e estar antenado com tudo que acontece no mundo.
  • Capacidade de síntese: essa é uma característica que é muito relevante, por exemplo, para os redatores publicitários, administradores e gestores.
  • Personalidade questionadora e criativa: esse é um traço comum para todos os estudantes dessa área. Se você não tem, será importante desenvolver isso.
  • Habilidade nas relações interpessoais: bom, já que falamos que o objeto de estudos da área de Humanas são as pessoas, acho que nem precisa explicar esse tópico, não é mesmo?

E oh! Claro que essa não é uma regra e que o aluno de Humanas não precisa ter todas essas características, essas são apenas as mais comuns. Então, se você não se identificou com esse perfil, ainda tem dois caminhos: redescobrir a área de conhecimento mais adequada ou trabalhar algumas dessas habilidades.

E para facilitar a sua vida, listamos agora os cursos de Humanas oferecidos pela São Judas campus Unimonte:

Ciências Contábeis

Comércio Exterior

Design

Gastronomia

Gestão Portuária

Jogos Digitais

Pedagogia

Publicidade e Propaganda

Bom, agora que você já sabe tudo sobre a área de Humanas, é só se inscrever em um dos nossos processos seletivos e começar uma jornada universitária surpreendente. Vamos juntos?