Ensino igual para todos e formação de docentes são caminhos do Educação Transforma, realizado dia 31, na São Judas – Campus Unimonte

Investir na formação dos professores e proporcionar o mesmo nível de educação para todos  foram as grandes lições do evento Educação Transforma, realizado nesta sexta-feira (dia 31), pela São Judas – Campus Unimonte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos.

As docentes convidadas Milla Katariina Kinnunem e Terhi Katriina Skaniakos falaram para 70 educadores da rede municipal de ensino, que puderam interagir com as colegas e conhecer um pouco de como a Finlândia conseguiu transformar sua realidade por meio da educação, elevando os índices de qualidade, aumentando a autoestima dos profissionais e o respeito da comunidade perante a figura do professor.

“O que eles fizeram foi igualar a qualidade da educação para todos, transformar o professor em herói nacional e criar uma metodologia educacional de vanguarda que prioriza a formação do cidadão de bem e feliz com sua vocação”, destaca Marcelo Bueno, presidente da Ânima Educação.

O grupo Ânima Educação, do qual a São Judas faz parte, já mantém parceria com a Universidade da Finlândia para a capacitação dos seus professores. Visando contribuir com a melhoria da qualidade de ensino na Cidade e no País, a Ânima está estabelecendo parceiras com outras universidades e com a Prefeitura de Santos para o acesso da experiência finlandesa.

Presente na abertura do evento, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa destacou a importância da parceria e do aprendizado com experiências internacionais, como a Finlândia. “Paulo Freire já dizia que estamos em constante aprendizado e é isso o que estamos fazendo aqui”.

Na Finlândia, 33% da população tem o 3º grau completo, sendo que a maioria tem nível de Mestrado. “Não temos bons produtos, só água, madeira, frio e uma boa educação”, explica Jarkko Wickström, representante da Embaixada da Finlândia.

O evento contou ainda com a presença do secretário municipal de Educação, Carlos Mota, do vice-reitor da São Judas – Unimonte, Adalto Corrêa, Rogério Loureiro, diretor de Inovação da Ânima, Ederson Almeida, gerente da VLI, e de Paula Orsatti, diretora acadêmica da São Judas – Campus Unimonte, entre outras autoridades.