Pandemia intensifica atendimento jurídico on-line

Serviços ligados à Faculdade de Direito São Judas – Unimonte atendem a população de forma digital

A pandemia acelerou o uso da tecnologia na vida de todos, e assistência jurídica gratuita seguiu o mesmo caminho. Todos os atendimentos realizados no Escritório Modelo de Direito e no Posto Avançado do Procon que funcionam na São Judas – Unimonte são feitos de forma remota, por meio de e-mail e até pelo WhatsApp.
Desta forma, o cidadão consegue resolver questões ligadas à família, como divórcio, guarda e alimentos, a causas cíveis, como indenizações, e às relações de consumo, como compra e venda de produtos ou serviços.
Segundo a advogada do Escritório Modelo e do posto do Procon da São Judas – Unimonte, Carolina Moraes, o atendimento via e-mail e WhatsApp é bastante solicitado, em torno de 10 (dez) por dia. “O serviço jurídico digital já existia antes, porém se intensificou com a pandemia. Inclusive, muitas audiências estão ocorrendo de forma virtual, ou seja, o cidadão segue com a oportunidade de buscar a Justiça e de ter seus direitos garantidos com segurança”, destaca.
O atendimento dos serviços jurídicos da São Judas – Unimonte é feito de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A triagem e agendamento de casos novos são pelo e-mail carolina.moraes@usjt.br. Dúvidas em geral podem ser sanadas através do WhatsApp (13) 98174-1785.
O público-alvo são pessoas residentes em Santos com renda familiar de até 3 (três) salários mínimos.
 
Escritório Modelo – O Escritório Modelo/Núcleo de Prática Jurídica da São Judas – Unimonte existe desde 2003 e é autorizado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Conta com a participação direta de universitários dos dois últimos anos do curso de Direito da Instituição, com supervisão de advogados e professores. O objetivo é ajudar pessoas de Santos que procuram suporte jurídico gratuito para ocorrências ligadas a Direito da Família, Cível e do Consumidor.