Tecnologia a serviço da saúde: simulador de parto natural nas aulas de Enfermagem

Alunos da Unimonte utilizam manequim em tamanho real para simular as melhores práticas na hora do parto normal.

As aulas de Saúde da Mulher e do Recém-Nascido no curso de Graduação em Enfermagem da Unimonte ficam mais próximas da realidade com o simulador de parto natural.

Os alunos já o utilizam há alguns meses e só veem benefícios no equipamento. O simulador é automático e programado por monitor que sintetiza em cerca de 20 minutos a ocorrência de todo o processo do nascimento, das contrações até a saída do bebê. O equipamento é de origem norte-americana e, em breve, será também adotado na Pós-Graduação de Enfermagem Obstetrícia da Unimonte.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, o parto normal traz benefícios para mãe e bebê. Para as mamães, oferece menos riscos de hemorragia, rápida recuperação e descida breve do leite materno, além do retorno mais rápido do útero ao seu tamanho natural. Já para o bebê, a técnica reduz os riscos de complicações respiratórias e acentua o vínculo entre mãe e filho.